Lidere o marketing através de decisões estratégicas com dados, tecnologia e inovação.
O Tech-Marketing foi criado para profissionais que querem impulsionar as suas carreiras integrando estrategicamente marketing e tecnologia.
Num setor em constante transformação, marcado pela inovação e pela evolução das tecnologias emergentes, este programa destaca-se como uma proposta diferenciadora e orientada para o futuro.
No contexto atual, onde a tecnologia redefine a forma de pensar os negócios, o programa prepara profissionais para a tomada de decisão, de forma inovadora e orientada por dados, fortalecendo a ligação entre estratégia, tecnologia e criação de valor.
Com uma abordagem prática, interativa e atualizada, o curso oferece ferramentas e framewoks, análise de casos reais, simulações empresariais e dinâmicas colaborativas que refletem os desafios do mercado.
Além de contar com convidados especiais em cada unidade curricular, com a partilha de insights práticos, inovadores e atualizados sobre a aplicação da tecnologia no marketing, terá acesso a masterclasses exclusivas conduzidas por especialistas nas áreas de tecnologia e marketing.
Foca-se na forma como as tecnologias digitais impactam as interações entre consumidores, marcas, produtos e serviços. Serão explorados temas como a jornada do consumidor, comportamento omnicanal, personalização, usabilidade e estratégias centradas no utilizador.
Aborda os fundamentos, estratégias e tendências que moldam o comércio digital na atualidade. São explorados temas como modelos de negócio online, plataformas tecnológicas, estratégias de conversão, gestão logística e meios de pagamento digitais.
Oferece uma visão prática e aplicada dos princípios financeiros essenciais à gestão em ambientes empresariais e digitais. Serão abordados temas como análise de demonstrações financeiras, planeamento orçamental, avaliação de investimentos, gestão de tesouraria e indicadores de desempenho financeiro.
Centra-se na construção e manutenção de relações duradouras e de valor entre marcas e consumidores. Explora estratégias orientadas para a fidelização, personalização da comunicação, programas de loyalty, e uso inteligente de dados para compreender o ciclo de vida do cliente.
Concentra-se nas estratégias, técnicas e ferramentas essenciais para gerir eficazmente equipas comerciais e otimizar os processos de venda em ambientes digitais e presenciais. Serão abordados temas como planeamento comercial, definição de objetivos e metas, gestão de funis de vendas, negociação, liderança de equipas de vendas e análise de desempenho com base em indicadores-chave (KPIs).
Explora os fundamentos e ferramentas para a definição de estratégias de marketing sustentadas, alinhadas com os objetivos do negócio e com a dinâmica dos mercados contemporâneos. São abordados temas como análise de mercado e concorrência, segmentação e posicionamento, criação de valor e vantagem competitiva. A unidade também integra a perspectiva tecnológica e digital na formulação estratégica, promovendo decisões baseadas em dados e orientadas para a inovação, o crescimento e a diferenciação sustentável.
Proporciona uma experiência imersiva e prática de tomada de decisão em ambientes empresariais dinâmicos e digitais. Através de simulações interativas, os participantes assumem o papel de gestores, enfrentando desafios reais relacionados à definição de estratégias, alocação de recursos, análise de desempenho e adaptação a cenários de mercado.
Explora os princípios, competências e dinâmicas necessários para inspirar e conduzir equipas rumo à inovação, à mudança organizacional e ao impacto sustentável. São abordados temas como inteligência emocional, estilos de liderança, cultura organizacional, gestão da mudança e desenvolvimento de propósito coletivo.
O programa integra um ciclo exclusivo de Masterclasses com especialistas e líderes de referência, focado nas tendências emergentes que estão a transformar o marketing a nível global.
Estas sessões aprofundam temas como:
Estas Masterclasses oferecem uma visão privilegiada e atualizada do futuro do marketing, promovendo o pensamento estratégico, a inovação contínua e a ligação com os protagonistas da transformação tecnológicas no Marketing.
Do Executive Master ao Mestrado Académico
Após terminar o Executive Master, com apenas um ano adicional de estudo e dissertação final, poderá prosseguir os seus estudos para o Mestrado em Gestão de Marketing. Um percurso que junta experiência executiva a investigação científica, elevando o seu perfil académico e profissional.
Neste curso, os estudantes mergulham numa experiência prática única através da Cesim, plataforma de simulação de gestão. Assumindo o papel de gestores de uma empresa virtual, enfrentam desafios reais e tomam decisões estratégicas nas áreas de marketing, vendas, produto e posicionamento, num ambiente dinâmico e altamente competitivo.
Esta ferramenta permite aplicar conhecimentos teóricos em cenários realistas, desenvolver competências analíticas e de tomada de decisão, e perceber, em tempo real, o impacto das suas escolhas na performance da organização.
Para o ingresso neste programa, recomenda-se que seja detentor de uma licenciatura e/ou de um mínimo de dois anos de experiência profissional relevante.
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de candidatura, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Prepara o estudante com as competências e ferramentas operacionais necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional na área do marketing.
O mestrado prepara o estudante para a estratégia de marketing digital, análise de métricas, jornada do consumidor online, entre outros.
Aprenda a desenvolver um plano de marketing e a colocar o cliente no centro das suas estratégias. Com foco no contexto marketing 5.0 nesta formação são abordadas temáticas como o posicionamento, o branding, as vendas e as métricas de marketing.
Com mais de 3.400 alunos formados em mais de 100 edições, esta formação combina estratégia e prática, abordando SEO, email marketing, paid media, vídeo marketing e inteligência artificial. Aprenda através de projetos práticos e ambientes simulados.
O Executive Master tem uma base teórica sólida complementada com uma maior componente prática, com aplicabilidade profissional imediata, através de um projeto executivo que acompanha o aluno ao longo do curso e masterclasses lideradas por especialistas de referência, reforçando a ligação ao mercado.
O Executive Master é uma formação de menor duração, menos académica e sem necessidade de tese obrigatória. Com uma base teórica sólida complementada com uma maior componente prática, com aplicabilidade profissional imediata, através de um projeto executivo que acompanha o aluno ao longo do curso e masterclasses lideradas por especialistas de referência, reforçando a ligação ao mercado.
Profissionais que procuram um curso com uma visão estratégica, prática e com impacto real e que possua a flexibilidade necessária para conciliar a vida pessoal com uma atividade profissional ativa e exigente. Para quem gere equipas, lidera projetos, toma decisões estratégicas e pretende progredir na carreira ou explorar novas áreas de especialização.