1.png
    dia-mulher-V2.png

    IGUALDADE DE GÉNERO

     

    Mensagem da Diretora-geral
    Estibaliz Barranco Acha


    "(...) temos a responsabilidade de formar cidadãos livres, com os mesmos direitos, capazes de mudar este mundo para um mundo mais justo, equilibrado, sem discriminações e segregações de espécie alguma."


    "8 de março é a data que, de acordo com as Nações Unidas, celebramos o Dia Internacional da Mulher, um dia em que todos juntos reivindicamos a igualdade de direitos e oportunidades entre géneros.
    Eu tenho o privilégio de liderar uma organização, juntamento com o nosso Reitor, em que a Igualdade e a não discriminação faz parte do nosso ADN. Temos o profundo desejo de que este Dia, um dia, seja o Dia da Celebração da Igualdade de Género, de Oportunidades e de Direitos para todos os homens e mulheres, independentemente da sua cor, idade, raça, género, condição económica, crença ou religião.
    Como membros de um Grupo Internacional de Ensino Superior, em Portugal, temos a responsabilidade de formar cidadãos livres, com os mesmos direitos, capazes de mudar este mundo para um mundo mais justo, equilibrado, sem discriminações e segregações de espécie alguma. Não é um sonho. É um objetivo para o qual trabalho todos os dias.
    A Declaração de Compromisso pela Igualdade de Género, assinada por toda a comunidade Laureate Portugal através do seu Reitor, Presidentes das suas Associações de Estudantes e por mim, que hoje partilhamos é mais um passo dado nesta longa jornada."


    DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO PELA IGUALDADE DE GÉNERO

    IMG_9294.jpg


    A Laureate Portugal através das suas instituições Universidade Europeia, IADE-UE, IPAM Lisboa e IPAM Porto, tem um profundo compromisso para com a Igualdade de Género na nossa comunidade e por isso compromete-se a desenvolver ações pela igualdade de género nas suas Escolas, bem como nas comunidades em que estão inseridas, no que diz respeito a equidade de direitos, de oportunidades, condições salariais, liderança de projetos e de equipas.

    > Consulte aqui a Declaração de Compromisso pela Igualdade de Género


    CAMPUS EVENTS - 2018
    > Consulte aqui  o programa do Dia Internacional da Mulher


    INVESTIGAÇÃO
    WOMEN’S CREATIVITY SINCE THE MODERN MOVEMENT (MOMOWO)

    Projeto 2014-2411/001-001 | 552374-CREA-1-2014-1-IT-CULT-COOP 2

    Responsável Científica:
     Maria Helena Souto

    Grupo de Investigação:
     Mapear o Design

    20 Outubro de 2014 - 19 Outubro de 2018


    Projeto de cooperação em larga escala, co-financiado pelo Creative Europe Programme, no âmbito do sub-programa da Cultura, interdisciplinar e sem fins lucrativos que reúne sete instituições universitárias europeias sob a liderança do Politécnico de Turim (Itália), IADE (Portugal), Universidad de Oviedo (Espanha), Vrije University (Holanda), ZRC SAZU (Eslovénia), Université Grenoble Alpes (França), SiTI (Itália).


    MoMoWo é o primeiro projeto selecionado e financiado pela União Europeia dedicado ao estudo dos trabalhos das mulheres profissionais em arquitetura, design de produto, interiores, arquitetura paisagística, planeamento urbano e engenharia civil, desde o movimento moderno até à contemporaneidade (1918 - 2018). O projeto tem por objetivo celebrar as contribuições das mulheres profissionais para a herança cultural e material europeia. As várias atividades que compõem o programa do MoMoWo foram concebidas com o intuito de fortalecer o papel social e económico das profissionais da cultura do projeto.

    > Para mais informações visite http://www.momowo.eu/
    > Consulte aqui  o programa do Open Day do dia 8 de março


    COMUNIDADE

    Ana Margarida Ferreira
    Docente IADE - UE

    O Projeto L3, coordenado pela Professora Ana Margarida Ferreira, docente do IADE-UE, foi distinguido no Prémio HERE FOR GOOD 2017, na categoria Faculty/ Staff. O Prémio HERE FOR GOOD visa distinguir projetos excecionais na rede Laureate que, de alguma forma, criam impacto social positivo na sua comunidade local e no mundo.

     

    Bárbara Leão 
    Docente IPAM Lisboa


    Docente do IPAM Lisboa, é fundadora e atual diretora de um dos projetos de referência em sustentabilidade em Portugal – Biovilla.
    Saiba mais: https://drive.google.com/open?id=1uqRdQw2zkaBeYEgiOaN7lMOOl9zIQjNM

     

    Joana Reis
    Investigadora de Desporto da Universidade Europeia


    Joana Reis, investigadora de Desporto da Universidade Europeia, conquistou em Fevereiro de 2017 o 1º lugar no Concurso de Investigação Ciências do Desporto COP/Fundação Millennium BCP, na categoria de Medicina Desportiva.

     

    Patrícia Araújo 
    Docente do IPAM

    Contribuiu para o Livro Publicado do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional. O livro denominado “Ser jovem, Ser Trabalhador: Incertezas, Desafios e Respostas” inclui dois capítulos da docente do IPAM Porto, Patrícia Araújo. Um dos capítulos do livro debate as questões do perfil dos docentes de unidades curriculares de transferable-skills (The M.O.D.E.L Profile: Proposing a Teacher’s Profile for Curricular Disciplines Promoting Transferable Skills in Higher Education [Full English Paper]) e o outro, aborda os desafios para a nova geração de consumidores (Comportamento de Jovens Consumidores: Orientações para a Educação Social na promoção do Consumo Frugal, Ético e Sustentável).