Curso de Especialização
Gestão de Relacionamento com Clientes - Porto

Programa que prepara os profissionais para liderar a nova era da gestão comercial com excelência, inovação e foco no cliente.

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ApresentaçãoPlano de estudosDireção do CursoSaídas profissionaisAdmissões

Curso de Especialização em Gestão de Relacionamento com Clientes, Porto

Num cenário comercial cada vez mais dinâmico e globalizado, a função comercial assume um papel estratégico essencial para o crescimento e a diferenciação competitiva das organizações. Com a crescente importância de decisões baseadas em dados, a necessidade de adaptar rapidamente as estratégias ao mercado e de integrar novas tecnologias.

O Curso de Especialização em Gestão de Relacionamento com Clientes nasce da necessidade de formar gestores e líderes comerciais que estejam preparados para enfrentar a complexidade do mercado atual, conciliando pensamento estratégico, performance operacional e inovação tecnológica e digital.

Ao longo do percurso formativo, os participantes irão também explorar o potencial da Inteligência Artificial e das tecnologias digitais e analíticas na tomada de decisão e na otimização da performance comercial.

Início
Novembro 2025
Duração
7 meses
Horário
Pós-laboral
Idioma
Português

Pedido de Informações

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Portugal
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Formação flexível

No IPAM, o formato blended alia sessões presenciais a até 20% de aulas online live, proporcionando a flexibilidade necessária para conciliar a formação com uma carreira profissional a tempo inteiro – mantendo a excelência académica, a componente prática e o contacto com uma rede ativa de profissionais de marketing.

Porquê o Curso de Especialização em Gestão de Relacionamento com Clientes?

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

MódulosHORASECTS
Estratégia Comercial4H 1 ECTS
Gestão Estratégica de Carteiras de Clientes 12H2,5 ECTS
Gestão de Stakeholders no Processo de Decisão de Compra 4H1 ECTS
Key account management8H1,5 ECTS
Negociação Comercial8H1,5 ECTS
Gestão de Performance comercial12H2,5 ECTS
Gestão de equipas de Vendas8H1,5 ECTS
Estratégias Digitais e Inteligência Artificial na Gestão Comercial12H2,5 ECTS

Objetivos de aprendizagem

  • Desenvolver e implementar estratégias comerciais robustas, adaptadas ao contexto atual, em diferentes canais de venda (offline e online).
  • Gerir contas estratégicas e carteiras de clientes com foco na retenção e na criação de valor.
  • Analisar o processo de decisão de compra, identificando os vários stakeholders envolvidos, e a adotar estratégias eficazes de influência e alinhamento com cada perfil decisor.
  • Aplicar técnicas de negociação eficazes em contextos complexos e multifuncionais.
  • Liderar equipas comerciais, tornando-as mais motivadas, com accountability e com foco em resultados.
  • Analisar e interpretar dados, integrando ferramentas de Business Intelligence, CRM e Inteligência Artificial nos processos de venda e relacionamento com o cliente.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM).
Selo APPM

Saídas profissionais

Ícone de pasta
Diretor Comercial
Ícone de etiqueta
Chefe de Vendas
Ícone de olho
Responsável Comercial
Ícone de edifício
Gestor de Equipas Comerciais
Ícone de gráfico de barras
Gestor Comercial
Ícone de componente
Key Account Manager
Ícone de gráfico
Gestor de Desenvolvimento de Negócio
Ícone de lâmpada
Consultor de Estratégia Comercial

Admissões e candidaturas

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de candidatura, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

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Novembro 2025
Blended
7 Meses
7 months
15,5
Português

FAQs

O que é Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM)?

A Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM) é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que as empresas utilizam para gerir e analisar as interações com os seus clientes. O objetivo principal do CRM é melhorar a relação com os clientes, aumentar a satisfação e fidelização, e, consequentemente, impulsionar o crescimento e os lucros da organização.

Qual a importância do Gestão de Relacionamento com Clientes para as empresas?

É fundamental para melhorar a comunicação entre a empresa e os seus clientes. Ela permite personalizar o atendimento, otimizar processos de vendas, identificar oportunidades de mercado, melhorar o atendimento pós-venda, e fidelizar clientes. A gestão eficaz do relacionamento com o cliente impacta diretamente a rentabilidade e a competitividade das empresas no mercado.

Quais as principais ferramentas utilizadas na Gestão de Relacionamento com Clientes?

As ferramentas de CRM incluem softwares como Salesforce, HubSpot, Microsoft Dynamics 365, Zoho CRM, entre outros. Estes sistemas permitem centralizar informações sobre clientes, automatizar processos de marketing, gerir vendas e analisar dados para tomar decisões estratégicas mais informadas.

Quais as competências necessárias para trabalhar com a Gestão de Relacionamento com Clientes?

Trabalhar nesta área exige competências em análise de dados, conhecimento de ferramentas tecnológicas, e uma compreensão profunda do comportamento do consumidor. Além disso, é importante ter habilidades em comunicação, resolução de problemas e capacidade de adaptação às novas tendências de mercado.

Como melhorar o relacionamento com os clientes?

Melhore o relacionamento com os clientes mediante estratégias como o uso de ferramentas de CRM para personalizar o atendimento e escutar ativamente as suas necessidades, oferecer um atendimento de qualidade e com acompanhamento proativo.

Quais são os benefícios de um bom relacionamento com os clientes?

Resulta em maior fidelização, recomendações espontâneas, aumento do valor do cliente ao longo do tempo (CLV), vantagem competitiva no mercado, feedback constante para melhorias e redução de reclamações.

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702