Modelo académico presencial

  • Início
  • Modelo académico presencial

O IPAM sempre se pautou pelo seu caráter inovador, disruptivo, de pensar diferente e de estar sempre um passo à frente, pautando-se por um ensino de excelência com uma forte aproximação às empresas e aos mercados.

As parcerias fazem, assim, parte da rotina de trabalho do IPAM: parcerias com o mundo empresarial, onde são fomentados estágios curriculares, participação em desafios reais de empresas ou projetos de investigação, trazendo a realidade à sua experiência de ensino; e com instituições de ensino estrangeiras, com o objetivo de permitir uma maior mobilidade internacional de estudantes e docentes.

O seu modelo de ensino “Immersive Learning” é único e superior, já que resulta numa imersão profissional intensa e eficaz, aliando a teoria à prática, através de docentes com comprovada experiência empresarial e de desafios reais que são lançados aos estudantes por empresas nacionais e internacionais.

Esta aprendizagem imersiva e experiencial permite ao estudante adquirir os conhecimentos, as competências e os valores necessários para o desenvolvimento da sua futura profissão e enfrentar os desafios da transformação social e digital, potenciando a sua máxima empregabilidade em qualquer parte do mundo.

No IPAM, a sala de aula é o mundo. O IPAM desafia o conceito tradicional de ensino em sala de aula e é esta visão que a nossa Escola imprime na formação dos seus estudantes. Uma visão de disrupção, de pensar diferente, de procurar soluções criativas. É com este mindset de Marketing que os estudantes do IPAM, os líderes de amanhã e os futuros CEO, olham para o mercado e lideram os negócios.

O papel do professor neste modelo é acompanhar o estudante durante todo o seu percurso académico participando na transição do seu desenvolvimento pessoal e profissional. O professor, em sala de aula, guiá-lo-á pelas diferentes metodologias de aprendizagem que integram cada pilar do modelo, garantindo o desenvolvimento de competências e dos valores presentes na nossa visão de um mundo global.

O nosso modelo académico assenta em seis pilares:

Slide 1 of 6
Pesquisa aplicada orientada por dados

Em plena transformação digital, fomentamos nos nossos estudantes a capacidade de analisar sistematicamente a informação que é produzida no sentido de serem capazes de tomar decisões em situações altamente complexas. Através de uma abordagem orientada pela pesquisa, recolha e análise de dados de mercado, é potenciado um processo dinâmico de diagnóstico-prescrição-controlo, que potencia o desenvolvimento de soluções por parte dos estudantes para os desafios do mercado. Esta abordagem assenta na pesquisa aplicada, na criação e na análise de novos dados, modelos e ferramentas cientificamente testadas.

Pesquisa aplicada orientada por dados

Em plena transformação digital, fomentamos nos nossos estudantes a capacidade de analisar sistematicamente a informação que é produzida no sentido de serem capazes de tomar decisões em situações altamente complexas. Através de uma abordagem orientada pela pesquisa, recolha e análise de dados de mercado, é potenciado um processo dinâmico de diagnóstico-prescrição-controlo, que potencia o desenvolvimento de soluções por parte dos estudantes para os desafios do mercado. Esta abordagem assenta na pesquisa aplicada, na criação e na análise de novos dados, modelos e ferramentas cientificamente testadas.

Ambientes profissionais

Em complemento a estes ambientes, contamos também com ambientes simulados, com diferentes níveis de complexidade e fidelidade, procurando a máxima aproximação ao mundo real e utilizando diferentes metodologias: Simulação, Challenge Based Learning, Problem-Based Learning, gamificação, etc. Uma aprendizagem que ajuda o estudante a ganhar confiança e segurança para um melhor desempenho em contexto profissional, já que estará em contacto com situações reais que recriarão o seu futuro local de trabalho, colocando-o à prova com projetos e desafios.

Práticas profissionais

Intimamente ligado ao trabalho de campo, o nosso modelo académico baseia-se em ambientes profissionais, os quais potenciam a 100% a experiência profissional. A formação, adaptada à realidade de trabalho, garante desde o início uma ligação com o mundo profissional. Contamos com mais de 285 acordos com empresas para a realização de estágios outras atividades de aproximação à profissão (como por exemplo, programas de shadowing), que incentivam a aprendizagem e proporcionam a atualização contínua das competências necessárias no mercado de trabalho atual e futuro.

Transdisciplinaridade

A educação transdisciplinar em diferentes ambientes enriquece a experiência de formação do estudante e prepara-o para a realidade das profissões, onde a colaboração interprofissional se assume como um valor essencial.

Currículo integrado

As profissões atuais exigem uma aprendizagem holística, afastada dos modelos mais tradicionais em forma de "silos" ou assuntos "estanques". O currículo integrado permite uma aprendizagem através da qual o estudante será capaz de integrar conhecimentos e competências e inter-relacionar conceitos e áreas de atuação, o que lhe permite focar para além do módulo ou tema por si só, e estar mais próximo do mundo profissional, preparando-o para adquirir um conhecimento completo da sua futura profissão. Neste sentido, o estudante aprenderá a trabalhar em equipa, interagindo com outros agentes para desenvolver uma visão 360º: outras profissões, clientes, empresas, entre outros.

Visão: Um mundo. Sustentabilidade e Internacionalização

O nosso modelo académico visa converter os estudantes em cidadãos globais e responsáveis, comprometidos com a sustentabilidade e conscientes da diversidade. Promove a aprendizagem em contextos globais de mudança e diferença, o desenvolvimento de competências de inteligência cultural dos estudantes, para que sejam capazes de colaborar eficazmente em ambientes multiculturais, de forma adaptativa e flexível. Pretende-se que os estudantes tenham um contacto muito próximo com outros mercados e culturas através de professores internacionais convidados, estudantes internacionais na instituição, mobilidade de docentes e estudantes, participação em concursos internacionais, participação em projetos internacionais. Pretende-se também que os estudantes assumam o papel de formação de cidadãos socialmente responsáveis, não só detentores de competências técnicas fundamentais ao exercício da profissão mas igualmente competências de poder usar esse conhecimento em benefício da sociedade, contribuído para um mundo melhor. Adicionalmente, através do nosso modelo académico único e inovador, pretendemos que os nossos estudantes sejam os profissionais mais bem preparados para aportar valor aos negócios e moldar o futuro das marcas e da profissão de marketer.

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados