Pós-Graduação 100% Online
Marketing PolíticoPrograma que prepara os profissionais para atuarem num ambiente político.
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ApresentaçãoSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteMetodologia OnlineAdmissões

Pós-Graduação 100% Online em Marketing Político

As organizações políticas estão a passar por diversas mudanças em todo o mundo, processo este que tem sido influenciado pelos novos meios digitais e pelos mais recentes movimentos políticos nas redes sociais.

Neste sentido, é determinante que os profissionais de marketing, comunicação e assessoria política compreendam o papel do cidadão não só como eleitor, mas como consumidor e produtor de conteúdos digitais. Criar valor político depende, mais do que nunca, da capacidade de compreensão e de competência na gestão da comunicação.

InícioSetembro 2024
Duração7 meses
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês

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Portugal
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Porquê a Pós-Graduação 100% Online em Marketing Político?

Compreender do papel do cidadão

Ganhe valências em marketing, comunicação e assessoria política, de modo a compreender melhor o papel do cidadão não só como eleitor, mas como consumidor e produtor de conteúdos digitais.

Abordagem prática

Terá a oportunidade de realizar projetos baseados em desafios reais de partidos políticos portugueses.

Análise de cenários nacionais e internacionais

Irá analisar cenários políticos de diferentes contextos geográficos, como Portugal e Brasil.

Flexibilidade

Aulas 100% Online e gravações das aulas sempre disponíveis e articulação com a vida pessoal e profissional.

Público-alvo

  • Profissionais de comunicação e marketing de projetos políticos, partidários e candidaturas;
  • Decisores e consultores de partidos e candidaturas;
  • Gestores públicos;
  • Líderes políticos;
  • Profissionais de comunicação e marketing.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar cenários políticos nacionais e internacionais;
  • Identificar atributos dos eleitores, segmentando as suas necessidades, desejos e expectativas, por meio de sondagens e monitorização de redes sociais;
  • Planear a comunicação política de projetos de gestão, partidos políticos e campanhas eleitorais;
  • Construir proativa e antecipadamente cenários de crise política precipitados por adversários e/ou detratores em redes sociais;
  • Criar marcas de atuação política com ênfase no desenvolvimento de personas e storytelling;
  • Desenvolver conteúdos para os meios de comunicação tradicional e digital, e interações pessoais.

Parcerias

Saídas profissionais

O programa foi desenhado para contribuir com o reforço de competências que possibilitem:

  • Analisar cenários polítcos nacionais e internacionais:
  • Planear, conceber e acompanhar de forma crítica a comunicação política de projetos de gestão, partidos políticos e campanhas eleitorais
  • Construir proativamente e antecipademente cenários de crise política precipitados por adversários e/ou detratores em redes sociais
  • Criar marcas de atuação política com ênfase no desenvolvimento de personas e storytelling
  • Desenvolver conteúdos par os meios de comunicação tradicional e digital, bem como para interações pessoais.

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano de estudos

Módulo I: Política, Marketing e Comunicação
Módulo II: Informações, Dados e Sondagens
Módulo III: Estratégias e Planeamento de Marketing Político
Módulo IV: Ecossistemas de Comunicação Política
Módulo V: Conteúdos, Influência e Interações
Unidades CurricularesDocentes
Marketing e Política - InteraçõesKleber Carrilho
Conceitos de Marketing na PolíticaKleber Carrilho
Análise de Cenários no Marketing PolíticoKleber Carrilho
Sistemas e regimes políticosRita Saias
Referências do Marketing Político no MundoKleber Carrilho
Democracia e EleiçõesFrancisca Sassetti
Marketing Político e o Ambiente DigitalKleber Carrilho
Democracia, Ambiente Digital e Fake NewsKleber Carrilho
Princípios do Planeamento de MarketingKleber Carrilho
Análise Preliminar e Planeamento - ProjetoKleber Carrilho
Unidades CurricularesDocentes
Sondagens do Marketing PolíticoRita Marques Silva
Métodos de Pesquisa e AmostragemRita Marques Silva
Métricas Digitais Luís Moniz
Utilização prática de métricas digitaisLuís Moniz
Big Data e as Estratégias de ConversãoLuís Moniz
Como usar Big Data para definições estratégicasAna Letícia Sampaio
Monitoramento de Redes Sociais Luís Moniz
Métricas de atração, engagement e conversãoLuís Moniz e João Andrade Costa
Ferramentas de Análise e MonitoramentoLuís Moniz
Análise Prática das Ferramentas - ProjetoLuís Moniz e João Andrade Costa
Unidades CurricularesDocentes
Estratégias de Marketing PolíticoAna Paula Borges
Estratégias – Desenvolvimento PráticoAna Paula Borges
Definição de Objetivos EstratégicosAna Paula Borges
Objetivos e Metas na Político Ana Paula Borges
Gestão do Projeto Político-EleitoralAna Paula Borges
Metodologias Ágeis e Gestão de Projetos na PolíticaMário Rosa
Inovação no Marketing Político - BenchmarkAna Paula Borges
Planeamento de Marketing – Ambiente DigitalHalley Arrais
Posicionamento Político e ComunicaçãoAna Paula Borges
Desenvolvimento de Planeamento - ProjetoAna Paula Borges
Unidades CurricularesDocentes
Planeamento de estratégias digitaisDavid Coelho
Posicionamento, Estiloe Tom de Voz David Coelho
Copy e UX WritingEdson Athayde
Design e Poder nas RedesDavid Coelho
Design e Direção de ArteManuel Soares
Edição e Realidade nas redes sociaisDavid Coelho
Produção de vídeos para redes sociaisDavid Coelho
SEO, SEM e Paid MediaDavid Coelho
Planeamento digital – ProjetoDavid Coelho
Unidades CurricularesDocentes
Conteúdos e Storytelling na PolíticaKleber Carrilho
Conteúdos, Influência e EngagementKleber Carrilho
Influência nas redes sociais Kleber Carrilho
Imagem pública e reputaçãoNuno Brito
Relação com a imprensa e fomradores de opiniãoKleber Carrilho
Asessoria de imprensa e media trainingNuno Brito
Crises nas interações políticas e nas redesKleber Carrilho
Gestão de crises e issue managementKleber Carrilho
O Futuro da Política e da LiderançaKleber Carrilho
Plano de ações – Finalização do ProjetoKleber Carrilho

Corpo docente

Conheça o Coordenador, Professor Kleber Carrilho e o Corpo Docente da Pós-Graduação em Marketing Político:

Kleber Carrilho
Ana Letícia Sampaio
Ana Paula Borges
Consultora de Aprendizagem Corporativa e Professora convidada
David Coelho
MediaCom
Francisca Sassetti
Luís Bettencourt Moniz
Responsável de Marketing do SAS Portugal e Vice-Presidente da DSPA
Mário Rosa
Rita Saias
Edson Athayde
Manuel Soares
Halley Arrais
Nuno Correia de Brito

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702