20/dez/2016 15:00:15

IPAM: Como ajudar os estudantes a entrar no mercado de trabalho?

A aposta no desenvolvimento de soft skills e em contactos com o mercado de trabalho durante o curso justificam empregabilidade de 93%

Lisboa, 21 de abril de 2016 - Como elaborar um CV ou como se apresentar numa entrevista de emprego? Estas são apenas duas das questões que mais preocupam os estudantes que se preparam para entrar no mercado de trabalho. A pensar nestas questões – e no âmbito do Programa de Empregabilidade e Estágios de Mestrado 2016, que acaba de arrancar –, o IPAM Lisboa promove, a partir desta sexta-feira, 22 de abril, e até maio, um conjunto de seminários e workshops que pretendem ajudar os alunos a responder de forma eficaz a estes desafios. Assim, esta sexta-feira, 22 de abril, o IPAM Lisboa promove um seminário de Personal Branding. Trata-se de um formato recentemente “importado” para Portugal e que visa ajudar os estudantes a descobrir as suas áreas de excelência e, simultaneamente, a identificar a melhor forma de projetar a sua imagem.

Já a 13 de maio, os estudantes terão a oportunidade de participar num workshop sobre elaboração de CV, durante o qual serão desafiados a criar um currículo criativo, e a se adequarem aos requisitos do mercado de emprego nacional e internacional. A utilização das redes sociais, nomeadamente o Linkedin, enquanto ferramenta para procura ativa de emprego será outros dos pontos em destaque. Nesse mesmo dia, os alunos poderão assistir a uma sessão que promete dar uma ajuda na forma como se preparam para as entrevistas, nomeadamente na forma como se devem vestir. O workshop centra-se na imagem e na apresentação pessoal e integra, ainda, um momento de simulação de entrevistas.

O IPAM Lisboa prepara, ainda, para 20 de maio, um slow meeting que contará com a presença de várias empresas que procuram estagiários e com as quais os estudantes poderão interagir num ambiente descontraído tipo coffee-break. Realizado entre empresários e estudantes, o slow meeting assume-se como uma oportunidade única para a comunidade académica, as empresas e os docentes reforçarem contactos e relações profissionais futuras.

IPAM: Empregabilidade de 93 por cento

É importante referir que uma das principais preocupações do IPAM está relacionada com a empregabilidade dos seus alunos. Como tal, a escola vem apostando no desenvolvimento de um conjunto alargado de soft skills e em contactos com o mercado de trabalho ainda durante a frequência do curso, pontos diferenciadores, altamente valorizados pelos empregadores, e que se refletem nas elevadas taxas de empregabilidade alcançadas. A este nível, refira-se que a taxa de empregabilidade do IPAM ronda os 93 por cento.