Comunicação digital: O que é e quais são as suas vantagens?
13 maio 2025
Ler maisÍndice de conteúdos
O branding e o posicionamento de marca correspondem a um conjunto articulado de ações que visam consolidar os valores corporativos, aumentar a visibilidade e alinhar os objetivos estratégicos de uma organização. Embora frequentemente confundidos, estes conceitos têm diferenças estruturais.
Para os profissionais que pretendem aprofundar conhecimentos nesta área, destaca-se a Pós-Graduação em Branding (Porto), uma formação inovadora que envolve estratégia, gestão e a comunicação integrada da marca numa perspetiva 360º e na construção de branding tendo por base um caso real.
Complementarmente, a Pós-Graduação em Marketing (Online) proporciona uma compreensão do que realmente é o marketing na contemporaneidade: interativo, digital, focado na centralidade do consumidor e interativa.
Para saber mais sobre o que é branding, quais são os principais tipos, as saídas profissionais e como ter um bom posicionamento de uma marca, prossiga com a leitura.
O branding compreende o desenvolvimento de ações planeadas para aumentar a notoriedade da marca, promover a imagem positiva junto do consumidor e incentivar a fidelidade. O principal propósito é estabelecer uma relação de valor com o público-alvo e influenciar positivamente o seu comportamento de compra.
O principal objetivo do branding é expandir a marca no mercado ou segmento e aumentar a sua relevância e notoriedade. Segundo um relatório da McKinsey & Company, as empresas com um forte branding superam os seus concorrentes em crescimento de receitas em mais de 20%.
Assim, o primeiro passo é criar um plano de marketing que defina uma sequência de ações para que tanto os consumidores quanto os públicos conheçam a marca. Para tal, é necessário considerar a identidade da marca, além dos canais que se utilizarão para promovê-la.
É fundamental um plano de marketing estruturado, que inclua:
Estas são algumas das principais saídas profissionais em branding:
O posicionamento de uma marca refere-se à forma como a organização deseja ser percebida pelos seus públicos. Trata-se de uma construção estratégica, que abrange perceção, valores e emoção associada à marca. Em outras palavras, como pretende que os consumidores percecionem a marca.
Todas as empresas precisam de definir um posicionamento específico, com base nos seus valores, público-alvo e objetivos. Um bom posicionamento ajuda a marca a destacar-se num mercado competitivo e pode aumentar a receita da empresa até 23% consoante a um estudo.
Exemplos de posicionamentos:
Cada marca comunica o seu posicionamento em tudo o que faz, desde o design dos produtos até à linguagem usada nas campanhas, passando pelo atendimento ao consumidor e até pelas redes sociais. Quando feito corretamente, ajuda a diferenciar o negócio dos concorrentes.
Conheça oito estratégias de posicionamento de marca para gerar valor e sentimento de pertença com o público.
O posicionamento não se limita a logótipos ou campanhas pontuais. Ele manifesta-se em todas as interações da marca com os seus stakeholders, desde o produto até ao atendimento. É uma dimensão essencial da estratégia corporativa.
O IPAM disponibiliza várias opções formativas na área do marketing, permitindo a escolha do percurso mais alinhado com os objetivos profissionais do participante.