Vida académica

O IPAM procura promover a participação dos estudantes na vida académica através de atividades fora da sala de aula, clubes e associações de estudantes, concursos, prémios, etc.
  • Início
  • Vida académica

Atividades académicas

As atividades académicas consistem em eventos extracurriculares abertos a toda a comunidade académica. Para além da organização de workshops, palestras e conferências, a nossa instituição organiza os seguintes tipos de atividades: culturais, desportivas, educativas, de cooperação e de lazer.

Ao participar nestas atividades, o estudante ganha uma visão mais ampla do mundo, que enriquecerá a sua educação e o fará sobressair no meio profissional.

Associação de Estudantes

As associações de estudantes são uma forma de integrar os estudantes e para que estes aprendam e desenvolvam competências extracurriculares. Estas associações criadas para e pelos próprios estudantes têm o intuito de oferecer uma experiência mais dinâmica e descontraída.

Atividades académicas IPAM Lisboa

A AEIPAM Lisboa foi fundada a 14 de Junho de 1989, de forma a representar todo o Universo estudantil do IPAM Lisboa, tendo estado sempre empenhada e comprometida na defesa dos interesses dos alunos e no enriquecimento do seu conhecimento.

A Associação de Estudantes do IPAM representa os estudantes da instituição, seja nas licenciaturas, cursos técnico profissionais, mestrados e alunos internacionais. E os mesmos podem-se comprometer a serem os próximos elementos da associação, para que se consigam tornar uma voz mais ativa na instituição.

O principal objetivo da Associação passa pela inovação constante em contexto universitário e pela incorporação da diversão em tudo aquilo que desenvolvemos e promovemos. De forma a proporcionar a melhor experiência aos estudantes, através do apoio e compreensão.

Todos os estudantes em qualquer área têm uma história no IPAM, e a associação quer fazer parte dessa história, representada pela criatividade, emoção e energia.

Principais questões

Slide 1 of 3
modelo academico
Posso fazer parte da AE?
Sim, as candidaturas normalmente abrem em outubro. Fique atento ao Instagram da AE.
modelo academico
Posso fazer parte da AE?
Sim, as candidaturas normalmente abrem em outubro. Fique atento ao Instagram da AE.
Casos reais
Posso criar a minha própria AE?
Sim, no início de maio de cada ano abrem-se as candidaturas para a criação de uma nova lista para a AE.
Existe algum requisito para quem quer integrar na associação de estudantes?
O único requisito é ter um espírito IPAM e um à vontade para querer melhorar a vida estudantil dos estudantes

Contactos:

Email: aeipamlisbon@gmail.com

Instagram: @aeipamlx

Linkedin: Associação de Estudantes IPAM Lisboa

Facebook: https://www.facebook.com/aeipamlisboa

Atividades académicas IPAM Porto

Associação de Estudantes IPAM Porto
Base IPAM Porto
TAIPAM
DOLPHITUNA
Bonding

Criada em 1988, a Associação de Estudantes do IPAM Porto trabalha desde o início em prol da comunidade estudantil do IPAM. O seu principal objetivo é apoiar os estudantes ao longo do seu percurso académico, garantindo o seu bem-estar desde a sua integração até à conclusão dos seus estudos. A Associação de Estudantes tem como premissa ouvir e dar voz à comunidade do IPAM.

Núcleo da Direção da AE IPAM Porto

Quadrados:

  • Presidente
  • Vice Presidente
  • Tesoureiro
  • Coordenadora de Atividades
  • Relações Públicas
  • Secretário

A Associação de Estudantes do IPAM Porto também possui uma Assembleia Geral e um Conselho Fiscal.

A Base IPAM é uma Júnior Empresa certificada pela Junior Enterprises Portugal e tem a sua origem no IPAM. É a única empresa júnior exclusivamente focada e especializada em consultoria de gestão de marketing.

Criada com o intuito de promover e desenvolver o talento jovem na área do marketing, na Base, encontramos um conjunto de alunos com objetivos e dinâmica semelhantes que, em conjunto e com o suporte de uma rede de Know-How, desenvolvem as suas capacidades e competências diariamente, aprendendo e aplicando-as em projetos reais de consultoria. Através da integração em Departamentos e equipas de projeto, os membros da Base IPAM têm a oportunidade de vivenciar um ambiente de trabalho profissional e assim, definirem e prepararem o seu próprio percurso.

