Ir ao museu sem sair de casa #FicaEmCasa

Na impossibilidade de sairmos à rua, são os museus que nos entram em casa
  • Início
  • Blog
  • Ir ao museu sem sair de casa #FicaEmCasa
Ir ao museu sem sair de casa #FicaEmCasa
8 abril 2020
Na impossibilidade de sairmos à rua, são os museus que nos entram em casa

Na impossibilidade de sairmos à rua, são os museus que nos entram em casa. A comunicação virtual deixa de ser um complemento da visita convencional ao museu, para se tornar na única hipótese de que dispomos.

museu-virtual_isabel-roque_universidade-europeia

Grande parte dos museus disponibiliza visitas virtuais interativas, vídeos de visitas guiadas e bases de dados das coleções que, agora,  ganham maior visibilidade: Musée du Louvre, Gallerie degli Uffizi, Museo Nacional del Prado, British Museum, Metropolitan Museum of Art. Também merecem referência os museus portugueses que integram o projeto Portugal: Arte e Património, no Google Arts and Culture.

Alguns museus têm vindo a criar conteúdos que, divulgados através das redes sociais, mantêm a comunicação com os públicos. O Museu Nacional de Arte Antiga tem divulgado pequenos vídeos com a leitura das obras expostas sob o mote “a arte é que nos une” e a hashtag #MNAAemcasa, enquanto que o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado iniciou, na página do Facebook, um “Diário das pequenas coisas”, com a imagem de obras da coleção acompanhada de pequenos textos interpretativos.

São outras formas de visitar os museus, que fixam a memória do que vimos ou despertam a curiosidade para os conhecer, quando for novamente possível.

Maria Isabel Roque
Professora

Joana escolheu o IPAM na Futurália: “A tua jornada pode ser tão gratificante quanto a minha”
18 março 2024
Ler mais
Marta Bicho: “A diversidade de género permite um desenvolvimento mais célere das instituições do ensino superior”
8 março 2024
Ler mais
Ver mais posts
Share
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702