(This programme is lectured only in Portuguese)
O marketing orientado a dados tornou-se vital para a criação de valor do marketing e das organizações. Perceber e prever o comportamento dos mercados, consumidores e clientes são funções fundamentais nas funções de marketing. A Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence and Analytics, organizada pela mais antiga e credível instituição de ensino de Marketing, pretende de uma forma transversal e prática fornecer modelos conceptuais de resposta aos principais desafios dos profissionais de marketing: como posso ser mais eficiente; como perceber o mercado e os meus clientes e como prever o seu comportamento. Tendo sempre em vista a boa governação e gestão dos dados de marketing.
Para que se possa ter esta visão, é necessário abordar, de forma integrada, diferentes áreas como o Marketing Research, Business Intelligence e a componente Analítica.
Neste programa serão apresentados e explorados os modelos, técnicas e métodos que podem ser utilizados para retirar o máximo benefício dos dados, gerando conhecimento com valor para a decisão no Marketing.
Aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
Conta com um corpo docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.
Apresenta temáticas atuais fundamentais para a área de pesquisa e inteligência de mercado como tendências do consumidor, ética e privacidade.
Proporciona uma visão ampla da tomada de decisão de marketing orientada por dados e o desenvolvimento de uma rede de contactos exclusiva.
Apresenta diversas ferramentas de Business Intelligence e Analytics que podem ser aplicadas na gestão de marketing.
Escola de referência no marketing, líder em Portugal, com 38 anos de conhecimento e experiência acumulada.
Potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações.
Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial.
Os conteúdos programáticos assentam nas dimensões estratégicas e operacionais da área.
Aborda e discute as métricas e sua relevância para a performance em marketing.
In Gartner: Marketing Data and Analytics Survey 2020
Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em BI e Analytics
Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].
UNIDADE CURRICULAR | DOCENTE | ECTS |
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1º Módulo | Marketing Research & Design | Simoni Rohden | 5 |
2º Módulo | Applied Projects in Customer Insights | Sandra Gomes | 2,5 |
3º Módulo | Seminário | Orador Convidado | 0,5 |
4º Módulo | Introdução Marketing Data Driven | Luís Bettencourt Moniz | 1,5 |
5º Módulo | Governação de dados, qualidade e riscos | José Carlos Teixeira | 1,5 |
6º Módulo | Métricas e Performance | Luís Bettencourt Moniz | 2,5 |
7º Módulo | From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BI | Pedro Martins | 4 |
8º Módulo | Seminário | Orador Convidado | 0,5 |
9º Módulo | Laboratório de Marketing Analytics | João Boavida e Jorge Cunha | 4 |
10º Módulo | Inteligência Artificial em Marketing | Jorge Amorim | 2,5 |
11º Módulo | Seminário | Orador Convidado | 0,5 |
12º Módulo | Tendências do Consumidor | Ricardo Tomé | 1 |
13º Módulo | Mundo e Pensamento Global | Luís Vaz Santos | 1 |
14º Módulo | Ética e Privacidade | Ana Portal | 1 |
15º Módulo | Estudo do Caso | Luís Bettencourt e Simoni Rohden | 2 |
Conheça os Coordenadores, Professor Luís Bettencourt Moniz e a Professora Simoni F. Rohden e o Corpo Docente da Pós Graduação em Marketing Research, Intelligence and Analytics:
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Constitui-se, prioritariamente, como uma ferramenta global ao serviço de um desempenho diferenciador.
Formação que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.
Combinação, num único programa, dos diferentes temas da gestão com as preocupações de transformação digital.
Esta Pós-Graduação reúne um conjunto de especialistas que diariamente estão no mercado, utilizando estes novos meios digitais, o que lhes permite partilhar as melhores práticas em cada momento.
Combinação, num único programa, da visão do marketing e do forte contributo de novas tecnologias na área dos negócios