Pós-Graduação 100% Online
Marketing PolíticoPrograma que prepara os profissionais para atuarem num ambiente político.
  • Início
  • Marketing Político
ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteMetodologia OnlineAdmissões

Pós-Graduação 100% Online em Marketing Político

As organizações políticas estão a passar por diversas mudanças em todo o mundo, processo este que tem sido influenciado pelos novos meios digitais e pelos mais recentes movimentos políticos nas redes sociais.

Neste sentido, é determinante que os profissionais de marketing, comunicação e assessoria política compreendam o papel do cidadão não só como eleitor, mas como consumidor e produtor de conteúdos digitais. Criar valor político depende, mais do que nunca, da capacidade de compreensão e de competência na gestão da comunicação.

InícioSetembro 2024
Duração7 meses
HorárioPós-Laboral
ECTS15

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação 100% Online em Marketing Político?

Compreender do papel do cidadão

Ganhe valências em marketing, comunicação e assessoria política, de modo a compreender melhor o papel do cidadão não só como eleitor, mas como consumidor e produtor de conteúdos digitais.

Abordagem prática

Terá a oportunidade de realizar projetos baseados em desafios reais de partidos políticos portugueses.

Análise de cenários nacionais e internacionais

Irá analisar cenários políticos de diferentes contextos geográficos, como Portugal e Brasil.

Flexibilidade

Aulas 100% Online e gravações das aulas sempre disponíveis e articulação com a vida pessoal e profissional.

Público-alvo

  • Profissionais de comunicação e marketing de projetos políticos, partidários e candidaturas;
  • Decisores e consultores de partidos e candidaturas;
  • Gestores públicos;
  • Líderes políticos;
  • Profissionais de comunicação e marketing.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar cenários políticos nacionais e internacionais;
  • Identificar atributos dos eleitores, segmentando as suas necessidades, desejos e expectativas, por meio de sondagens e monitorização de redes sociais;
  • Planear a comunicação política de projetos de gestão, partidos políticos e campanhas eleitorais;
  • Construir proativa e antecipadamente cenários de crise política precipitados por adversários e/ou detratores em redes sociais;
  • Criar marcas de atuação política com ênfase no desenvolvimento de personas e storytelling;
  • Desenvolver conteúdos para os meios de comunicação tradicional e digital, e interações pessoais.

Parcerias

Saídas profissionais

O programa foi desenhado para contribuir com o reforço de competências que possibilitem:

  • Analisar cenários polítcos nacionais e internacionais:
  • Planear, conceber e acompanhar de forma crítica a comunicação política de projetos de gestão, partidos políticos e campanhas eleitorais
  • Construir proativamente e antecipademente cenários de crise política precipitados por adversários e/ou detratores em redes sociais
  • Criar marcas de atuação política com ênfase no desenvolvimento de personas e storytelling
  • Desenvolver conteúdos par os meios de comunicação tradicional e digital, bem como para interações pessoais.

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano de estudos

Módulo I: Política, Marketing e Comunicação
Módulo II: Informações, Dados e Sondagens
Módulo III: Estratégias e Planeamento de Marketing Político
Módulo IV: Ecossistemas de Comunicação Política
Módulo V: Conteúdos, Influência e Interações
Unidades CurricularesDocentes
Marketing e Política - InteraçõesKleber Carrilho
Conceitos de Marketing na PolíticaKleber Carrilho
Análise de Cenários no Marketing PolíticoKleber Carrilho
Sistemas e regimes políticosRita Saias
Referências do Marketing Político no MundoKleber Carrilho
Democracia e EleiçõesFrancisca Sassetti
Marketing Político e o Ambiente DigitalKleber Carrilho
Democracia, Ambiente Digital e Fake NewsKleber Carrilho
Princípios do Planeamento de MarketingKleber Carrilho
Análise Preliminar e Planeamento - ProjetoKleber Carrilho
Unidades CurricularesDocentes
Sondagens do Marketing PolíticoRita Marques Silva
Métodos de Pesquisa e AmostragemRita Marques Silva
Métricas Digitais Luís Moniz
Utilização prática de métricas digitaisLuís Moniz
Big Data e as Estratégias de ConversãoLuís Moniz
Como usar Big Data para definições estratégicasAna Letícia Sampaio
Monitoramento de Redes Sociais Luís Moniz
Métricas de atração, engagement e conversãoLuís Moniz e João Andrade Costa
Ferramentas de Análise e MonitoramentoLuís Moniz
Análise Prática das Ferramentas - ProjetoLuís Moniz e João Andrade Costa
Unidades CurricularesDocentes
Estratégias de Marketing PolíticoAna Paula Borges
Estratégias – Desenvolvimento PráticoAna Paula Borges
Definição de Objetivos EstratégicosAna Paula Borges
Objetivos e Metas na Político Ana Paula Borges
Gestão do Projeto Político-EleitoralAna Paula Borges
Metodologias Ágeis e Gestão de Projetos na PolíticaMário Rosa
Inovação no Marketing Político - BenchmarkAna Paula Borges
Planeamento de Marketing – Ambiente DigitalHalley Arrais
Posicionamento Político e ComunicaçãoAna Paula Borges
Desenvolvimento de Planeamento - ProjetoAna Paula Borges
Unidades CurricularesDocentes
Planeamento de estratégias digitaisDavid Coelho
Posicionamento, Estiloe Tom de Voz David Coelho
Copy e UX WritingEdson Athayde
Design e Poder nas RedesDavid Coelho
Design e Direção de ArteManuel Soares
Edição e Realidade nas redes sociaisDavid Coelho
Produção de vídeos para redes sociaisDavid Coelho
SEO, SEM e Paid MediaDavid Coelho
Planeamento digital – ProjetoDavid Coelho
Unidades CurricularesDocentes
Conteúdos e Storytelling na PolíticaKleber Carrilho
Conteúdos, Influência e EngagementKleber Carrilho
Influência nas redes sociais Kleber Carrilho
Imagem pública e reputaçãoNuno Brito
Relação com a imprensa e fomradores de opiniãoKleber Carrilho
Asessoria de imprensa e media trainingNuno Brito
Crises nas interações políticas e nas redesKleber Carrilho
Gestão de crises e issue managementKleber Carrilho
O Futuro da Política e da LiderançaKleber Carrilho
Plano de ações – Finalização do ProjetoKleber Carrilho

Corpo docente

Conheça o Coordenador, Professor Kleber Carrilho e o Corpo Docente da Pós-Graduação em Marketing Político:

Kleber Carrilho
Ana Letícia Sampaio
Ana Paula Borges
David Coelho
Francisca Sassetti
Luís Bettencourt Moniz
Mário Rosa
Rita Saias
Edson Athayde
Manuel Soares
Halley Arrais
Nuno Correia de Brito

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702