IPAM BLOG

26/03/2021

Marketing Game: vencedores de 2020 partilham a experiência da competição

Beatriz Figueiredo e Rafael Meirelles foram os grandes vencedores da competição Marketing Game de 2020. Além da necessária resiliência e empenho, os elementos da equipa "Oh my Goldness!" recordam como a nova experiência os ajudou a desenvolver competências na área do marketing.

vendedores2020_Mktgame_V2

Como é que caracterizam a experiência de participação do The Marketing Game?
No início, não sabíamos o que esperar da competição, apenas nos queríamos divertir e distrair um pouco deste cenário de pandemia. Porém, aos poucos, entendemos como funcionava o jogo e vencer tornou-se  um desafio pessoal. Aprender como funciona uma empresa, como trabalhar em grupo e como administrar projetos foi uma experiência nova, que tememos de início, mas com muito esforço e determinação, conseguimos superar-nos. Não pensem que precisam de ser muito inteligentes ou pessoas de muito destaque académico, pois as habilidades de marketing exigidas são adquiridas no próprio jogo.

Quais as principais skills que o Marketing Game vos ajudou a desenvolver?
Esta competição ajudou-nos a desenvolver um maior espírito de equipa, ter uma maior disciplina e exigir ainda mais da nossa capacidade de mudança, visto que nunca havíamos estudado ou aprendido sobre marketing.

Como era o dia a dia da vossa “empresa”? Como era o processo de tomada de decisão em equipa?
Dia a dia revíamos os nossos erros das jogadas anteriores e estudávamos as rodadas passadas de nossos concorrentes. Aprendemos a abrir mão de escolhas pessoais para o bem do coletivo. Reuníamo-nos todos os dias, de modo virtual, para a tomada de decisões e modificação das nossas estratégias.

Que conselho dariam aos novos participantes da competição?
Aprender a ceder pode ser essencial para evitar brigas e discussões entre a equipa. Também é necessário estar preparado para ser derrotado e ter a humildade de mudar quando equivocado: começar atrás às vezes faz parte do caminho para a vitória. Por fim, permitam-se divertir com o jogo. Os momentos de tensão e expectativa antes da revelação de um resultado ficarão por um bom tempo na nossa memória.

O Marketing Game já tem inscrições abertas para edição deste ano. A competição tem como principal objetivo possibilitar um primeiro contacto com a realidade da tomada de decisões estratégicas de Marketing aos alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos). Pode inscrever-se e saber mais aqui.