Formação avançada para profissionais que desejam liderar a transformação digital.
O curso de especialização em Web3 e Inteligência Artificial oferece uma formação avançada, prática e estratégica, concebida para profissionais que desejam liderar a transformação digital nas suas organizações. Num contexto de rápida evolução tecnológica, este programa proporciona o domínio das tecnologias emergentes – como blockchain, contratos inteligentes, DeFi, NFTs e IA generativa – aliando fundamentos teóricos sólidos à aplicação prática imediata.
Ao longo do programa, os participantes desenvolvem competências técnicas, estratégicas e críticas que os preparam para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da nova economia digital descentralizada. Mais do que adquirir conhecimento, formar-se neste curso é tornar-se um agente de inovação, capaz de aplicar tecnologia com impacto e visão de futuro.
Início
Novembro 2025
Duração
7 meses
Horário
Pós-laboral
Idioma
Português
Módulos/Unidades curriculares | DOCENTES | HORAS / ECTS |
---|---|---|
Módulo 1: Introdução à Web3, Crypto, Blockchain e IA | José Reis Santos | 8 HORAS / 1,5 ECTS |
Módulo 2: Fundamentos da Web3 e Transformação Digital | Pedro Febrero e Guilherme Maia | 8 HORAS (4 horas presenciais e 4 horas online) / 1,5 ECTS |
Módulo 3: O Metaverso no Contexto Web3 | João Domingues | 8 Horas / 1,5 ECTS |
Módulo 4: Finanças Descentralizadas | Joao Moreira e Tiago Pratas | 8 Horas (4 horas presenciais e 4 horas online) / 1,5 ECTS |
Módulo 5: Tokenomics e Gestão de Ativos Digitais | André Lages | 8 Horas/1,5 ECTS |
Módulo 6: Integração da IA em Ambientes Web3 | José Reis Santos | 8 horas (2 sessões online) / 1,5 ECTS |
Módulo 7: Marketing e Modelos de Negócio na Era Web3 | Bruno Miranda e Sara Teixeira | 8 Horas (4 horas presenciais e 4 horas online) / 1,5 ECTS |
Módulo 8: Governança, Regulação e Considerações Éticas no Web3 | Hugo Volz Oliveira | 8 Horas/1,5 ECTS |
No IPAM, o formato blended alia sessões presenciais a até 20% de aulas online live, proporcionando a flexibilidade necessária para conciliar a formação com uma carreira profissional a tempo inteiro – mantendo a excelência académica, a componente prática e o contacto com uma rede ativa de profissionais de marketing.
O programa adota uma metodologia prática e interativa, combinando conteúdos teóricos com workshops e desafios reais do mercado. Cada módulo é estruturado para que, na primeira sessão, se apresente uma visão global do tema e, na sequência, se desenvolva um caso prático ou exercício que permita aos alunos aplicar as ferramentas e conceitos aprendidos. A avaliação é baseada em desafios individuais ou em grupo que serão colocadas em cada um dos módulos que alimentam este curso.