1.png

    LPA - Laureate Professional Assessment

    O Laureate Professional Assessment (LPA) é uma ferramenta inovadora e pioneira em Portugal, desenvolvido pelo IADE, IPAM e Universidade Europeia, que visa determinar o nível de desenvolvimento de algumas competências mais procuradas pelos empregadores em diplomados do ensino superior.

    A avaliação das competências pessoais e sociais será realizada através da realização de testes psicométricos aplicados aos estudantes no último ano da licenciatura, desenvolvido para a avaliação dessas competências em contexto profissional e utilizado em situações de recrutamento e selecção ou de progressão na carreira.


    Após a aplicação desta ferramenta, os estudantes receberão um certificado que indicará o grau de desenvolvimento de cada competência e que poderá ser utilizado na sua evolução profissional e apresentado em candidaturas a oportunidades de emprego.

    Este certificado permite às empresas no momento de recrutamento avaliar para além do currículo do candidato, tendo em consideração o seu nível de desempenho face às seguintes oito competências:

    • Comunicação e Liderança
    • Trabalho em equipa
    • Adaptação à mudança
    • Iniciativa
    • Solução de problemas
    • Tomada de decisão
    • Planeamento e organização