CTeSP
O mundo mudou e as dinâmicas dos mercados alteraram-se e sofreram mutações efetivas. O sucesso profissional no novo paradigma implica um processo contínuo, modular e progressivo de desenvolvimento de competências técnicas e transversais. Se no passado o foco passava pela obtenção exclusiva de um diploma oficial de Licenciatura como forma de acesso ou progressão numa determinada área profissional, nos dias de hoje a perspetiva passa pela concretização de vários ciclos de formação associados a títulos profissionais e profissionalizantes enquadrados num papel cada vez mais preponderante de qualificação científica e técnica, no sentido da resposta aos desafios de um cenário cada vez mais competitivo.
Face às tendências de desenvolvimento da economia mundial, às especificidades e desafios económicos de Portugal, bem como a considerações relacionadas com a globalização dos mercados e com a revolução digital e tecnológica, consideramos que este CteSP em Gestão Comercial e Vendas se constitui como a opção de referência na qualificação dos profissionais que farão a diferença na transversalidade de aplicação aos vários setores de atividade.
Registo nº R/Cr 39/2020 de 03/04/2020 (DGES).
Despacho nº 5665/2020, DR n.º 99/2020, Série II de 21/05/2020.
Despacho nº 5458/2021, DR n.º 105/2021, Série II de 31/05/2021.
Campus | Quinta do Bom Nome - Lisboa |
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Horário | Diurno |
Duração | 4 Semestres |
Início | Setembro / Outubro |
Elevada taxa de empregabilidade da instituição e recursos associados para potenciar a empregabilidade dos estudantes.
Visão 360º: estudo do consumidor (b2b e b2c), componente analítica, abordagem na perspetiva das dinâmicas do comércio internacional, integração das vendas omnicanal e das vendas em canais digitais.
Corpo Docente qualificado e com experiência prática no mundo empresarial.
O perfil profissional de um estudante que realize o Curso Técnico Superior em Gestão Comercial de Vendas do IPAM passará pelas seguintes competências principais: planear, organizar e coordenar as diferentes atividades que compõem a operação de venda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa e para a satisfação e fidelização dos seus clientes:
No final deste cursos os estudantes ficarão habilitados a integrarem de forma imediata o mercado profissional nas áreas da gestão comercial e vendas, nomeadamente:
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Psicologia da Venda | 30 | 4 |
Técnicas de Comunicação |
30 | 4 |
Análise e Tratamento de Informação |
60 | 6 |
Gestão de Marketing | 60 | 6 |
Sistemas de Informação | 45 | 5 |
Introdução às Vendas | 45 | 5 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Direito Comercial | 30 | 4 |
Estudos de Mercado | 45 | 5 |
Técnicas de Venda | 60 | 6 |
Vendas Omnicanal | 45 | 5 |
Vendas em Canal Digital | 45 | 5 |
Gestão de Leads | 45 | 5 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Direção Comercial | 45 | 5 |
Gestão de Equipas de Vendas | 45 | 5 |
Comércio Internacional | 45 | 5 |
Promoções e Merchandising | 45 | 5 |
Projeto | 60 | 10 |
UNIDADES CURRICULARES | HORAS | ECTS |
Estágio | 60 | 30 |
Quinta do Bom Nome,
Estr. da Correia 53
1500-210 Lisboa