Mestrado | 1 Ano (+5 Anos de Experiência)
Marketing e Tecnologia - PortoO Mestrado em Marketing e Tecnologia é o primeiro programa em Portugal de um ano que combina uma abordagem tech-driven ao marketing, para alavancar o potencial das tecnologias nos negócios.
  • Início
  • Mestrados Porto
  • Marketing e Tecnologia - Porto
ApresentaçãoSaídas ProfissionaisPlano de EstudosCoordenadorAdmissões

Mestrado em Marketing e Tecnologia, Porto

(This degree is lectured only in Portuguese)

O Mestrado em Marketing e Tecnologia é o primeiro mestrado em Portugal com duração de um ano, dirigido a profissionais com mais de cinco anos de experiência, que se posiciona na interseção do marketing e da tecnologia.

Através de um modelo de aprendizagem imersivo e disruptivo, os profissionais terão acesso privilegiado e especializado às melhores práticas e ao que de mais inovador se está a fazer nas empresas na confluência do marketing e da tecnologia, desenvolvendo competências digitais e tecnológicas avançadas permitindo-lhe acelerar a sua carreira e liderar o futuro dos negócios.

Com um corpo docente altamente especializado e com estreita ligação ao mercado empresarial, este Mestrado pretende especializar os profissionais de competências estratégicas e analíticas avançadas, assim como de um entendimento profundo sobre os efeitos e o potencial da tecnologia nos mercados e a forma como esta pode impulsionar a competitividade das organizações e dos negócios.

InícioSetembro 2024
Duração1 Ano
Horário1x/mês (5ª à noite, 6ª e sábado todo o dia) + seminários online
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Mestrado em Marketing e Tecnologia?

Desenvolvimento de competências únicas

Os profissionais terão acesso privilegiado e especializado às melhores práticas e ao que de mais inovador se está a fazer na confluência do marketing e da tecnologia, desenvolvendo competências digitais e tecnológicas avançadas permitindo-lhe acelerar a sua carreira e liderar o futuro dos negócios.

Abordagem Technology-driven

Desenvolvimento de uma abordagem technology-driven ao marketing, permitindo aos profissionais aprofundar competências para criar estratégias e ações que aportem valor para os negócios e impulsionem a competitividade das organizações, alavancando soluções tecnológicas adequadas ao uso eficiente de dados.

Aprendizagem com profissionais de referência

Corpo docentes altamente qualificado e com estreita ligação ao mercado empresarial, permitindo uma aprendizagem disruptiva e baseada nas melhores práticas de mercado.

Obtenção do grau de Mestre em 1 Ano

Obtenção do grau de mestre no período de um ano, através do desenvolvimento de um Projeto Profissional que se focará num problema empresarial real.

Evolução da sofisticação de análise, de reflexão e de ação

Por meio da co-criação de conhecimento no contexto das experiências e ambições de todos os participantes do curso.

Calendário adequado a profissionais

Calendário de aulas adequado a profissionais. Sessões intensivas e concentradas temporalmente: aulas 1 vez por mês (5ª à noite, 6ª e sábado todo o dia).

Objetivos gerais:
Desenvolver uma abordagem technology-driven ao marketing, levando a que os mestrandos consigam desenvolver as suas competências para criar estratégias e ações que resultem em valor para os consumidores e impulsionem a competitividade das suas organizações, alavancando soluções tecnológicas adequadas e o uso eficiente de dados.

Objetivos de aprendizagem:

No fim do mestrado, os diplomados serão capazes de:

Especificar, conceber, desenvolver e operacionalizar soluções tecnológicas em alinhamento com as atividades de marketing e implementar processos de negócios em ambientes fluídos e em mudança acelerada.
Utilizar meios digitais enquanto fontes de informação e de co-criação de conhecimento e inovação, assim como, metodologias e processos avançados de planeamento estratégico de marketing.
Entender e antecipar o impacto das mudanças tecnológicas na sociedade e no pensamento estratégico de marketing.
Liderar e desenvolver equipas multidisciplinares e capazes de atuar em ambientes em mudança acelerada;.

