Pós-Graduação
Organização de Eventos - PortoVisão transversal sobre as diversas componentes da área dos eventos e com foco no que é praticado atualmente e o que poderá vir a ser o futuro dos eventos.
  • Início
  • Pós-graduações Porto
  • Organização de Eventos - Porto
IPAM Porto
ApresentaçãoSaídas ProfissionaisPlano de EstudosCoordenadorAdmissões

Pós-Graduação em Organização de Eventos, Porto

Os eventos adquirem hoje um novo ímpeto e ganham cada vez maior dimensão no seio das empresas, pois são um instrumento de marketing verdadeiramente eficaz muito utilizado pelas Instituições quer em situações B2B quer em situações B2C.

É nesta perspectiva que a Pós-Graduação em Organização de Eventos pretende dotar de conhecimento os profissionais que tenham por missão construir e desenvolver o ecossistema de relacionamento com os grupos de interesse, contribuindo para um maior domínio das dimensões estratégicas e operacionais.

Com um corpo docente especializado e com vasta experiência nacional e internacional em organizações de topo, este programa permite aos profissionais desenvolverem soft skills na área da gestão de eventos.

InícioOutubro 2024
Duração10 Meses
HorárioPós-Laboral | 1 dia por semana
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações.

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações sobre o Programa.

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação em Organização de Eventos?

Criação de um plano de ação

Criação de um plano de ação de um evento, do princípio ao fim, com contacto com fornecedores, recolha de orçamentos, desenvolvimento de documentação e criação de estratégias de comunicação, gestão e acompanhamento 360º, integrando todos os elementos referidos no Curso.

Visão 360º da organização de eventos

Programa desenhado para dotar os Profissionais de uma visão 360º sobre o processo de gestão e marketing de eventos desde a conceptualização, planeamento e análise de viabilidade até à realização do evento e avaliação pós-evento.

Corpo docente de excelência

Corpo Docente de Excelência composto por Profissionais de diferentes áreas que trazem novas abordagens, fora do contexto tradicional de sala de aula e com estreita ligação ao mercado de trabalho.

Contacto direto com profissionais de referência do setor dos eventos - networking.

Master Classes

Participação em Master Classes com guest speakers, conduzidas por oradores de referência na área dos eventos, com foco em estratégia, branding, comunicação, protocolo e parcerias, decoração, segurança, acompanhamento médico e gestão em situações de crise.

Aplicabilidade em contexto real

Adquisição de competências teórico-práticas para aplicação de conhecimento em contexto real de trabalho. Atividades hands-on e oportunidade de aprendizagem no terreno.

Participação em sessões dedicadas a case studies

Participação em sessões dedicadas a case studies que abordam todos os aspetos apresentados durante os diversos módulos.

Objetivos

  • Compreender o processo de gestão e marketing de eventos desde a conceptualização, planeamento e análise de viabilidade até à realização do evento e avaliação pós-evento
  • Descrever o papel e a natureza especial dos eventos e a sua importância para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e a comunidade anfitriã
  • Compreender os diferentes tipos de eventos
  • Identificar os diversos stakeholders envolvidos nos eventos
  • Identificar os potenciais impactos dos eventos, incluindo os impactos económicos, sociais, culturais e ambientais e as implicações desses impactos para o desenvolvimento sustentável dos negócios
  • Identificar a importância das comunicações de marketing para diferentes tipos de eventos e a importância das parcerias
  • Identificar e utilizar as ferramentas disponíveis aos gestores de eventos para auxiliar no processo de planeamento de eventos
  • Desenvolver e implementar sistemas e procedimentos de gestão de eventos
  • Identificar a importância da gestão de riscos para eventos
  • Criar um plano de ação de um evento, do princípio ao fim, com contacto com fornecedores, recolha de orçamentos, desenvolvimento de documentação e criação de estratégias de comunicação, gestão e acompanhamento 360 º.

Razões para especializar-se em organização de eventos

Destinatários

  • Gestores de Eventos em empresas, organismos públicos (Câmaras Municipais e outros), meios de comunicação social, comissões de festas e responsáveis de organização de eventos.
  • Detentores de grau académico que pretendam obter ferramentas teóricas e práticas no setor dos eventos.
  • Profissionais de Marketing, publicidade, comunicação e de relações-públicas.
  • Curiosos que pretendam aprofundar conhecimentos na área de organização de eventos.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing [APPM].

Slide 1 of 1

Saídas profissionais

Este programa foi desenhado para contribuir com o reforço de competências que possibilitem o desenvolvimento de carreiras nos seguintes termos:

  • Evolução para direção-geral da organização de eventos devido à melhor compreensão do negócio e do papel da empresa no negócio
  • Evolução profissional para áreas relacionadas com Marketing e Organização de Eventos
  • Melhoria de desempenho da organização, maior visibilidade e notoriedade
  • Possibilidade de entrada em áreas de consultoria em Marketing e Organização de Eventos
  • Consolidação da posição na organização devido a um aumento de competências em áreas de negócio a todos os níveis, desde a alta direção até às posições mais operacionais e estratégicas da organização.

Testemunhos

Slide 1 of 4
O IPAM foi uma Instituição que me ajudou a crescer a nível pessoal e enquanto profissional. A Pós-Graduação em Organização de Eventos permitiu-me não só aprofundar os meus conhecimentos na área da organização de eventos e tornar-me mais autónoma, como também estabelecer contacto com entidades e profissionais que contribuíram neste crescimento. Uma das principais vantagens que retiro do IPAM é a proximidade que estabelecemos com os docentes da Instituição, com os profissionais do mercado de trabalho e com as Empresas.
Amália Braga da Costa

Alumni da PG em Organização de Eventos, IPAM Porto.

O IPAM foi uma Instituição que me ajudou a crescer a nível pessoal e enquanto profissional. A Pós-Graduação em Organização de Eventos permitiu-me não só aprofundar os meus conhecimentos na área da organização de eventos e tornar-me mais autónoma, como também estabelecer contacto com entidades e profissionais que contribuíram neste crescimento. Uma das principais vantagens que retiro do IPAM é a proximidade que estabelecemos com os docentes da Instituição, com os profissionais do mercado de trabalho e com as Empresas.
Amália Braga da Costa

Alumni da PG em Organização de Eventos, IPAM Porto.

O meu percurso pelo IPAM já começou em 2018, quando decidi fazer o meu mestrado. Não foi por acaso, que voltei a escolher esta instituição para fazer uma pós-graduação. Foi uma surpresa incrível perceber que havia uma pós-graduação numa área que sempre tive interesse em explorar e aprender. O IPAM prima pela forma inovadora de ensino e esta pós-gradução não foi exceção. Consegui aprender bastante e ainda ter o privilégio de receber esse conhecimento de profissionais muito experientes na área do eventos. Que viagem incrível.
Bárbara Portelada

Alumni da PG em Organização de Eventos, IPAM Porto.

Ao concluir a pós-graduação em Organização de Eventos no Ipam, sinto-me fortemente incentivada, repleta de confiança e motivação para enfrentar os desafios do futuro. Acredito que a sinergia entre os conhecimentos sólidos adquiridos, a riqueza das experiências partilhadas e a ampliação da networking, serão fundamentais para encarar as exigências do mercado de maneira inovadora e visionária.
Celeste Morais

Alumni da PG em Organização de Eventos, IPAM Porto.

Participar da Pós-Graduação em Organização de Eventos foi uma experiência transformadora. Gratificante pelos conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão de eventos. As relações pessoais com profissionais inspiradores e colegas apaixonados pela área veio fortalecer o meu vínculo com este setor. Em suma, sinto-me preparado e confiante para enfrentar desafios futuros.
Pedro Tavares

Alumni da PG em Organização de Eventos, IPAM Porto.

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

Módulos | UCDocente
Introdução à gestão de eventosDiana Cunha
Planeamento e gestão de eventos: gestão estratégica vs operacionalLiliana Castro
Estratégia para um evento de sucessoNádia Cruz
Case Study & Guest SpeakerDiana Cunha
Visita técnicaDiana Cunha
Comunicação de EventosPatrícia Soares da Costa e Liliana Pinho
Empreendedorismo e sustentabilidade nos eventosNorberto Amaral
Case Study & Guest SpeakerDiana Cunha
Eventos virtuais e híbridosDiogo Pinheiro
Instrumentos digitais de suporte a eventosOlavo Costa Silva
CibersegurançaNuno Seleiro
Case Study & Guest SpeakerDiana Cunha
Visita técnicaDiana Cunha
Orçamentação, fornecedores e operações Diana Cunha e Mariana Freitas
Ativações de marca e coordenação Miguel Canedo
Planeamento audiovisualCristina Galante
Planeamento de cateringLuís Rocha
Visita técnicaOrador Convidado
Projeto FinalDiana Cunha e Liliana Castro
Ultimate ChallengeDiana Cunha e Liliana Castro

Corpo docente

Conheça a Coordenadora, Professora Diana Cunha e o Corpo Docente da Pós Graduação em Organização de Eventos:

Diana Cunha
Cristina Galante
Diogo Pinheiro
Liliana Castro
Liliana Pinho
Luís Rocha
Nádia Cruz
Nuno Seleiro
Olavo Silva
Patrícia Soares da Costa

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702