Alt
  • Corpo docente
  • Gonçalo Castel-Branco

Gonçalo Castel-Branco

Nasceu em Lisboa, nos anos 80 e é um homem que aprendeu a contar uma história, a cozinhar e a tocar piano para fazer pessoas felizes.

Sempre rodeado pela família, a sua vida dividiu-se entre ideias e ação, ao longo dos últimos 20 anos. Criatividade, estratégia e empreendedorismo valeram-lhe o reconhecimento dos seus pares e múltiplos prémios internacionais.

Tal como todos os criativos, gosta de imaginar e concretizar ideias, atirando-se sempre para fora de pé e para o que ainda não aconteceu. Na escola, sentia-se pouco confortável com a formatação, preferindo sempre o caminho da liberdade criativa e da discussão de ideias.

Nada é formatado no percurso do Gonçalo, e essa abordagem tem sido a chave do seu sucesso em múltiplas áreas, desde a produção de eventos e o comentário político televisivo, até à definição de branding para campanhas políticas, marcas de grande consumo, marketing desportivo ou teatro.

Uma das experiências mais marcantes do seu percurso aconteceu em 2012, quando se juntou à equipa de comunicação da campanha eleitoral norte-americana de Barack Obama. Mais tarde regressou para a campanha de Hillary Clinton onde chegou a ser responsável pela formação de 60 voluntários nas ações eleitorais porta-a-porta.

Como fundador de empresas como a Action4, Cherry Entertainment (Grupo Ativism), T&M e, atualmente, CEO da LOHAD, Gonçalo tem transformado ideias visionárias em projetos que marcam a diferença, tanto em Portugal como no cenário internacional.

Exemplo disso é o projecto “The Presidential Train”, uma experiência de luxo que revisita o histórico Comboio Presidencial, outrora pertencente a Reis e Rainhas, incluindo gastronomia de excelência aliada à deslumbrante paisagem da linha ferroviária do Douro. Este projeto, que ganhou forma com a ajuda da sua filha, foi reconhecido com o prémio de Melhor Evento Público do Mundo nos Bea World Awards e é um testemunho de como Gonçalo consegue unir tradição e inovação, colocando Portugal no mapa global do turismo de luxo.

Hoje em dia, o projecto mais popular, e que melhor ilustra o seu empreendedorismo é o “Chefs on Fire”, um festival que tem revolucionado o cenário gastronómico e cultural em Portugal. Ao combinar música e gastronomia de forma única, este evento proporciona uma experiência gastronómica e de alta qualidade, onde chefs de renome cozinham exclusivamente com fogo, criando pratos únicos que refletem a riqueza da culinária portuguesa.

Com um ambiente acolhedor e número limitado de participantes, “Chefs on Fire” atrai não apenas foodies, mas também aqueles que procuram experiências autênticas e inovadoras juntamente com música e convívio. Este festival tem sido crucial para promover a cultura gastronómica do país, destacando-se como uma referência em termos culturais e gastronómicos.

Além de liderar projetos de sucesso, Gonçalo Castel-Branco mantém um compromisso firme com a educação e o desenvolvimento de novos talentos, ao recrutar novas gerações nos seus projectos.

Com uma visão que transcende o convencional e uma capacidade inata de transformar ideias em realidade, Gonçalo Castel-Branco continua a redefinir os limites do que é possível no mundo dos eventos e da criatividade, impactando não só o presente, mas também moldando o futuro do setor.