1.png
IPAM BLOG

14/07/2020

Conheces os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável?


A 25 de Setembro de 2015, a Assembleia Geral da ONU adoptou a chamada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

ODS_blog

Este consiste num plano de acção para as pessoas, o planeta e a sustentabilidade, que também visa reforçar a paz universal e o acesso à justiça. A acção propôs 17 objetivos com 169 metas integradas e indivisíveis que abrangem as esferas económica, social e ambiental.

Através desta iniciativa, 193 Estados membros, incluindo Espanha e Portugal, comprometeram-se a mobilizar os meios necessários, durante os próximos 15 anos, para alcançar parcerias centradas na melhoria dos Objectivos.

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável são uma tradução da Agenda 2030 em políticas nacionais e locais, planos de acção e orçamentos que ajudam a construir um mundo melhor e foram desenvolvidos após mais de dois anos de consultas públicas, interacção com a sociedade civil e negociações entre países.

 

O que é que a agenda 2030 implica?

A Agenda implica um compromisso comum e universal. Contudo, uma vez que cada país enfrenta desafios específicos na sua busca de desenvolvimento sustentável, os Estados têm plena soberania sobre a sua riqueza, recursos e actividade económica, e cada um é responsável pela definição dos seus próprios objectivos nacionais.

Em Portugal, o BCSD tem um papel proativo no apoio à implementação estratégica dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) por parte dos seus membros e da comunidade empresarial.

Desde 2016, O BCSD Portugal tem desenvolvido ações de formação sobre como implementar os ODS nas empresas com base no documento SDG Compass – que tem o objetivo de orientar as empresas sobre como podem alinhar a sua estratégia, ao mesmo tempo que medir e gerir a sua contribuição para os ODS. O documento pode ser consultado aqui.

 
 

VOLTAR <<


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IPAM. 

LISBOA  PORTO