Mestrado
Gestão de Marketing - PortoPrograma focado nas competências e ferramentas operacionais necessárias ao desenvolvimento de uma carreira na área de marketing, particularmente ao nível da gestão e tomada de decisão em ambiente empresarial.
  • Início
  • Mestrados Porto
  • Gestão de Marketing - Porto
IPAM Lisboa
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas ProfissionaisPlano de estudosCoordenadorAdmissões

Mestrado em Gestão de Marketing - Porto

O Mestrado em Gestão de Marketing prepara o estudante para responder ao paradigma dos negócios, através do desenvolvimento de competências de investigação e da aplicação dos fundamentos de Marketing estratégico à realidade das organizações.

Esta aprendizagem decorre num ambiente fortemente ligado às empresas, abordando temas da atualidade e debatendo novas tendências em Marketing e possui uma abordagem prática com atividades que envolvem desafios reais de empresas, parcerias com grandes marcas, estudos de caso, workshops e seminários.

Os estudantes são estimulados a trabalhar em grupo e desenvolver habilidades que serão fundamentais em sua trajetória profissional.

Início
Setembro 2023
Duração
2 Anos | 4 Semestres
Horário
Diurno e Pós-Laboral
Idioma
Português

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Consinto a utilização dos meus dados para fins de comunicações comerciais de produtos e serviços. Tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Para prosseguir tem que aceitar os termos de utilização. Conheço a  Política de privacidade

Benefícios do Mestrado em Gestão de Marketing

Learning by doing

A filosofia de ensino do IPAM baseia-se em permitir que os alunos experimentem, tomem decisões, trabalhem em grupo e apliquem o aprendizado em projetos concretos de empresas reais. Muitos destes projetos são apresentados por empresas que partilham problemas reais a serem solucionados de forma inovadora e criativa. No final dos desafios, os estudantes têm a oportunidade de apresentar as suas soluções aos gerentes e diretores da empresa da mesma forma que um profissional faria.

Corpo Docente de Excelência

Corpo Docente composto por professores doutorados e especialistas na área de gestão de marketing, com ligação e experiências de sucesso no mundo empresarial, com competências práticas na elaboração e implementação de projetos profissionais (planos de negócios, planos de marketing e planos de comunicação) e com competências de investigação na área do marketing e capacidade de desenvolvimento de projetos de Junior & Senior Research.

Aprendizagem gamificada

Os estudantes tem uma atividade totalmente voltada para a simulação de situações reais que um gestor de marketing enfrenta no seu dia-a-dia. Na Unidade curricular de Simulador de Gestão de Marketing os pontos fulcrais de um plano de negócios e de uma boa estratégia de marketing são discutidos. As decisões envolvem planeamento de marketing, lançamento de produtos, segmentação e comunicação da marca.

Business Trips

Os estudantes terão a possibilidade de participar em academic trips, visitando empresas, entidades ou organizações que estejam a ser trabalhadas no âmbito das UC’s. Terão também a oportunidade de participar em visitas a potenciais empresas de acolhimento de alunos para estágios curriculares, no sentido de trabalhar a empregabilidade dos alunos;

Vivências internacionais

O estudante tem a possibilidade de interagir com alunos internacionais matriculados em outros cursos e com docentes e profissionais internacionais. Exemplo desta vivência é a International Week que permite aos estudantes participarem em seminários sobre tópicos atuais de marketing e gestão com professores de diversos países da Europa.

Resolução de casos reais

O Mestrado em Gestão de Marketing diferencia-se pela sua forte abordagem prática e estreita relação com o tecido empresarial. O conhecimento de Marketing é aplicado na resolução de problemas/desafios reais, trabalhados na maior parte das UCs, em parceria com empresas nacionais e internacionais.

Investigação Aplicada e Académica

Pssibilidade de aceder à academia de investigação de marketing: seminários dedicados a metodologias de investigação (systematic literature review; métodos quantitativos; métodos qualitativos; (3º e 4º semestres).

