Comércio internacional

Comércio Internacional: Tudo o que precisas de saber e como começar nesta área

2 junho 2025

    Indice de contenidos

A globalização eliminou as barreiras geográficas e alfandegárias, dando impulso ao comércio entre diversos países. Estima-se que uma pessoa com hábitos quotidianos pode consumir produtos de até 10 países diferentes num único dia, graças à globalização e à facilidade de acesso aos mercados internacionais.  

Estas relações comerciais entre os países são chamadas comércio internacional. Os benefícios são diversos ao permitir que os países acedam a novas tecnologias, matérias-primas e a melhorar o rendimento económico do país. 

Por este motivo, os profissionais qualificados ganham destaque. No IPAM, o CTeSP em Gestão de Negócios Internacionais (Lisboa e Porto) prepara-te com competências técnicas, analíticas e estratégicas para liderares a expansão de empresas nos mercados globais e digitais. 

O que é o comércio internacional?

O comércio internacional envolve o processo de compra, venda ou troca de bens e serviços entre países, utilizando diferentes moedas e métodos de pagamento. É uma peça-chave da economia global que permite ligar produtores e consumidores em todo o mundo. 

Tipos de comércio internacional

Existem várias formas de comércio internacional. As principais são: 

  • Comércio de bens: exportação e importação de produtos físicos entre países. 
  • Comércio eletrónico: compra e venda de bens e serviços pela Internet entre diferentes países. 
  • Comércio de serviços: prestação de serviços internacionais, desde turismo, tecnologia, educação, até telecomunicações. 
  • Franchising internacional: expansão de negócios via concessão de licenças para usar marcas e modelos de negócio no estrangeiro.
  • Investimento estrangeiro direto (IED): investimento de capital de empresas ou particulares em ativos no estrangeiro, como a compra de ações ou a criação de filiais. 

Vantagens do comércio internacional

O comércio internacional traz muitos benefícios para os países e as empresas, como: 

  • Estabilidade: cria laços económicos entre países. 
  • Oferta diversificada: acesso a mais produtos e serviços. 
  • Especialização: permite ao país centrar-se no que produz melhor. 
  • Acesso a mercados maiores: aumenta as oportunidades de negócio. 
  • Crescimento económico: abre portas a mais investimento e emprego. 
  • Inovação e competitividade: incentiva o desenvolvimento tecnológico. 
  • Redução de preços: a concorrência internacional ajuda a baixar custos. 
  • Melhor qualidade de vida: mais escolha e preços competitivos para os consumidores. 
  • Melhor eficiência e qualidade: as empresas melhoram para manter a competitividade. 
  • Acesso a recursos: obtenção de matérias-primas e produtos a melhor preço e qualidade. 

Saídas profissionais em comércio internacional

As saídas profissionais para os especialistas em comércio internacional são diversas. 

  • Gestor comercial especializado. 
  • Gestor de canais internacionais. 
  • Gestor de vendas internacionais. 
  • Consultor comercial internacional. 
  • Técnico supervisor de logística internacional. 
  • Analista de inteligência comercial ou de mercado. 

Comércio internacional vs. comércio externo: qual a diferença?

Apesar de muitas vezes serem usados como sinónimos, há diferenças entre comércio internacional e negócios internacionais

  • O comércio internacional refere-se a todas as transações comerciais entre diferentes países. 
  • Já o comércio externo centra-se nas transações de um país específico com o resto do mundo.  
  • E ainda os negócios internacionais englobam a gestão e as estratégias envolvidas nessas transações. 

Por que estudar comércio internacional?

Se queres compreender os mercados estrangeiros, gerir processos globais e enfrentar desafios internacionais, esta é uma área em forte crescimento e cheia de oportunidades. No IPAM, tens acesso a cursos de excelência na área de negócios, tanto à distância como presenciais, para te preparares para uma carreira de sucesso. 

gestores comercial em pé
Gestão Comercial: O papel do gestor comercial e as oportunidades de carreira
27 maio 2025
Ler mais
Microeconomia e macroeconomia
Microeconomia e macroeconomia: Diferenças e exemplos
28 fevereiro 2025
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702