Mestrado | 1 Ano (+5 Anos de Experiência)
Marketing e Tecnologia - PortoMarTech: blending marketing with technology to lead the future of business
  • Início
  • Mestrados Porto
  • Marketing e Tecnologia - Porto
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas ProfissionaisPlano de EstudosCoordenadorAdmissões

Mestrado em Marketing e Tecnologia, Porto

O Mestrado em Marketing e Tecnologia, MarTech, é o primeiro mestrado em Portugal com duração de um ano, desenhado para profissionais com mais de cinco anos de experiência profissional, que se posiciona na interseção do marketing e da tecnologia.

Com um corpo docente de excelência, este Mestrado pretende dotar os profissionais de competências estratégicas e analíticas, assim como de um entendimento profundo sobre os efeitos da tecnologia nos mercados e a forma como esta pode impulsionar a competitividade das organizações.

Início
Setembro 2023
Duração
1 Ano
Horário
1x/mês (5ª à noite, 6ª e sábado todo o dia) + seminários online
Idioma
Português

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Consinto a utilização dos meus dados para fins de comunicações comerciais de produtos e serviços. Tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização. Conheço a  Política de privacidade

Porquê o Mestrado em Marketing e Tecnologia?

Abordagem Technology-driven

Desenvolvimento de uma abordagem technology-driven ao marketing, levando os profissionais a desenvolver as suas competências para criar estratégias e ações que resultem em valor para os consumidores e impulsionem a competitividade das suas organizações, alavancando soluções tecnológicas adequadas e o uso eficiente de dados.

Calendário adequado a profissionais

Calendário de aulas adequado a profissionais. Aulas 1 vez por mês (5ª à noite, 6ª e sábado todo o dia) através de sessões intensivas e concentradas temporalmente.

Desenvolvimento de competências únicas

Através de acesso privilegiado às melhores práticas e ao que de mais inovador se está a fazer na confluência do marketing e tecnologia,

Evolução da sofisticação de análise, de feflexão e de ação

Por meio da co-criação de conhecimento no contexto das experiências e ambições de todos os participantes do curso.

Aprendizagem com profissionais de referência

Baseada em estudos de caso e na metodologia project-based learning, sempre em ligação com empresas.

Obtenção do grau de mestre

Num ano com o desenvolvimento de um Projeto Profissional que se focará num problema real de uma organização.

Objetivos gerais:
Desenvolver uma abordagem technology-driven ao marketing, levando a que os mestrandos consigam desenvolver as suas competências para criar estratégias e ações que resultem em valor para os consumidores e impulsionem a competitividade das suas organizações, alavancando soluções tecnológicas adequadas e o uso eficiente de dados.

Objetivos de aprendizagem:

No fim do mestrado, os diplomados serão capazes de:

Especificar, conceber, desenvolver e operacionalizar soluções tecnológicas em alinhamento com as atividades de marketing e implementar processos de negócios em ambientes fluídos e em mudança acelerada.
Utilizar meios digitais enquanto fontes de informação e de co-criação de conhecimento e inovação, assim como, metodologias e processos avançados de planeamento estratégico de marketing.
Entender e antecipar o impacto das mudanças tecnológicas na sociedade e no pensamento estratégico de marketing.
Liderar e desenvolver equipas multidisciplinares e capazes de atuar em ambientes em mudança acelerada;.

Destinatários

Licenciados com mais de 5 anos de experiência, incluindo:

  • Empresários e empreendedores com ambição de inovar e de alavancar o potencial das tecnologias nos seus negócios
  • Gestores que pretendam enriquecer as suas perspetivas e capacidades para implementar transformação digital e tecnológica
  • Líderes de processos de transformação organizacional que envolvam uso de tecnologia
  • Profissionais de áreas diversas que pretendam evoluir para funções de gestão de marketing e de liderança de processos com uso de tecnologia
  • Profissionais que pretendam enriquecer as suas competências para construir novos projetos com as potencialidades que as novas tecnologias trazem aos negócios
  • Profissionais que ambicionem desenvolver novos caminhos de desenvolvimento futuro das suas carreiras.
Cada vez mais é importante desenvolver competências tecnológicas na área de gestão de marketing. A necessidade advém, naturalmente, da evolução dos mercados e do próprio uso das tecnologias pelos consumidores, assim como do aumento exponencial do número de soluções para as empresas e das formas como estas podem ser usadas para alavancar as suas estratégias e ações. Se somarmos a isto a explosão de dados disponíveis, torna-se evidente que as competências na área de interseção do marketing e tecnologia são essenciais
Fernando Pinto Santos, Coordenador do Mestrado em Marketing e Tecnologia - Porto

Saídas profissionais

Este mestrado foi concebido para contribuir para o desenvolvimento de competências que possibilitem a liderança e a capacidade de integração tecnológica para a inovação e transformações digitais nas seguintes áreas:

  • Gestão de marketing
  • Gestão de negócios
  • Estratégia
  • Criação de novas áreas de negócios
  • Transformação digital
  • Serviço e relação com clientes
  • Vendas e desenvolvimento de negócios
  • Expansão internacional, sobretudo em canais digitais

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

1º TRIMESTRE
2º TRIMESTRE
3º TRIMESTRE
4º TRIMESTRE
Unidades curricularesHoras ECTS
Tecnologias Disruptivas para Marketing243
Marketing, Sociedade e Tecnologia242,5
Análise Contextual (Opcional A)202
Modelos de Negócio Alternativos (Opcional A)202
Projeto Final (1/4)6,57,5
Unidades curricularesHorasECTS
Construção de Marcas na Era Digital243
Marketing e Empreendedorismo202,5
Processos Não-Estruturados de Negócio (Opcional B)202
Desafios Éticos e Liderança (Opcional B)202
Projeto Final (2/4)6,57,5
Unidades curricularesHorasECTS
Big Data e Predictive Analytics243
Marketing Insights e Future Thinking202,5
Business Intelligence (Opcional C)202
Laboratório de Tecnologia Criativa (Opcional C)202
Projeto Final (3/4)6,57,5
Unidades curricularesHorasECTS
Automação de Marketing243
Experiência do Consumidor202,5
Cultura Organizacional e Gestão da Mudança (Opcional D)202
Laboratório de Marketing Tecnologia Criativa (Opcional D)202
Projeto Final (4/4)6,57,5

Coordenador

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1. Pedido de informação

Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2. Documentação

Reunir a documentação solicitada no processo de admissão

3. Candidatura

Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-lineLorem ipsum dolor sit amet

Certificação e acreditação

Aprovado pela A3ES em 19/05/2022

Registo nº R/A-Cr 61/2022 de 31/05/2022 (DGES)

Despacho nº 7415/2022, de 9 de junho de 20 22, II Série nº112 D.R

Cursos relacionados

Mestrado em Gestão de Marketing - Porto

Formação que prepara o estudante com as competências e ferramentas operacionais necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional na área do marketing, particularmente ao nível da gestão e tomada de decisão em ambiente empresarial ou organizacional.

Setembro 2023

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Porto

Programa que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2023

Presencial

10 Meses

Português

Pós-Graduação em Marketing Digital - Porto

Formação que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia.

Outubro

Presencial

Pós-Laboral | 2 dias por semana | Quinzenalmente

Português

Pós-Graduação em Sales Management - Porto

Programa que prepara o profissional com as competências e ferramentas operacionais necessárias ao desenvolvimento de uma carreira na área do marketing, particularmente ao nível da gestão e tomada de decisão em ambiente empresarial ou organizacional.

Outubro

Presencial

10 meses

Português

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados