20/dez/2016 15:57:29

Alunos do IPAM estão na semifinal do Angelini University Award

Estudantes de marketing criaram projeto social para responder às necessidades dos doentes oncológicos em cuidados paliativos

Lisboa, 10 de outubro de 2016 - É já na próxima quinta-feira, dia 13 de outubro, que um grupo de alunos do IPAM vai marcar presença na entrega de Prémios do Angelini University Award, um concurso lançado pela Farmacêutica Angelini que promove a criação de produtos, serviços ou projetos sociais destinados a doentes oncológicos em situação de cuidados paliativos, do qual os estudantes são semifinalistas. A cerimónia, que tem lugar no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, decorre entre as 14h30 e as 18h30, e permitirá aos alunos do IPAM apresentar e defender o projeto social que desenharam para responder às necessidades de doentes nesta condição.

Metade dos doentes com cancro morre sem ter acesso a cuidados paliativos, são diagnosticados tardiamente e ficam a aguardar muito tempo em lista de espera para ter acesso a estes serviços. Assim sendo, as necessidades dos doentes oncológicos são evidentes e o que poderá ser feito para melhorar a sua qualidade de vida? Os estudantes do IPAM decidiram responder a este desafio lançado pela Angelini Farmacêutica, centrando a sua solução na criação, divulgação e manutenção do movimento “Todos Iguais – Onde está o teu lenço?”, um movimento de apoio e de geração de recursos financeiros para apoiar o desenvolvimento de investigação e de maiores acessos para os doentes oncológicos.

O símbolo deste movimento será um lenço, que tem como objetivo sensibilizar para a causa dos cuidados paliativos, transmitindo valores de partilha, união e integração. Sendo do conhecimento geral de que, na sua grande maioria, os doentes em cuidados paliativos perdem o cabelo, quando sujeitos a tratamentos de quimioterapia, o “lenço” pretende, assim, abolir as diferenças, sem que ninguém se sinta excluído, e ir de encontra ao slogan da Angelini “Um de nós tem cancro, mas hoje nem se nota quem é”. Os ideais deste projeto passam, por isso, ao lado do individualismo e pretendem que todos se sintam iguais, parte de uma comunidade, onde não existem estereótipos e onde todos são bem-vindos. O desejo do projeto do IPAM é que as receitas angariadas revertam exclusivamente para os cuidados paliativos, para a Liga Portuguesa Portuguesa Contra o Cancro.

Sobre o concurso Angelini University Award

O concurso já vai na sua 7ª edição e destina-se a todos os estudantes universitários, possibilitando-lhes adquirir novos conhecimentos e aplicar as suas capacidades. No caso do IPAM, o desafio foi lançado pela docente Marta Bicho, no âmbito da unidade curricular Economia do Consumo do Mestrado em Gestão de Marketing. Tiago Gouveia, Rita Almeida, Carolina Moreira, Natacha Nascimento e Ana Milheiro aceitaram agarrar este projeto e fazem, agora, parte das equipas semifinalistas do concurso. O Angelini University Award pretende, assim, contribuir para a dinamização da inovação e criatividade em áreas de conhecimento que, de forma direta, envolvam a temática da saúde, através da distinção de um projeto reconhecido pelo júri como sendo de grande qualidade e relevância. No próximo dia 13 de outubro será revelado o grande vencedor.