Qual é o papel da inteligência artificial no marketing?
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A inteligência artificial (IA) consolidou-se como uma ferramenta estratégica no marketing digital e permite que empresas e profissionais se destaquem num mercado cada vez mais competitivo ao potenciar a personalização, automatização, criação de conteúdos e análise de resultados. Desta forma, a IA possibilita desenvolver ações orientadas por dados e alcançar de forma mais eficaz o público-alvo.
Se lhe interessa o mundo da inovação e da inteligência artificial no marketing digital, a Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Marketing (Lisboa e Porto), pioneira em Portugal, prepara os profissionais para liderarem a inovação nas empresas com IA. Ideal para quem pretende preparar-se para transformar a gestão e o marketing com decisões baseadas em dados.
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Em que consiste a IA no marketing
A inteligência artificial no marketing utiliza algoritmos avançados e tecnologias inovadoras para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões de comportamento dos consumidores e personalizar experiências de forma eficaz. Além disso, A IA permite automatizar processos, otimizar campanhas em tempo real e prever tendências, além de assegurar uma abordagem mais assertiva e orientada a dados.
Esta integração entre estratégias de marketing e análise de dados cria uma equipa altamente eficiente, capaz de tomar decisões informadas, melhorar o rendimento e maximizar o retorno do investimento (ROI) das ações de marketing.
Consoante o relatório “The State of Marketing 2024”, da HubSpot, 45% dos profissionais de marketing usam a IA para a fomentação de ideias e inspirações para campanhas e conteúdos.
Impacto da inteligência artificial no marketing
A IA no marketing transformou a forma como as empresas analisam dados, interagem com os consumidores e otimizam as suas estratégias para alcançar resultados mais eficazes. Estas são algumas das formas como o marketing foi influenciado pela IA:
- Analisar e prever: a IA analisa grande quantidade de dados, prevê tendências e comportamentos futuros dos consumidores, permite às empresas antecipar-se e ajustar as estratégias de marketing e as necessidades do consumidor.
- Personalizar: são criados perfis detalhados de cada consumidor, oferecendo-lhes conteúdo relevante.
- Automatizar: processos como envio de emails ou gestão de redes sociais podem ser automatizados.
- Experiência do utilizador: aumento da fidelidade e satisfação do consumidor por meio de recomendações personalizadas.
- Segmentar: identificação de padrões e características demográficas para segmentar o público-alvo.
Vantagens da IA no marketing
As vantagens são diversas, como a obtenção de informação sobre os consumidores ou a produção de conteúdo. Além disso, aumenta a eficiência do fluxo de trabalho e a reduzir erros humanos. Mas atenção, este processo precisa ser sempre supervisionado por um profissional qualificado.
Abaixo, indicamos as vantagens da automação do marketing com a IA.
- Obter informação a partir dos dados dos consumidores: é feito a análise de dados chave para compreender os consumidores atuais e potenciais. Os dados obtidos podem ser básicos, de interação e de comportamento.
- Experiência do consumidor com conteúdos personalizados: com o marketing de conteúdo personalizado, compreende-se melhor o consumidor e é possível ter uma estratégia mais orientada aos resultados.
- Minimizar erros humanos: A IA pode reduzir os erros humanos que, por vezes, podem gerar riscos. Enquanto algumas ferramentas de inteligência artificial podem funcionar em segundo plano, os profissionais podem dedicar-se a outras tarefas que requerem a sua intervenção direta, como criação de estratégias, supervisão de conteúdo ou design.
- Aumentar o ROI: com os fluxos de trabalho gerados pela inteligência artificial, as empresas podem poupar custos e melhorar o retorno do investimento.
- Melhorar a qualidade de dados: os dados podem ser irrelevantes se não forem administrados e analisados corretamente. Neste caso, a IA pode ajudar na recolha e interpretação dos dados.
Exemplos de inteligência artificial no marketing
Estes são alguns dos exemplos de como a IA pode ser usada no marketing:
- Chatbots: a IA analisa palavras-chave e recorre a algoritmos para entender e responder a conversas.
- Data-driven marketing: permite analisar e executar ações a partir de informações como comportamento do consumidor, preferências, dados geográficos ou histórico de encomendas.
- Curadoria de conteúdos: algoritmos com a capacidade de apresentar informação baseada em dados prévios, como publicações, vistas ou interações.
- Campanhas publicitárias inteligentes: as plataformas publicitárias utilizam aprendizagem automática para melhorar os anúncios.
- Testa A/B: é possível realizar múltiplos testes A/B simultaneamente e otimizar a experiência do utilizador com resultados sob medida.
- Otimização de estoques ou previsão de demandas: a IA pode ajudar a prever as tendências de procuras futuras e desta forma melhorar a eficácia.
- Marketing de influência: identificar e selecionar influenciadores digitais com base em dados e métricas relevantes.
Ferramentas de IA para marketing digital
A inteligência artificial tem sido cada vez mais aplicada no marketing e proporciona soluções inovadoras que transformam a forma como as marcas se ligam com os consumidores e impulsionam os seus resultados.
Conteúdo
- Jasper: ideal para ter ideias sobre temas, títulos e criar textos para blogs, redes sociais e descrições de produtos. Também pode ser usado para otimizar a produção de conteúdo.
- Midjourney: utilizado para gerar imagens a partir de texto. Permite a criação de conteúdo visual personalizado e de alta qualidade para campanhas.
- Synthesia: cria vídeos com avatares e vozes realistas a partir de texto e otimiza a produção de conteúdo audiovisual.
Automação
- HubSpot: automação de marketing, vendas e atendimento ao consumidor. A ferramenta inclui a geração de conteúdo, prospeção e suporte ao consumidor.
- Bardeen.ai: automatiza tarefas ao integrar-se a outras ferramentas e melhorar a eficiência.
- eKyte: plataforma para gerir equipas de marketing no planeamento, produção e otimização de campanhas.
Dados
- Google Analytics 4: essencial para analisar o comportamento do consumidor, identificar tendências de mercado e otimizar campanhas com base em dados.
- HubSpot: insights acionáveis sobre dados de CRM, enriquecendo-os com perfis dos consumidores e empresas para melhorar a tomada de decisões.
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