O Mestrado em Gestão de Marketing prepara o estudante para responder ao paradigma dos negócios, através do desenvolvimento de competências de investigação e da aplicação dos fundamentos de Marketing estratégico à realidade das organizações.
Esta aprendizagem decorre num ambiente fortemente ligado às empresas, abordando temas da atualidade e debatendo novas tendências em Marketing e possui uma abordagem prática com atividades que envolvem desafios reais de empresas, parcerias com grandes marcas, estudos de caso, workshops e seminários.
Os estudantes são estimulados a trabalhar em grupo e desenvolver habilidades que serão fundamentais em sua trajetória profissional.
A filosofia de ensino do IPAM baseia-se em permitir que os alunos experimentem, tomem decisões, trabalhem em grupo e apliquem o aprendizado em projetos concretos de empresas reais. Muitos destes projetos são apresentados por empresas que partilham problemas reais a serem solucionados de forma inovadora e criativa. No final dos desafios, os estudantes têm a oportunidade de apresentar as suas soluções aos gerentes e diretores da empresa da mesma forma que um profissional faria.
Corpo Docente composto por professores doutorados e especialistas na área de gestão de marketing, com ligação e experiências de sucesso no mundo empresarial, com competências práticas na elaboração e implementação de projetos profissionais (planos de negócios, planos de marketing e planos de comunicação) e com competências de investigação na área do marketing e capacidade de desenvolvimento de projetos de Junior & Senior Research.
Os estudantes tem uma atividade totalmente voltada para a simulação de situações reais que um gestor de marketing enfrenta no seu dia-a-dia. Na Unidade curricular de Simulador de Gestão de Marketing os pontos fulcrais de um plano de negócios e de uma boa estratégia de marketing são discutidos. As decisões envolvem planeamento de marketing, lançamento de produtos, segmentação e comunicação da marca.
Os estudantes terão a possibilidade de participar em academic trips, visitando empresas, entidades ou organizações que estejam a ser trabalhadas no âmbito das UC’s. Terão também a oportunidade de participar em visitas a potenciais empresas de acolhimento de alunos para estágios curriculares, no sentido de trabalhar a empregabilidade dos alunos;
O estudante tem a possibilidade de interagir com alunos internacionais matriculados em outros cursos e com docentes e profissionais internacionais. Exemplo desta vivência é a International Week que permite aos estudantes participarem em seminários sobre tópicos atuais de marketing e gestão com professores de diversos países da Europa.
O Mestrado em Gestão de Marketing diferencia-se pela sua forte abordagem prática e estreita relação com o tecido empresarial. O conhecimento de Marketing é aplicado na resolução de problemas/desafios reais, trabalhados na maior parte das UCs, em parceria com empresas nacionais e internacionais.
Pssibilidade de aceder à academia de investigação de marketing: seminários dedicados a metodologias de investigação (systematic literature review; métodos quantitativos; métodos qualitativos; (3º e 4º semestres).
Incentivo à participação em concursos universitários nacionais e internacionais, como L’Oreal Brandstorm, EDP University Challenge, Junior Achievement e Google Online Marketing Challenge.
Alunos interessados em mobilidade internacional contam com o suporte do Departamento Internacional que detem um leque de mais de 140 Parcerias com Universidades de renome.
Workshops de empregabilidade e desenvolvimento de um plano de comunicação pessoal e de media training.
Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os fundamentos teóricos adquiridos em sala de aula. Nas últimas edições do Mestrado os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com instituições como:
Fundação Oceano Azul, Starbucks, Havaianas, Leroy Merlin, McDonald’s, IKEA, Casa da Música, Porsche, Ambar, Centro Hospitalar do Porto, Douro Azul, SONAE MO, Aveleda, Farfetch, MDS Seguros, entre outras marcas de renome.
Este Mestrado destina-se a todos os profissionais que pretendem adquirir, aprofundar ou consolidar conhecimentos de marketing, independentemente do nível de conhecimento que detêm sobre as mais variadas temáticas do marketing. Pretende-se dotar o estudante com as competências e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional na área do marketing, particularmente ao nível da gestão e tomada de decisão em ambiente empresarial ou organizacional.
As possibilidades de atuação do Mestrado em Gestão de Marketing são diversas. Dentre as potenciais saídas profissionais estão:
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reunir a documentação solicitada no processo de admissão
Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Agendar uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reunir a documentação solicitada no processo de admissão
Avançar com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Aprovado pela A3ES em 04/06/2019.
R/A-Ef 860/2011/AL01 de 17-06-2021 (DGES).
Despacho n.º 7715/2021, de 5 de agosto de 20 21, II Série nº 151 D.R.
IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa
IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto
© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados