XI Edição da Academia GRACE distingue projeto do IPAM Lisboa com Prémio de Inovação em Sustentabilidade e Tecnologia
Estudantes criam um “Tradutor de Linguagem Gestual com IA” e um Programa de Reskilling inovador.
A XI Edição da Academia GRACE, integrada no projeto Uni.Network, distinguiu os projetos académicos mais inovadores e alinhados com os princípios da Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativa. Entre os finalistas, destacou-se o grupo de estudantes do IPAM Lisboa com o projeto “Tradutor de Linguagem Gestual com Inteligência Artificial”, que conquistou o prémio Academia Grace, fruto da sua aplicabilidade social e integração tecnológica orientada para o bem comum.
Sob o mote " Inteligência Artificial como contributo para a sustentabilidade", a iniciativa desafiou os alunos a apresentarem propostas de valor que promovam a formação contínua e o impacto positivo da IA no cumprimento dos objetivos de sustentabilidade empresarial.
Outro grupo de estudantes, do IPAM Lisboa, conquistou o Prémio Ação, com o projeto de “Erasmus Profissional – PROMOVE”, sob o tema em concurso “Upskilling & Reskilling”.
O projeto premiado com a distinção Academia GRACE foi desenvolvido pelos estudantes Bárbara Santos, Lorenna Rossi, Lutchila Mateus, Maria Duarte e Tomás Couto, do Mestrado em Gestão de Marketing. A proposta, que visa facilitar a comunicação com pessoas surdas através da tradução automática de linguagem gestual, destacou-se pela originalidade, aplicabilidade prática e impacto na comunidade. Esta distinção, em parceria com a Coompass,contempla a mentoria especializada nas áreas de desenvolvimento tecnológico, de produto e negócio, na implementação do projeto.
O projeto distinguido com o Prémio Ação foi elaborado pelos estudantes Diogo Duarte Joana Massi, Mário Rosário e Sérgio Teixeira, da Licenciatura em Gestão de Marketing, e tem como objetivo a criação de um Programa de Reskilling e Mobilidade Interempresarial na rede GRACE. Esta iniciativa visa reforçar a capacidade de resposta das organizações às mudanças do mercado, promovendo a requalificação de competências e a partilha de conhecimento entre empresas, através da mobilidade funcional temporária dos seus colaboradores. Este prémio é patrocinado pela Missão Continente, através da oferta de entradas no QSP Summit, para os estudantes.
Para Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, “esta distinção é reflexo do compromisso da escola com uma educação transformadora, capaz de preparar os profissionais do futuro com soluções reais para desafios sociais e ambientais”.
Participação alargada e júri de excelência
A edição deste ano contou com a participação de 359 estudantes, 100 projetos a concurso e 12 professores orientadores, provenientes de 7 instituições académicas: IPAM Lisboa, EGAS Moniz School of Health and Science, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico do Porto, ISCAL e Universidade de Aveiro.
O júri foi composto por representantes de empresas e instituições públicas, entre os quais:
- Ângela Noiva, Sub-diretora da DGES
- Afonso Borga, Social Responsability Manager do Auchan Retail Portugal
- Ana Daniela Pereira, Social Engagement & Communication Specialist da MC Sonae
- Francisco Lourenço, Co-Founder & CMO da Coompass
- Pedro Amaral Frazão, Administrador & CSO do Grupo Sousa e Vice-Presidente do GRACE
- Pedro Lisbon, Co-Founder & CEO da Compass
Uni.Network: um pilar para a ligação entre empresas e academia
A Academia GRACE é um dos pilares do projeto Uni.Network, iniciativa que visa promover a ligação entre o meio académico e o mundo empresarial através do desenvolvimento de projetos focados na Responsabilidade e Sustentabilidade. Os objetivos principais passam por:
- Sensibilizar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Estimular boas práticas nas empresas;
- Oferecer experiências enriquecedoras para o percurso pessoal e profissional dos estudantes.
IPAM Lisboa: inovação e impacto através da educação
Este prémio surge num momento simbólico para o IPAM Lisboa, que inaugura em setembro o seu novo campus e hub de Marketing e Business na Lispólis – Pólo Tecnológico de Lisboa, reforçando a aposta numa formação imersiva, colaborativa e conectada ao mundo empresarial.