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Comunicados de Imprensa

20/dez/2016 15:14:37

Certificado inovador reconhece competências dos alunos do IPAM


Avaliação curricular, perfil de competências e atividades extracurriculares são os critérios avaliados pelo certificado à saída da escola de marketing

 Lisboa, 7 de junho de 2016 - A partir deste ano, o IPAM proporcionará, aos seus estudantes finalistas, um certificado inovador, o Laureate Professional Assessment (LPA). Até 17 de junho, os finalistas vão poder atestar – através da realização de um questionário – o nível de desenvolvimento de algumas das suas competências mais procuradas pelos empregadores que, com este certificado, poderão facilmente traçar o perfil do estudante, reconhecendo, de forma completa, as suas soft e hard skills. A avaliação curricular, assim como o seu perfil e as características pessoais e sociais e as atividades curriculares são critérios tidos em consideração na avaliação. Trata-se de uma ferramenta que pode ser determinante para os jovens licenciados, em momento de recrutamento, candidatura de emprego, ou para progressão na carreira. 

Para obter o LPA – um documento que indicará o grau desenvolvimento de cada competência avaliada – os estudantes terão, apenas, de realizar testes psicométricos. Além das competências atestadas pela avaliação curricular, os testes permitem caracterizar o desenvolvimento de skills como a liderança, a capacidade de adaptação a novas situações, o trabalho em equipa, a capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisão, a planificação e organização, entre outras. As atividades extracurriculares como a Associação Académica, a Tuna, as atividades desportivas, os programas de mobilidade internacionais, os estágios curriculares e extracurriculares, as bolsas de mérito, os prémios e reconhecimentos fazem também parte dos critérios de avaliação. 

Este novo modelo de reconhecimento foi lançado no ano passado pela rede Laureate International Universities, que em Portugal detém o IPAM, o IADE e a Universidade Europeia. Sem qualquer custo associado, o LPA constitui-se como uma informação útil, capaz de fornecer uma radiografia fiel ao potencial do aluno, que vai além das classificações que obteve ao longo do seu percurso académico. Refira-se, ainda, que a construção do Espaço Europeu de Ensino Superior se revê na importância de desenvolver competências, nos estudantes universitários, que propiciem uma integração mais produtiva no mercado de trabalho, pelo que o LPA – garantido pela rede Laureate em Portugal – vem atestar essa aposta.


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