Branding e posicionamento de uma marca: O que é e como fazer
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O branding e o posicionamento de marca correspondem a um conjunto articulado de ações que visam consolidar os valores corporativos, aumentar a visibilidade e alinhar os objetivos estratégicos de uma organização. Embora frequentemente confundidos, estes conceitos têm diferenças estruturais.
Para os profissionais que pretendem aprofundar conhecimentos nesta área, destaca-se a Pós-Graduação em Branding (Porto), uma formação inovadora que envolve estratégia, gestão e a comunicação integrada da marca numa perspetiva 360º e na construção de branding tendo por base um caso real.
Complementarmente, a Pós-Graduação em Marketing (Online) proporciona uma compreensão do que realmente é o marketing na contemporaneidade: interativo, digital, focado na centralidade do consumidor e interativa.
Para saber mais sobre o que é branding, quais são os principais tipos, as saídas profissionais e como ter um bom posicionamento de uma marca, prossiga com a leitura.
Branding: o que é?
O branding compreende o desenvolvimento de ações planeadas para aumentar a notoriedade da marca, promover a imagem positiva junto do consumidor e incentivar a fidelidade. O principal propósito é estabelecer uma relação de valor com o público-alvo e influenciar positivamente o seu comportamento de compra.
Quais são os tipos de branding?
- Branding corporativo ou comercial: direcionado à identidade de empresas.
- Branding pessoal (personal branding): dedica-se a trabalhar a marca pessoal de cada indivíduo.
- Employer branding: valoriza a reputação da organização enquanto entidade empregadora.
- Co-branding: parceria entre duas marcas para obter benefícios mútuos em vendas e divulgação.
- Branding emocional: gestão da marca com enfoque em utilizar e criar emoções afetivas com o público-alvo.
- Branding político
: posiciona figuras políticas no espetro público.
- Digital branding: abrange todas as ações de branding realizadas em blogs, sites, publicações nas redes sociais, entre outros.
- Branding sustentável: centrado em organizações com responsabilidade social.
- Social branding: ações com foco no fortalecimento da marca nas redes sociais.
Quais são os objetivos do branding?
O principal objetivo do branding é expandir a marca no mercado ou segmento e aumentar a sua relevância e notoriedade. Segundo um relatório da McKinsey & Company, as empresas com um forte branding superam os seus concorrentes em crescimento de receitas em mais de 20%.
Assim, o primeiro passo é criar um plano de marketing que defina uma sequência de ações para que tanto os consumidores quanto os públicos conheçam a marca. Para tal, é necessário considerar a identidade da marca, além dos canais que se utilizarão para promovê-la.
É fundamental um plano de marketing estruturado, que inclua:
- Seleção criteriosa dos canais de comunicação.
- Promoção da diferenciação face à concorrência.
- Criação de identidade visual e conceção coerente.
- Reforço da confiança e valor percecionado pelo consumidor.
Quais são as saídas profissionais em branding?
Estas são algumas das principais saídas profissionais em branding:
- Especialista em marketing: define táticas de comunicação para a marca.
- Consultor de branding: apoia organizações na definição e execução de branding.
- Designer gráfico: desenvolve logótipos, paletas cromáticas e materiais visuais.
- Gestor de branding: responsável pela estratégia global da marca e análise de mercado.
- Diretor criativo: supervisiona as equipas criativas em alinhamento com o posicionamento da marca.
O que é posicionamento de marca?
O posicionamento de uma marca refere-se à forma como a organização deseja ser percebida pelos seus públicos. Trata-se de uma construção estratégica, que abrange perceção, valores e emoção associada à marca. Em outras palavras, como pretende que os consumidores percecionem a marca.
Todas as empresas precisam de definir um posicionamento específico, com base nos seus valores, público-alvo e objetivos. Um bom posicionamento ajuda a marca a destacar-se num mercado competitivo e pode aumentar a receita da empresa até 23% consoante a um estudo.
Exemplos de posicionamentos:
- Apple: marca premium, associada a inovação, design minimalista e experiência do utilizador.
- Zara: aposta num posicionamento de “moda acessível e rápida”. A marca é associada a tendências atuais, preços competitivos e uma capacidade de resposta rápida às mudanças do mercado.
- Lush: marca de cosmética que aposta num posicionamento ético e sustentável com ingredientes naturais, contra testes em animais, embalagens recicláveis e uma forte ligação a causas ambientais e sociais.
Cada marca comunica o seu posicionamento em tudo o que faz, desde o design dos produtos até à linguagem usada nas campanhas, passando pelo atendimento ao consumidor e até pelas redes sociais. Quando feito corretamente, ajuda a diferenciar o negócio dos concorrentes.
Como fazer o posicionamento de uma marca?
Conheça oito estratégias de posicionamento de marca para gerar valor e sentimento de pertença com o público.
- Analise os concorrentes.
- Conheça o seu público-alvo.
- Construa uma identidade de marca coerente.
- Comunique consistentemente a sua mensagem.
- Reforce as qualidades da marca e quais são os fatores diferenciadores.
- Descubra as necessidades e preferências dos consumidores.
- Ajuste a proposta de valor da marca à realidade da empresa.
- Estabeleça ligações com os utilizadores e humaniza a marca.
Quais são os próximos passos?
O posicionamento não se limita a logótipos ou campanhas pontuais. Ele manifesta-se em todas as interações da marca com os seus stakeholders, desde o produto até ao atendimento. É uma dimensão essencial da estratégia corporativa.
O IPAM disponibiliza várias opções formativas na área do marketing, permitindo a escolha do percurso mais alinhado com os objetivos profissionais do participante.