The Marketing Game

  • Início
  • The Marketing Game

Parceiros

Está de volta a mais esperada competição de Marketing do país!

Inscrições encerradas.

O “The Marketing Game” tem como principal objetivo possibilitar um primeiro contacto com a realidade da tomada de decisões estratégicas de Marketing aos alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos) e alunos do Ensino Profissional.

Conciliando o desenvolvimento de competências em Gestão de Marketing com entretenimento, durante dois meses e meio, os participantes terão oportunidade de viver o dia a dia da gestão de uma empresa, tomando decisões reais relacionadas com a dimensão estratégica e com a componente tática, prática e operacional de Marketing no setor de negócio dos smartphones.

The Marketing Game

Etapas

O Marketing Game está organizado em várias etapas, cada uma corresponte à implementação de planos de gestão de marketing, promovendo a tomada de decisão em matérias como:

  • Mercados
  • Concorrência
  • Produto
  • Canais de Distribuição
  • Distribuição Física
  • Preços
  • Publicidade
  • Meios de Comunicação
  • Promoção de Vendas
  • Retalhistas
  • Imobilizado
  • Capacidade Produção
  • Créditos e Finanças
  • Estudos de Mercado

A cada equipa inscrita será atribuída a responsabilidade de gestão de uma empresa, que deverá ser dirigida em concorrência com as outras equipas participantes, num cenário de simulação de um mercado real.

Tratando-se de um jogo desenvolvido num simulador que recria a realidade empresarial e de mercado, o The Marketing Game tem a vantagem de gerar o interesse e a motivação necessários por parte dos participantes, ao verificarem que não se trata de nenhuma simplificação da realidade, dando-lhes a possibilidade de lidarem com o mesmo enquadramento a que está sujeito um profissional de Marketing.

Por outro lado, a dimensão de aprendizagem é o núcleo e a motivação principal desta iniciativa. Os participantes aplicarão conhecimentos teóricos mas também intuitivos com foco no Marketing, desenvolvendo competências de responsabilidade em situações de risco e vivenciando a importância, o valor e o impacto das decisões no sucesso da atividade de Marketing. São fomentados ainda o trabalho de equipa e a capacidade de liderança em ambiente virtual.

Fases | Calendarização

Cerimónia de Abertura (Online):

  • 16 de Fevereiro

Início da Competição:

  • 23 de Fevereiro

Fase Inicial:

  • Practice Round: 27/02 a 6/03 de 2023 (2 planos de Gestão)
  • Fase de Grupos: 9/03 a 21/03 de 2023 (4 planos de Gestão)
  • Quartos de Final: 23/03 a 31/03 de 2023 (3 planos de Gestão)

Fase Final:

  • Semi-Final: 17/04 a 28/04 de 2023 (4 planos de Gestão)
  • Grande Final: 8/05 a 10/05 de 202 (3 planos de Gestão)

Cerimónia de Encerramento (Online):

  • 25 de Maio

Iniciativas

O jogo será enquadrado por um conjunto de iniciativas, as quais se destacam:

  • “Mentoring Hub”, constituído por tutores que garantirão a adaptação dos participantes à área de Marketing e à própria competição, prestando todo o apoio e esclarecimento necessários;
  • “Practice Round” que decorrerá ao longo de duas semanas para preparação dos participantes antes de iniciar formalmente a competição;
  • “Webinares temáticos” ligados com a área de Marketing, ao longo de toda a competição, com o intuito de partilhar conhecimento com os participantes.

Esta experiência de interação de uma Instituição de Ensino Superior como o IPAM com as Escolas e os Alunos do Ensino Secundário visa demonstrar o papel inequívoco do Marketing no mundo dos negócios, afigurando-se uma área cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro.

Participar

Se es estudante do Ensino Secundário, respetivamente 10.º, 11º e 12.º anos, ou do Ensino Profissional, desafia os teus colegas, cria uma equipa com 2 ou 3 elementos e inscreve-te no Marketing Game!

O jogo está direcionado essencialmente para alunos com sensibilidade para as áreas das ciências sociais e económicas, estando, naturalmente, aberto a todos os participantes que tenham interesse e curiosidade pela área de Marketing.

A inscrição no jogo é gratuita.

Prémio

Os prémios serão entregues na Cerimónia de Encerramento a 25 de Maio de 2023, em formato virtual, às primeiras 3 equipas classificadas:

  • 1º prémio Voucher da FNAC no valor de 1500 €
  • 2º prémio Voucher da FNAC no valor de 750 €
  • 3º prémio Voucher da FNAC no valor de 450 €

Nota: O valor do prémio é atribuído à equipa.

Nota: Prémios são válidos na FNAC Portugal, podendo ser apenas utilizados numa das lojas FNAC online ou físicas em Portugal Continental e Ilhas.

Todos os elementos das equipas participantes receberão um Diploma de Participação que certifica a sua atuação na Competição.

Mentores

Inscrições Encerradas

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados