1.png
IPAM BLOG

11/03/2021

"Estamos a caminhar para que todas as profissões tenham alguma componente associada ao digital"


O digital veio para ficar. Desde as relações humanas, às comerciais, sem esquecer as relações profissionais, todas as nossas interações têm, inevitavelmente uma forte componente tecnológica e, também nesta realidade, as marcas terão de se adaptar a uma realidade que já não faz sentido se não for digital. Para nos explicar em que consiste esta transformação,  Filipe Carrera, professor  e coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital e do Programa Avançado em e-Commerce do IPAM.

pexels-fauxels-3183131

 

Quais são as profissões mais procuradas pelos alunos?
Desde os primórdios da humanidade, todos queremos influenciar de uma forma ou outra os que nos rodeiam, a grande diferença no século XXI é que a nossa influência deixou de se limitar a nossa geografia mais próxima, na atualidade, conscientemente ou não, podemos influenciar outros seres humanos a milhares de quilómetros de distância sem nunca termos contactado pessoalmente. 

Por essa razão, verifica-se uma procura crescente nas áreas do marketing e comunicação na vertente digital, pois se até à pandemia se verificava um crescimento acentuado, agora assistimos a uma autêntica explosão, devido à necessidade urgente de todas as organizações se posicionarem e sobreviverem num ambiente cada vez mais digital.

Há uma maior tendência para profissões associadas ao digital?
Acho que não é uma questão de haver maior tendência para profissões associadas ao digital, penso que estamos a caminhar para que todas as profissões terão alguma componente associada ao digital, sendo que algumas serão totalmente digitais.

Que tendências se vão observar daqui para a frente com todas as mudanças que o digital tem proporcionado?
Destacaria duas grandes tendências:

  • Destruição de muitas organizações que foram incapazes de prever e adaptar-se às mudanças, com o surgimento de outras nascidas e criadas neste novo ambiente digital;
  • Ênfase em criar experiências personalizadas para cada cliente, com recurso a sistemas preditivos de inteligência artificial.  

Que skills digitais têm que ter agora os alunos?
Numa resposta curta: Ser Digital. Têm que:

  • Cuidar do novo património intangível, a sua rede;
  • Comunicar digitalmente;
  • Aprender e formar continuamente;
  • Criar a sua marca pessoal;
  • Trabalhar colaborativamente.

 

 

 
 

VOLTAR >>


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IPAM. 

LISBOA  PORTO