Comércio Internacional: Tudo o que precisas de saber e como começar nesta área
Indice de contenidos
A globalização eliminou as barreiras geográficas e alfandegárias, dando impulso ao comércio entre diversos países. Estima-se que uma pessoa com hábitos quotidianos pode consumir produtos de até 10 países diferentes num único dia, graças à globalização e à facilidade de acesso aos mercados internacionais.
Estas relações comerciais entre os países são chamadas comércio internacional. Os benefícios são diversos ao permitir que os países acedam a novas tecnologias, matérias-primas e a melhorar o rendimento económico do país.
Por este motivo, os profissionais qualificados ganham destaque. No IPAM, o CTeSP em Gestão de Negócios Internacionais (Lisboa e Porto) prepara-te com competências técnicas, analíticas e estratégicas para liderares a expansão de empresas nos mercados globais e digitais.
O que é o comércio internacional?
O comércio internacional envolve o processo de compra, venda ou troca de bens e serviços entre países, utilizando diferentes moedas e métodos de pagamento. É uma peça-chave da economia global que permite ligar produtores e consumidores em todo o mundo.
Tipos de comércio internacional
Existem várias formas de comércio internacional. As principais são:
- Comércio de bens: exportação e importação de produtos físicos entre países.
- Comércio eletrónico: compra e venda de bens e serviços pela Internet entre diferentes países.
- Comércio de serviços: prestação de serviços internacionais, desde turismo, tecnologia, educação, até telecomunicações.
- Franchising internacional: expansão de negócios via concessão de licenças para usar marcas e modelos de negócio no estrangeiro.
- Investimento estrangeiro direto (IED): investimento de capital de empresas ou particulares em ativos no estrangeiro, como a compra de ações ou a criação de filiais.
Vantagens do comércio internacional
O comércio internacional traz muitos benefícios para os países e as empresas, como:
- Estabilidade: cria laços económicos entre países.
- Oferta diversificada: acesso a mais produtos e serviços.
- Especialização: permite ao país centrar-se no que produz melhor.
- Acesso a mercados maiores: aumenta as oportunidades de negócio.
- Crescimento económico: abre portas a mais investimento e emprego.
- Inovação e competitividade: incentiva o desenvolvimento tecnológico.
- Redução de preços: a concorrência internacional ajuda a baixar custos.
- Melhor qualidade de vida: mais escolha e preços competitivos para os consumidores.
- Melhor eficiência e qualidade: as empresas melhoram para manter a competitividade.
- Acesso a recursos: obtenção de matérias-primas e produtos a melhor preço e qualidade.
Saídas profissionais em comércio internacional
As saídas profissionais para os especialistas em comércio internacional são diversas.
- Gestor comercial especializado.
- Gestor de canais internacionais.
- Gestor de vendas internacionais.
- Consultor comercial internacional.
- Técnico supervisor de logística internacional.
- Analista de inteligência comercial ou de mercado.
Comércio internacional vs. comércio externo: qual a diferença?
Apesar de muitas vezes serem usados como sinónimos, há diferenças entre comércio internacional e negócios internacionais:
- O comércio internacional refere-se a todas as transações comerciais entre diferentes países.
- Já o comércio externo centra-se nas transações de um país específico com o resto do mundo.
- E ainda os negócios internacionais englobam a gestão e as estratégias envolvidas nessas transações.
Por que estudar comércio internacional?
Se queres compreender os mercados estrangeiros, gerir processos globais e enfrentar desafios internacionais, esta é uma área em forte crescimento e cheia de oportunidades. No IPAM, tens acesso a cursos de excelência na área de negócios, tanto à distância como presenciais, para te preparares para uma carreira de sucesso.