A palavra “Marketing” na década de 80, praticamente não fazia parte do nosso léxico. Na verdade, o conceito de “Marketing” surgiu em Portugal de mãos dadas com a fundação do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), em 1987.
O espírito inovador, disruptivo e de vanguarda faz parte do ADN do IPAM desde a sua génese. E o Marketing tem sido, desde então, para o IPAM a pedra angular que faz desta instituição, a mais antiga e a maior escola de Marketing em Portugal, tendo formado, nos seus já 38 anos de atividade, cerca de 20 000 estudantes.
Se foi até recentemente “The Marketing School”, fruto da sua evolução e da ligação ao mercado e às tendências, o IPAM assumiu um novo posicionamento dando ao Marketing uma nova dimensão “Marketing Leads Business”, materializando a convição de que no IPAM formam-se os futuros líderes disruptivos, capazes de transformar os negócios e a sociedade através de uma visão de Marketing.
Corroborando esta convicção, o IPAM tem uma oferta formativa que vai ao encontro das tendências nacionais e internacionais, em que estudos apontam que os futuros CEO não serão mais financeiros, mas pessoas com background de marketing, dadas as suas capacidades para enfrentarem melhor um ambiente volátil e incerto como o que vivemos atualmente.
Com campi físicos no Porto e em Lisboa, e com presença online, o IPAM materializa o seu posicionamento também no seu portfolio de ensino, expandindo as fronteiras do Marketing para outras áreas relacionadas com os Negócios e a Tecnologia, oferecendo programas de excelência nos segmentos: CTeSP, Licenciaturas, Mestrados e Formação de Executivos.
IPAM é uma instituição dedicada à criação, transmissão e difusão do conhecimento. Orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académicos e profissionais, assim como da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais.
O IPAM é uma Instituição de ensino superior politécnico, privado, dotado de autonomia científica, pedagógica e cultural. Tem por missão criar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de criação cultural, na inovação científica e pedagógica, promovendo a educação superior no espaço europeu e contribuindo para o desenvolvimento integral da pessoa e da sociedade baseado em princípios que tenham o saber, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo como fatores de crescimento, de desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.
O projeto educativo, cultural e científico do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) responde às crescentes necessidades da sociedade, pretendendo ser uma referência nacional e internacional e a primeira escolha de estudantes e empregadores. Procura-se desenvolver o espírito científico e empreendedor, incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, ampliando o entendimento do homem e do meio em que se integra. Pretende-se ainda estimular o conhecimento dos problemas do mundo de hoje, promover e valorizar a multiculturalidade e a responsabilidade social, assim como formar diplomados aptos para a inserção profissional e participação no desenvolvimento da sociedade.
O modelo adotado encontra-se alicerçado na aquisição de competências sistémicas, conceptuais e instrumentais, na simulação, na tutoria, na aprendizagem colaborativa e nas valências comportamentais. Atribui-se, também, particular importância à utilização da tecnologia em duas dimensões: enquanto ferramenta didática, que potencia e facilita o desenvolvimento de competências e enquanto componente científica e técnica de algumas unidades curriculares. De igual modo, as atividades extracurriculares – entre as quais a retransmissão de conferências e palestras com personalidades internacionais, a organização de conferências com individualidades de reconhecido mérito e a definição de uma agenda cultural intensa – ocupam um lugar de destaque na vida académica do IPAM.
O IPAM conta com a BASE IPAM, uma consultora júnior exclusivamente focada e especializada em consultoria na área do marketing, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em projetos reais desenvolvidos para empresas ou instituições parceiras sob uma lógica de aprendizagem laboratorial. A BASE é formada exclusivamente por estudantes do IPAM que, em conjunto e com o apoio de uma rede de conhecimento, desenvolvem as suas capacidades e competências diariamente, aprendendo e aplicando-as em projetos reais de consultoria. Através da integração em departamentos e equipas de projeto os membros da Base IPAM têm a oportunidade de vivenciar um ambiente de trabalho profissional e assim, definirem e prepararem o seu próprio percurso profissional.
IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa
IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto
© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados