Pós-Graduação
Marketing Research & Analytics - PortoPrograma que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
  • Início
  • Pós-graduações Porto
  • Marketing Research & Analytics - Porto
ApresentaçãoSaídas profissionaisSection NamePlano de estudosCorpo docenteAdmissões

Pós-Graduação em Marketing Intelligence & Analytics, Porto

O marketing orientado a dados tornou-se vital para a criação de valor do marketing e das organizações. Perceber e prever o comportamento dos mercados, consumidores e clientes são funções fundamentais nas funções de marketing. A Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics, organizada pela mais antiga e credível instituição de ensino de Marketing, pretende de uma forma transversal e prática fornecer modelos conceptuais de resposta aos principais desafios dos profissionais de marketing: como posso ser mais eficiente; como perceber o mercado e os meus clientes e como prever o seu comportamento. Tendo sempre em vista a boa governação e gestão dos dados de marketing.

Para que se possa ter esta visão, é necessário abordar, de forma integrada, diferentes áreas como o Marketing Research, Business Intelligencee a componente Analítica.

Neste programa serão apresentados e explorados os modelos, técnicas e métodos que podem ser utilizados para retirar o máximo benefício dos dados, gerando conhecimento com valor para a decisão no Marketing.

InícioOutubro 2024
Duração10 meses
HorárioPós-Laboral | 1 dia por semana
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics?

Estratégias de marketing

Aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.

Aplicabilidade prática

Potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações e permite o desenvolvimento de uma rede de contactos exclusiva.

Corpo docente

Conta com um corpo docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.

Temáticas atuais

Apresenta temáticas atuais fundamentais para a área de pesquisa e inteligência de mercado como tendências do consumidor, ética e privacidade.

Ferramentas

Apresenta diversas ferramentas de Business Intelligence e Analytics que podem ser aplicadas na gestão de marketing.

Escola de referência

Escola de referência no marketing, líder em Portugal, com 38 anos de conhecimento e experiência acumulada.

Visão ampla

Proporciona uma visão ampla da tomada de decisão de marketing orientada por dados.

Competências teórico-práticas

Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos assentam nas dimensões estratégicas e operacionais da área.

Performance em marketing

Aborda e discute as métricas e sua relevância para a performance em marketing.

Objetivos

Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics

Proporcionar a reflexão sobre a governação de dados, as questões éticas e a privacidade.

Desenvolver um olhar inovador e aplicado com relação ao marketing orientado por dados.

Desenvolver competências aplicadas ao marketing research.

«73% dos CMOs planeiam aumentar os investimentos em marketing analítico»

In Gartner: Marketing Data and Analytics Survey 2020

Razões para especializar-se em Marketing Research & Analytics

Destinatários

  • Executivos que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar conhecimentos em BI e Analytics
  • Profissionais em cargos de Gestão
  • Profissionais de Marketing
  • Profissionais de IT que atuem em interface com a área de Marketing e BI nas empresas
  • Profissionais de Vendas ou Marketing que pretendam aprofundar sua visão de Marketing Digital orientado por dados
  • Pessoas que pretendam fazer uma reconversão de carreira
  • Desenvolvimento de carreira numa das áreas de vanguarda e com maior crescimento atual e futuro no marketing.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

Slide 1 of 1

Saídas profissionais

  • Market Data Analyst
  • Especialista em Business Intelligence
  • Analytics Project Manager
  • Business Intelligence Manager
  • Marketing Analytics Decisors
  • Gestores.

Testemunho

Slide 1 of 1
Frequentar a Pós-graduação no IPAM Porto foi uma experiência extremamente gratificante. A qualidade dos professores, a relevância dos conteúdos e o ambiente académico foram excepcionais. Esta formação proporcionou-me valiosas competências que serão essenciais para o meu desenvolvimento profissional
Leonor Cunha

Analista de mercado

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

UNIDADE CURRICULARDOCENTE
1º Módulo | Marketing Research & DesignCatarina Domingos
2º Módulo | Applied Projects in Customer InsightsFernando Santos
3º Módulo | Seminário-
4º Módulo | Introdução Marketing Data DrivenLeandro PIta
5º Módulo | Governação de dados, qualidade e riscosJorge Xavier
6º Módulo | Métricas e PerformanceMiriam Salomão
7º Módulo | From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BIMiguel Caldas
8º Módulo | Seminário-
9º Módulo | Laboratório de Marketing AnalyticsMarcelo Linardi / Daria Spiewok
10º Módulo | Inteligência Artificial em MarketingMarcelo Linardi
11º Módulo | Seminário-
12º Módulo | Tendência do ConsumidorMafalda Ferreira
13º Módulo | Mundo e Pensamento GlobalLuis Vaz Santos
14º Módulo | Ética e PrivacidadeLuis Vaz Santos
15º Módulo | Projeto finalCatarina Domingos

Corpo docente

Conheça a Coordenadora, Professora Catarina Domingos e o Corpo Docente da Pós-Graduação em Marketing Research & Analytics :

Catarina Domingos
Fernando Pinto Santos
Luís Vaz Santos
Mafalda Ferreira
Miriam Salomão
Miriam Salomão
Jorge Manuel Xavier
Miguel Caldas

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Pós-Graduação em Marketing Digital - Porto

Programa que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia digital.

Outubro 2024

Presencial

11 meses

Português

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Porto

Programa que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2024

Presencial

10 meses

Português

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702