Razões para especializar-se em Marketing e Tecnologia

Destinatários

Licenciados com mais de 5 anos de experiência, incluindo:

  • Empresários e empreendedores com ambição de inovar e de alavancar o potencial das tecnologias nos seus negócios
  • Gestores que pretendam enriquecer as suas perspetivas e capacidades para implementar transformação digital e tecnológica
  • Líderes de processos de transformação organizacional que envolvam uso de tecnologia
  • Profissionais de áreas diversas que pretendam evoluir para funções de gestão de marketing e de liderança de processos com uso de tecnologia
  • Profissionais que pretendam enriquecer as suas competências para construir novos projetos com as potencialidades que as novas tecnologias trazem aos negócios
  • Profissionais que ambicionem desenvolver novos caminhos de desenvolvimento futuro das suas carreiras.

"Cada vez mais é importante desenvolver competências tecnológicas na área de gestão de marketing. A necessidade advém, naturalmente, da evolução dos mercados e do próprio uso das tecnologias pelos consumidores, assim como do aumento exponencial do número de soluções para as empresas e das formas como estas podem ser usadas para alavancar as suas estratégias e ações. Se somarmos a isto a explosão de dados disponíveis, torna-se evidente que as competências na área de interseção do marketing e tecnologia são essenciais".

Fernando Pinto Santos, Coordenador do Mestrado em Marketing e Tecnologia - Porto

Saídas profissionais

Este mestrado foi concebido para contribuir para o desenvolvimento de competências avançadas que possibilitem a liderança e a capacidade de integração tecnológica para a inovação e transformação digital nas seguintes áreas:
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Negócios
  • Estratégia
  • Criação de novas áreas de negócios
  • Serviço e relação com clientes
  • Vendas e desenvolvimento de negócios
  • Expansão internacional, sobretudo em canais digitais

Plano de estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

1º TRIMESTRE
2º TRIMESTRE
3º TRIMESTRE
4º TRIMESTRE
Unidades curricularesHoras ECTS
Marketing, Sociedade e Tecnologia202,5
Tecnologias Disruptivas para Marketing243
Opcional A *202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Análise Contextual (Opcional A)202
Modelos de Negócio Alternativos (Opcional A)202
Unidades curricularesHorasECTS
Construção de Marcas na Era Digital243
Marketing e Empreendedorismo202,5
Opcional B202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Processos Não-Estruturados de Negócio (Opcional B)202
Desafios Éticos e Liderança (Opcional B)202
Unidades curricularesHorasECTS
Marketing Insights e Future Thinking202,5
Big Data e Predictive Analytics243
Opcional C202
Business Intelligence (Opcional C)202
Laboratório de Tecnologia Criativa (Opcional C)202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Unidades curricularesHorasECTS
Automação de Marketing243
Experiência do Consumidor202,5
Opção D202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Cultura Organizacional e Gestão da Mudança (Opcional D)202
Laboratório de Marketing Tecnologia Criativa (Opcional D)202

Corpo Docente

Conheça o Coordenador, Professor Doutor Fernando Santos e o Corpo Docente do Mestrado em Marketing e Tecnologia:

Fernando Pinto Santos
André Fontes
Andresa Leal
Clarisse Pessôa
João Pedro Cortinhas
Jorge Manuel Xavier
Jorge Teixeira
Leandro Pita
Luís Bettencourt Moniz
Luís Filipe Costa
Luís Filipe Costa
Luiz Moutinho
Marcos Carvalho
Miguel Magalhães
Nuno Guedes
Paulo Cardoso
Ricardo Cunha Lopes
Rui Figueiredo
Rui Fonseca
Sara Mendes
Tiago Sousa

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Mestrado em Gestão de Marketing - Porto

Programa inovador que te permite aprender as competências estratégicas mais avançadas na área da Gestão de Marketing.

Setembro 2024

Presencial

2 anos | 4 semestres

120 ECTS

Português

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Porto

Programa que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2024

Presencial

10 meses

Português

Pós-Graduação em Marketing Digital - Porto

Programa que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia digital.

Maio 2024

Presencial

11 meses

Português

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702