Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)
Gestão Comercial e Vendas - PortoVisão 360º da Gestão Comercial e Vendas
  • CTESP Porto
  • Gestão Comercial e Vendas - Porto
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCoordenadorAdmissões

CTeSP em Gestão Comercial e Vendas, Porto

O mundo mudou e as dinâmicas dos mercados alteraram-se e sofreram mutações efetivas. O sucesso profissional no novo paradigma implica um processo contínuo, modular e progressivo de desenvolvimento de competências técnicas e transversais. Se no passado o foco passava pela obtenção exclusiva de um diploma oficial de Licenciatura como forma de acesso ou progressão numa determinada área profissional, nos dias de hoje a perspetiva passa pela concretização de vários ciclos de formação associados a títulos profissionais e profissionalizantes enquadrados num papel cada vez mais preponderante de qualificação científica e técnica, no sentido da resposta aos desafios de um cenário cada vez mais competitivo.

Face às tendências de desenvolvimento da economia mundial, às especificidades e desafios económicos de Portugal, bem como a considerações relacionadas com a globalização dos mercados e com a revolução digital e tecnológica, o CteSP em Gestão Comercial e Vendas constitui-se como a opção de referência na qualificação dos profissionais que farão a diferença na transversalidade de aplicação aos vários setores de atividade.

InícioSetembro 2024
Duração2 anos
Horário Pós-laboral
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Benefícios do programa

Visão 360.º da Gestão Comercial e Vendas

Estudo do consumidor (b2b e b2c), componente analítica, abordagem na perspetiva das dinâmicas do comércio internacional, integração das vendas omnicanal e das vendas em canais digitais.

38 anos de experiência

Oportunidade de usufruir de 38 anos de experiência e liderança do IPAM nas áreas do Marketing, Negócios e Vendas que se traduzem em conhecimento aplicado, técnico e prático.

Modelo académico

Modelo académico prático e experiencial com foco no desenvolvimento de projetos empresariais de dimensão nacional e internacional (Learning by Doing).

Estágio integrado

Estágio experiencial de 770h em em contexto empresarial garantido. (Grupo Salvador Caetano; Tolife; Serseguro, Inédito, Municipia entre outras).

Taxa de empregabilidade

Elevada taxa de empregabilidade (94%) da instituição e recursos associados para potenciar a empregabilidade dos estudantes.

Progressão dos estudos

Possibilidade de prosseguir estudos para a Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM.

Objetivos do programa

O perfil profissional de um estudante que realize o Curso Técnico Superior em Gestão Comercial de Vendas do IPAM passará pelas seguintes competências principais: planear, organizar e coordenar as diferentes atividades que compõem a operação de venda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa e para a satisfação e fidelização dos seus clientes, particularmente:

• Organizar e gerir a força de vendas
  • Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico
  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial
  • Gerir clientes, de forma a propor o produto adequado, aplicando adequadas técnicas de negociação e vendas
  • Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas
  • Avaliar produtos, caraterizar tipologias de clientes, recolher informação sobre a concorrência e sobre o mercado, propondo melhorias de forma a satisfazer e fidelizar clientes
  • Elaborar estratégias de serviço pós venda e de apoio ao cliente e gerir a receção e o tratamento de reclamações
  • Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação
  • Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa
  • Elaborar relatórios de atividades comerciais.

Estágio integrado

O CTeSP em Gestão Comercial e Vendas prevê um semestre completo de contacto exclusivo com a realidade empresarial com foco nas áreas de estudo.

Acordos de integração com grandes grupos de diferentes setores, produtos e serviços, tais como:

Entre 2019 e 2020, o número de diplomados dos CTeSP aumentou 23% e o salário médio destes profissionais cresceu mais de 5%, reforçando a tendência de crescimento verificada desde 2017. Estudo Fundação José Neves
Estudo Fundação José Neves

Saídas Profissionais

No final deste curso os estudantes ficarão habilitados a integrarem, de forma imediata, o mercado profissional nas áreas da gestão comercial e vendas, nomeadamente:

• Técnico Comercial
  • Gestor de Vendas
  • Técnico de Marketing
  • Agente ou Delegado Comercial
  • Promotor de Vendas
  • Técnico de Merchandising.

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
Promoções e Merchandising455
Estágio77030

Provas de ingresso

Conclusão do 12.º ano e Exame Nacional (Economia, Matemática, Português) OU Conclusão do 12.º ano e Prova Escrita do IPAM (Comércio - áreas CNAEF 341).

Coordenador

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702