1.png
detalhe1.jpg

Comunicados de Imprensa

18/mai/2018 15:33:43

Eurovisão reconquista famílias portuguesas


Lisboa, 08 de maio de 2018 – O Festival da Eurovisão da Canção reconquistou as famílias portuguesas, de acordo com o estudo do IPAM sobre o impacto global deste grande evento de entretenimento junto da população portuguesa, realizado entre abril e maio de 2018, com a maioria dos portugueses a confirmar a sua intenção de assistir ao Festival (68%), registando-se um potencial aumento de cerca de 20% relativamente aos 48,6% que habitualmente não perde esta iniciativa.


De referir que para 66% dos inquiridos o facto do Festival se realizar, pela primeira vez, em Portugal é motivo para considerarem assistir à edição deste ano mas a maioria dos portugueses (69%) indica a vitória de Portugal em 2017 como a grande motivação para assistir à edição de 2018.

Relativamente à importância da realização do primeiro Festival da Eurovisão da Canção em Portugal, 82,1% da população inquirida indica ser positivo e muito importante a realização do Festival em Portugal, embora uma maioria de 78,4% revele estar cética quanto à possibilidade de Portugal poder vencer a competição.

O estudo identificou os indicadores que refletem o impacto positivo do evento para o país: a maioria dos inquiridos referiu a imagem de Portugal enquanto país com capacidade para organizar grandes eventos, seguindo-se a notoriedade e o aumento das receitas económicas referentes não só à organização do evento mas também ao aumento do número de turistas e de visitantes no país, durante este mês. Já a música portuguesa foi surpreendentemente considerada um indicador menos relevante por parte dos inquiridos.

Música, Competição, Cultura, Alegria, Popular foram as palavras escolhidas pela maioria dos inquiridos para caracterizarem este evento de entretenimento, que, no entanto, foi também associado a palavras como Aborrecido e Desatualizado para a maioria dos inquiridos.

O estudo do IPAM caracterizou ainda o perfil do português que assiste habitualmente ao Festival (48,6%), indicando que o mesmo acompanha maioritariamente o evento através da televisão (98,9%), em família (76,7%) ou com amigos (11,1%). Dos que acompanham habitualmente esta iniciativa, apenas 6% indica que costuma participar no processo de votação através da via telefónica.

Ficha Técnica do estudo:
O estudo do IPAM foi promovido entre os dias 21 de abril e 6 de maio de 2018, com uma amostra representativa do território Nacional (Continente e Ilhas), composta por 1.134 questionários válidos realizados online.


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IPAM. 

LISBOA  PORTO

 

FACEBOOK FEED