Participação em Concursos

Incentivo à participação em concursos universitários nacionais e internacionais, como L’Oreal Brandstorm, EDP University Challenge, Junior Achievement e Google Online Marketing Challenge.

Mobilidade internacional

Alunos interessados em mobilidade internacional contam com o suporte do Departamento Internacional que detem um leque de mais de 140 Parcerias com Universidades de renome.

Workshops

Workshops de empregabilidade e desenvolvimento de um plano de comunicação pessoal e de media training.

Empresas

Cerca de 85% das unidades curriculares têm por base a resolução de um caso de marketing de empresas nacionais ou internacionais.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os fundamentos teóricos adquiridos em sala de aula. Nas últimas edições do Mestrado os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com instituições como:

Fundação Oceano Azul, Starbucks, Havaianas, Leroy Merlin, McDonald’s, IKEA, Casa da Música, Porsche, Ambar, Centro Hospitalar do Porto, Douro Azul, SONAE MO, Aveleda, Farfetch, MDS Seguros, entre outras marcas de renome.

Destinatários

Este Mestrado destina-se a todos os profissionais que pretendem adquirir, aprofundar ou consolidar conhecimentos de marketing, independentemente do nível de conhecimento que detêm sobre as mais variadas temáticas do marketing. Pretende-se dotar o estudante com as competências e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional na área do marketing, particularmente ao nível da gestão e tomada de decisão em ambiente empresarial ou organizacional.

Licenciados em Marketing
Se ambiciona especializar-se enquanto Gestor de Marketing, o Mestrado complementa a aprendizagem desenvolvida na Licenciatura.
Este programa pretende aprofundar a vertente estratégica de marketing e especialização numa área especifica através das UCs optativas do segundo ano (Branding + Consumo + Direção Comercial e Vendas + Marketing de Serviços + Novas Tendências de Marketing).
Gestão de Marketing
Licenciados noutras áreas que não o Marketing
Todos os candidatos licenciados ou em fase de conclusão da licenciatura, independentemente do background/curso.
Curso intensivo de 12 horas, em Fundamentos de Marketing e Marketing Estratégico, antes do início do Mestrado para uniformização de conhecimentos em Marketing. Durante o mestrado, terão a oportunidade de desenvolver competências de gestão de marketing para abraçar desafios profissionais distintos da licenciatura.

Saídas Profissionais

As possibilidades de atuação do Mestrado em Gestão de Marketing são diversas. Dentre as potenciais saídas profissionais estão:

  • Gestão estratégica de Marketing;
  • Conceção e implementação de projetos e de planos operacionais de Marketing
  • Conceção e desenvolvimento de marcas
  • Consultadoria em Marketing
  • Análise, supervisão e controlo de equipas e de atividades de Marketing
  • Gestão de equipas comerciais e de territórios de vendas
  • Pesquisa de mercado e do comportamento dos consumidores
  • Análise de mercados externos, conceção e desenvolvimento de estratégias de internacionalização

Testemunhos

Slide 1 of 0

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Marketing Estratégico426
Simulador de Gestão de Marketing286
Gestão de Projetos de Investimento286
Direito dos Negócios286
Liderança e Negociação426
Unidades curricularesHoras ECTS
Marketing Relacional426
Economia do Consumo426
Sistemas de Análise e Apoio à Decisão426
Desenho de Projeto4212
Unidades curricularesHoras ECTS
Gestão de Serviços (optativa)429
Branding (optativa)429
Direção Comercial e Vendas (optativa)429
Consumo (optativa)429
Novas Tendências de Marketing (optativa)429
Dissertação/Projeto Profissional/Estágio Profissiona2812
Unidades curricularesHorasECTS
Dissertação / Projeto Profissional / Estágio Profissional 2830

Coordenador

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1. Pedido de informação

Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2. Documentação

Reunir a documentação solicitada no processo de admissão

3. Candidatura

Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Certificação e acreditação

Aprovado pela A3ES em 04/06/2019.

R/A-Ef 860/2011/AL01 de 17-06-2021 (DGES).

Despacho n.º 7715/2021, de 5 de agosto de 20 21, II Série nº 151 D.R.

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados