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Branding e posicionamento de uma marca: O que é e como fazer

23 abril 2025

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O branding e o posicionamento de marca correspondem a um conjunto articulado de ações que visam consolidar os valores corporativos, aumentar a visibilidade e alinhar os objetivos estratégicos de uma organização. Embora frequentemente confundidos, estes conceitos têm diferenças estruturais. 

Para os profissionais que pretendem aprofundar conhecimentos nesta área, destaca-se a Pós-Graduação em Branding (Porto), uma formação inovadora que envolve estratégia, gestão e a comunicação integrada da marca numa perspetiva 360º e na construção de branding tendo por base um caso real. 

Complementarmente, a Pós-Graduação em Marketing (Online) proporciona uma compreensão do que realmente é o marketing na contemporaneidade: interativo, digital, focado na centralidade do consumidor e interativa. 

Para saber mais sobre o que é branding, quais são os principais tipos, as saídas profissionais e como ter um bom posicionamento de uma marca, prossiga com a leitura. 

Branding: o que é?

O branding compreende o desenvolvimento de ações planeadas para aumentar a notoriedade da marca, promover a imagem positiva junto do consumidor e incentivar a fidelidade. O principal propósito é estabelecer uma relação de valor com o público-alvo e influenciar positivamente o seu comportamento de compra. 

Quais são os tipos de branding?

  • Branding corporativo ou comercial: direcionado à identidade de empresas. 
  • Branding pessoal (personal branding): dedica-se a trabalhar a marca pessoal de cada indivíduo. 
  • Employer branding: valoriza a reputação da organização enquanto entidade empregadora. 
  • Co-branding: parceria entre duas marcas para obter benefícios mútuos em vendas e divulgação. 
  • Branding emocional: gestão da marca com enfoque em utilizar e criar emoções afetivas com o público-alvo.  
  • Branding político

    : posiciona figuras políticas no espetro público. 

  • Digital branding: abrange todas as ações de branding realizadas em blogs, sites, publicações nas redes sociais, entre outros. 
  • Branding sustentável: centrado em organizações com responsabilidade social. 
  • Social branding: ações com foco no fortalecimento da marca nas redes sociais. 

Quais são os objetivos do branding?

O principal objetivo do branding é expandir a marca no mercado ou segmento e aumentar a sua relevância e notoriedade. Segundo um relatório da McKinsey & Company, as empresas com um forte branding superam os seus concorrentes em crescimento de receitas em mais de 20%. 

Assim, o primeiro passo é criar um plano de marketing que defina uma sequência de ações para que tanto os consumidores quanto os públicos conheçam a marca. Para tal, é necessário considerar a identidade da marca, além dos canais que se utilizarão para promovê-la.  

É fundamental um plano de marketing estruturado, que inclua: 

  • Seleção criteriosa dos canais de comunicação. 
  • Promoção da diferenciação face à concorrência. 
  • Criação de identidade visual e conceção coerente. 
  • Reforço da confiança e valor percecionado pelo consumidor. 

Quais são as saídas profissionais em branding?

Estas são algumas das principais saídas profissionais em branding: 

  • Especialista em marketing: define táticas de comunicação para a marca. 
  • Consultor de branding: apoia organizações na definição e execução de branding. 
  • Designer gráfico: desenvolve logótipos, paletas cromáticas e materiais visuais. 
  • Gestor de branding: responsável pela estratégia global da marca e análise de mercado. 
  • Diretor criativo: supervisiona as equipas criativas em alinhamento com o posicionamento da marca. 

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de uma marca refere-se à forma como a organização deseja ser percebida pelos seus públicos. Trata-se de uma construção estratégica, que abrange perceção, valores e emoção associada à marca. Em outras palavras, como pretende que os consumidores percecionem a marca. 

Todas as empresas precisam de definir um posicionamento específico, com base nos seus valores, público-alvo e objetivos. Um bom posicionamento ajuda a marca a destacar-se num mercado competitivo e pode aumentar a receita da empresa até 23% consoante a um estudo. 

Exemplos de posicionamentos:

  1. Apple: marca premium, associada a inovação, design minimalista e experiência do utilizador. 
  2. Zara: aposta num posicionamento de “moda acessível e rápida”. A marca é associada a tendências atuais, preços competitivos e uma capacidade de resposta rápida às mudanças do mercado. 
  3. Lush: marca de cosmética que aposta num posicionamento ético e sustentável com ingredientes naturais, contra testes em animais, embalagens recicláveis e uma forte ligação a causas ambientais e sociais. 

Cada marca comunica o seu posicionamento em tudo o que faz, desde o design dos produtos até à linguagem usada nas campanhas, passando pelo atendimento ao consumidor e até pelas redes sociais. Quando feito corretamente, ajuda a diferenciar o negócio dos concorrentes. 

Como fazer o posicionamento de uma marca?

Conheça oito estratégias de posicionamento de marca para gerar valor e sentimento de pertença com o público. 

  1. Analise os concorrentes. 
  2. Conheça o seu público-alvo. 
  3. Construa uma identidade de marca coerente. 
  4. Comunique consistentemente a sua mensagem. 
  5. Reforce as qualidades da marca e quais são os fatores diferenciadores. 
  6. Descubra as necessidades e preferências dos consumidores. 
  7. Ajuste a proposta de valor da marca à realidade da empresa. 
  8. Estabeleça ligações com os utilizadores e humaniza a marca. 

Quais são os próximos passos?

O posicionamento não se limita a logótipos ou campanhas pontuais. Ele manifesta-se em todas as interações da marca com os seus stakeholders, desde o produto até ao atendimento. É uma dimensão essencial da estratégia corporativa. 

O IPAM disponibiliza várias opções formativas na área do marketing, permitindo a escolha do percurso mais alinhado com os objetivos profissionais do participante. 

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