20/dez/2016 14:44:04

Alunos do IPAM ajudam empresas a melhorar estratégia digital

Estudantes dispõem de 250 dólares para maximizar a notoriedade e reforçar o posicionamento de algumas empresas e organizações

Porto, 16 de maio de 2016 - “Google Online Marketing Challenge” é o nome do mais recente projeto que o IPAM - The Marketing School enfrenta. Trata-se de um desafio mundial, lançado pela Google a todas as escolas de marketing, que pretende colocar à prova a capacidade estratégica e tática de milhares de alunos. O IPAM conta com cerca de 250 estudantes inscritos, que durante 21 dias, e tendo apenas 250 dólares para gerir – o equivalente a, aproximadamente, 218 euros –, colocam em prática uma estratégia de “search engine marketing” adaptada às necessidades da empresa ou organização com a qual estabeleceram previamente uma parceria.

Durante o desafio, que teve início em janeiro, os alunos – divididos em 36 grupos – desenharam uma estratégia integrada para cumprir objetivos tão distintos como reforço de posicionamento, visibilidade, geração de vendas, levar ao download de músicas ou angariar sócios e voluntários para a sua empresa ou organização parceira. Milaneza, Banco Alimentar contra a Fome, Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), UDream e Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) são algumas das marcas que se juntaram ao IPAM para cumprir estes e outros objetivos quanto à sua presença no mundo digital. Os estudantes tiveram a oportunidade de recorrer a várias soluções do “search engine marketing”, para a implementação da estratégia, através de campanhas Adwords na rede de Search do Google, na rede dos sites dos seus parceiros (rede display) ou, ainda, em campanhas mobile. Alguns grupos de alunos, em casos em que se revelou necessário, elaboraram também os sites para as empresas parceiras.

O desafio da Google divide-se em três fases: pré-relatório, no qual os alunos planearam a estratégia; implementação, fase atual durante a qual os alunos estão a colocar a estratégia em prática; e pós-relatório, um balanço entre a estratégia inicial e a que foi efetivamente cumprida, nomeadamente quanto a número de campanhas, preços por clique, número de impressões dos anúncios, entre outros fatores que medem o sucesso da ação. Após os 21 dias de implementação da estratégia – fase que está agora a terminar –, os estudantes do IPAM ficam a aguardar os resultados do desafio, que serão conhecidos em julho/agosto. Através desta participação, os alunos poderão, ainda, submeter-se a um exame da Google e ficar certificados Google Partner pelo maior motor de busca do mundo.