1.png
IPAM BLOG

05/05/2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa #FicaEmCasa


A minha pátria é a língua portuguesa” Fernando Pessoa, in Livro do Desassossego.

Dia-Internacional-da-Lingua-Portuguesa

No dia 25 de novembro do ano passado chegava-nos desde Paris uma belíssima notícia, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) oficializava que o dia 5 de maio seria o eleito para ser o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Esta notícia alegrou indubitavelmente as mais de 260 milhões de pessoas que falam esta língua (Instituto Camões) e simbolizou mais uma conquista para a lusofonia.

O Instituto Camões, o principal percursor da língua e cultura portuguesa além-fronteiras, divulgou igualmente alguns dados que são interessantes de referir. A língua portuguesa é a “5ª língua com maior número de utilizadores na internet” e a “3ª língua mais usada no Facebook”. Paralelamente, é a língua oficial de várias instituições internacionais e muitas são as cátedras, as universidades, escolas e institutos que constituem e fortalecem esta língua convertendo-a numa rede global.

Incluímos estes dados por considerarmos que, por um lado, a língua portuguesa teve um crescimento exponencial nos cinco continentes e que está a ganhar, cada vez mais, um lugar de destaque na esfera internacional, e por outro porque somos muitos os que desde as nossas casas, estamos a trabalhar e a comunicar, diariamente, nesta língua tão esplêndida e erudita.

Bem, é certo que ainda permanecemos a trabalhar e a estudar desde casa, mas esse facto não nos deve impedir de festejar, virtualmente e em comunidade, este dia tão importante e significativo para a nossa história e cultura.

 


Diogo Marques dos Santos
Diretor de Comunicação
Universidade Europeia | IADE | IPAM

 

VOLTAR <<


AGENDA

Conheça os próximos eventos do IPAM. 

LISBOA  PORTO