Procuramos alunos que encarem os problemas como uma oportunidade de aprender e crescer, que sejam proativos, dinâmicos, criativos e, acima de tudo, que tenham pensamento crítico e vontade de fazer e tornar-se mais.

Conheça melhor a Base IPAM em:

Há mais de 20 anos a transmitir alegria e espírito académico à sua mui nobre instituição.

O percurso da Tuna Académica do IPAM Porto tem-se pautado por uma conduta que privilegia dois grandes aspectos: o academismo/tradição e a música. Procurou sempre, desde a sua criação, conciliar a música e a postura académica de forma harmoniosa, tentando encontrar sempre um equilíbrio entre estas.

A sua historia:

Nasceu a 23 de março de 1998 e em 2009, passou a ter estatuto legal, formando-se como associação sem fins lucrativos.

Iniciou o seu percurso com atuações para a sua instituição e em bares e restaurantes. Com o passar do tempo e consequente crescimento musical, a participação estendeu-se a encontros e festivais de tunas.

Após 5 anos de Tuna, e na comemoração deste aniversário, organizou o seu primeiro festival de tunas, o FITAM.

Em traços gerais, a Tuna Académica do IPAM Porto teve um percurso natural, um crescimento normal de uma tuna que nunca perdeu a sua forma de estar original: “Moral em cima e copo bem cheio!”. Com 18 anos de existência a Tuna Académica do IPAM orgulha-se de ter participado em vários encontros e festivais de Tunas pelo país fora onde, para além de deixar toda a simpatia e alegria que a carateriza, arrecadou também várias distinções e prémios.

São muitas as memórias e muitas as atuações realizadas pela Tuna, quer a nível de encontros, quer a nível de festivais... Sempre com o objectivo de dignificar e promover o IPAM e a cidade. Seja numa tasca, seja numa das principais salas de país, seja para uma multidão… seja só para uma bela donzela.

Tuna Feminina do IPAM Porto que nasceu para para a música.

Se o que procuras é viver a vida académica ao máximo, vem conhecer a Dolphituna. Porque tu sabes que tudo é melhor quando se junta música e amigas!

A sua historia:

A 30 de outubro de 2001 foi criada a DOLPHITUNA. A ideia inicial surgiu de um grupo de amigas e estudantes universitárias com gosto pela música e com uma certa aptidão para tocar instrumentos, mas, principalmente, com uma vontade de dar ritmo às suas vidas académicas.

Com um sentimento de gratidão, enaltecemos o apoio e contribuição que os nossos padrinhos TAIPAM (Tuna Académica do IPAM Porto | Masculina) e as nossas madrinhas Desatuna (Tuna Feminina da ESAD) tiveram e têm no crescimento da Dolphituna.

Com mais de 20 anos de história, destacamos todos os festivais, atuações e convívios no qual tivemos a oportunidade de participar e organizar. Isto, sempre com o objetivo de dar o contributo à Academia que nos acolhe em nome da casa onde nascemos, o IPAM.

União, entusiasmo, alegria e carisma, não faltam nesta tuna que nunca recusa “só mais um copinho”.

A bonding é uma associação social do IPAM Porto que é o elo de ligação entre estudantes, docentes e colaboradores do IPAM e as organizações portuguesas.

Principal Objetivo: Ser o elo de ligação e criar um espaço de desenvolvimento pessoal e profissional com principal foco na união da sociedade.

  • Bonding.me: Ligar diretamente a comunidade IPAM ao voluntariado nacional e internacional, no local de intervenção organização parceira. Aprendendo assim diversas realidades sociais e culturais.
  • Bonding.you: Ajudar organizações a angariar fundos. Formamos os voluntários da comunidade IPAM, através da ajuda dos professores e ainda parcerias com consultorias e organizações especializadas no assunto.
  • Bonding.us: Realizar voluntariado na área do marketing, para combater as dificuldades sentidas tanto na vertente estratégica do marketing, como na comunicação externa.

Testemunhos

Slide 1 of 0

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados