O IPAM Lisboa

  • Início
  • O IPAM Lisboa

No IPAM, há um lugar para os visionários. E o teu é aqui!

A palavra “Marketing” na década de 80, praticamente não fazia parte do nosso léxico. Na verdade, o conceito de “Marketing” surgiu em Portugal de mãos dadas com a fundação do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), em 1987.

O espírito inovador, disruptivo e de vanguarda faz parte do ADN do IPAM desde a sua génese. E o Marketing tem sido, desde então, para o IPAM a pedra angular que faz desta instituição, a mais antiga e a maior escola de Marketing em Portugal, tendo formado, nos seus já 38 anos de atividade, cerca de 20 000 estudantes.

Se foi até recentemente “The Marketing School”, fruto da sua evolução e da ligação ao mercado e às tendências, o IPAM assumiu um novo posicionamento dando ao Marketing uma nova dimensão “Marketing Leads Business”, materializando a convição de que no IPAM formam-se os futuros líderes disruptivos, capazes de transformar os negócios e a sociedade através de uma visão de Marketing.

Corroborando esta convicção, o IPAM tem uma oferta formativa que vai ao encontro das tendências nacionais e internacionais, em que estudos apontam que os futuros CEO não serão mais financeiros, mas pessoas com background de marketing, dadas as suas capacidades para enfrentarem melhor um ambiente volátil e incerto como o que vivemos atualmente.

Com campi físicos no Porto e em Lisboa, e com presença online, o IPAM materializa o seu posicionamento também no seu portfolio de ensino, expandindo as fronteiras do Marketing para outras áreas relacionadas com os Negócios e a Tecnologia, oferecendo programas de excelência nos segmentos: CTeSP, Licenciaturas, Mestrados e Formação de Executivos.

Para os que querem fazer parte da geração de profissionais que vai revolucionar o mercado e o mundo dos negócios através do Marketing

Missão e objetivos

IPAM é uma instituição dedicada à criação, transmissão e difusão do conhecimento. Orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académicos e profissionais, assim como da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais.

O IPAM é uma Instituição de ensino superior politécnico, privado, dotado de autonomia científica, pedagógica e cultural. Tem por missão criar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de criação cultural, na inovação científica e pedagógica, promovendo a educação superior no espaço europeu e contribuindo para o desenvolvimento integral da pessoa e da sociedade baseado em princípios que tenham o saber, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo como fatores de crescimento, de desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

O projeto educativo, cultural e científico do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) responde às crescentes necessidades da sociedade, pretendendo ser uma referência nacional e internacional e a primeira escolha de estudantes e empregadores. Procura-se desenvolver o espírito científico e empreendedor, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, ampliando o entendimento do homem e do meio em que se integra. Pretende-se ainda estimular o conhecimento dos problemas do mundo de hoje, promover e valorizar a multiculturalidade e a responsabilidade social, assim como formar diplomados aptos para a inserção profissional e participação no desenvolvimento da sociedade.

O modelo adotado encontra-se alicerçado na aquisição de competências sistémicas, conceptuais e instrumentais, na simulação, na tutoria, na aprendizagem colaborativa e nas valências comportamentais. Atribui-se, também, particular importância à utilização da tecnologia em duas dimensões: enquanto ferramenta didática, que potencia e facilita o desenvolvimento de competências e enquanto componente científica e técnica de algumas unidades curriculares. De igual modo, as atividades extracurriculares – entre as quais a retransmissão de conferências e palestras com personalidades internacionais, a organização de conferências com individualidades de reconhecido mérito e a definição de uma agenda cultural intensa – ocupam um lugar de destaque na vida académica do IPAM.

Razões para estudar no IPAM Lisboa

Slide 1 of 8
Escola líder no ensino do Marketing
O IPAM é a mais antiga e a maior Iinstituição de Ensino Superior, líder no ensino do Marketing em Portugal, oferecendo uma visão disruptiva do mercado com diversas saídas profissionais na área empresarial.
Escola líder no ensino do Marketing
O IPAM é a mais antiga e a maior Iinstituição de Ensino Superior, líder no ensino do Marketing em Portugal, oferecendo uma visão disruptiva do mercado com diversas saídas profissionais na área empresarial.
Ligação às empresas
Os programas do IPAM têm uma forte componente prática, assente num modelo académico imersivo, através do qual os estudantes terão a oportunidade de responder a desafios reais lançados por empresas, de participar em concursos nacionais e internacionais e em iniciativas que contam com personalidades do mundo dos negócios. Anualmente são desenvolvidos mais de 50 casos reais, com empresas nacionais ou internacionais, que são integrados nos programas do IPAM e que envolvem mais de 1.500 estudantes. Entre os vários projetos desenvolvidos destacam-se os realizados em parceria com as seguintes Marcas: Solinca, Agros, Sheraton, Toyota Caetano, El Corte Inglés, Impetus, Ikea, Futebol Clube do Porto, Fruut, Staples, Starbucks, TVI, Chicco, Kidzania, Lerot Merlin, McDonald’s, Google, H3, Arcádia – Casa de Chocolates Porto, Sonae, Continental Pneus, Festival Marés Vivas, Rock in Rio, Science for You, Micaela Oliveira, L’oreal, Continente, Navigator, McDonalds, Toys or Us, Adega Mayor, Redbull, Delta Q, National Geographic, Everything is New, Rock in Rio, Santander, Makro, Dott, Federação Portuguesa de Surf, Staples, Águas do Vimeiro. Boticário, Concentra, Sonae, Yellow Bus, So Natural, Fundação Oceano Azul, Ben& Jerrys, PriceWaterhousecoopers (PWC), Wells, Fidelidade, Tolife, Chicco, Kidzania, entre outros. Do ponto de vista do empreendedorismo, contamos com projetos com instituições como a Federação Nacional Business Angels e Education Network. Qualquer que seja o programa eleito, os nossos estudantes saem preparados para enfrentarem os desafios do mercado profissional.
Simulação da realidade empresarial
No IPAM, para além do constante contacto com a realidade profissional, os nossos estudantes desenvolvem competências necessárias à sua futura profissão em ambientes simulados, com diferentes níveis de complexidade e fidelidade, procurando a máxima aproximação ao mundo real e utilizando diferentes metodologias: Simulação, Challenge Based Learning, Problem-Based Learning, gamificação, entre outros. Uma aprendizagem que ajuda o estudante a ganhar confiança e segurança para um melhor desempenho em contexto profissional, já que estará em contacto com situações reais que recriarão o seu futuro local de trabalho, colocando-o à prova com projetos e desafios. Os estudantes têm também a oportunidade de participar em concursos, tais como: o Junior Achievement Portugal, Prémios, Grace, Global Management Challenge (GMC), Concurso Nacional de Jovens Agricultores (CAP).
Corpo docente formado por profissionais
O IPAM conta atualmente com cerca de 150 docentes de excelência, a grande maioria Doutorados e com uma vasta experiência empresarial (cerca de 15 anos em média) em empresas reconhecidas a nível nacional e internacional como Toyota, McDonald’s, MTV, Novo Banco, Makro, Worten, Galp, Unilever, Sonae, El Corte Inglês, Sheraton, Pingo Doce, Agros, Montepio Geral, Vodafone, Banif, entre muitas outras. Os nossos docentes trazem, assim, para a sala de aula um leque de experiências pedagógicas e profissionais de sucesso promovendo uma visão disruptiva e real da área que lecionam.
Empregabilidade como prioritária
O IPAM encara a empregabilidade dos seus estudantes como prioritária e monitoriza regularmente os seus resultados. De acordo com os últimos dados, mais de 90% dos diplomados do IPAM encontram-se a trabalhar até 6 meses depois de concluírem o curso. No IPAM, o estudante desenvolve competências-chave que potenciam a sua empregabilidade em qualquer parte do mundo. A taxa de empregabilidade da instituição é de 92,7%. Atualmente, o IPAM tem protocolos celebrados com mais de 285 empresas nacionais e internacionais colocando cerca de 350 estagiários todos os anos.
Família IPAM
No IPAM, vive-se um ambiente de forte proximidade entre estudantes, docentes e staff. Faz parte do ADN do IPAM e do dia-a-dia da nossa Escola o trabalho de equipa, sempre em prol de toda a comunidade IPAM, com foco no estudante. O ambiente familiar que se vive no IPAM e esta proximidade que nos caracteriza transforma-se em laços que duram para toda a vida e que dão sentido à máxima da "Magia IPAM".
Internacionalização
No IPAM, o estudante terá a oportunidade de fazer mobilidade internacional em escolas de prestígio como: Pace University (New York), DCU (Dublin), EPHEC (Bruxelas), ESGCI (Paris), ESIC (Madrid), entre outras. Para além disso, terá a oportunidade de conviver num ambiente multicultural interagindo, durante o seu percurso académico, com diversas culturas.
Comunidade de profissionais
Ao entrar no IPAM, o nosso estudante passa a integrar uma comunidade exclusiva de profissionais do mercado composta por docentes e antigos estudantes que se encontram em posições de destaque em instituições de renome nacional e internacional.

Base IPAM

O IPAM conta com a BASE IPAM, uma consultora júnior exclusivamente focada e especializada em consultoria na área do marketing, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em projetos reais desenvolvidos para empresas ou instituições parceiras sob uma lógica de aprendizagem laboratorial. A BASE é formada exclusivamente por estudantes do IPAM que, em conjunto e com o apoio de uma rede de conhecimento, desenvolvem as suas capacidades e competências diariamente, aprendendo e aplicando-as em projetos reais de consultoria. Através da integração em departamentos e equipas de projeto os membros da Base IPAM têm a oportunidade de vivenciar um ambiente de trabalho profissional e assim, definirem e prepararem o seu próprio percurso profissional.

Para os que não se ficam pela metade e transformam os desafios em novas oportunidades!

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados