Formação de dois anos, desenhada para elevar as competências na área da gestão de negócios internacionais assim como responder aos novos desafios e exigências do mercado de trabalho.
Nunca, como agora, se viveram tempos tão voláteis e de constante mudança ampliada por um ritmo crescente imposto pela globalização, pelos avanços tecnológicos e pela padronização dos produtos em mercados caracterizados e amplamente massificados. A internacionalização para os novos mercados assume-se como um passo não só natural, mas obrigatório.
Face às tendências de desenvolvimento da economia mundial, o CTeSP em Gestão de Negócios Internacionais apresenta uma proposta de valor única ao dotar os estudantes e futuros gestores de competências técnicas e analíticas, assim como uma visão da estratégia empresarial internacional, que lhes permitam desenvolver, implementar, monitorizar e otimizar a relação das empresas nos diferentes cenários internacionais e nos seus canais digitais, contribuindo para o desenvolvimento internacional da empresa.
Este programa foi aprovado com base nos pareceres positivos das seguintes organizações: APPM, Câmara de Comércio, AIP, Anje, ARAC e AH Business Solutions.
O IPAM Lisboa tem um campus exclusivo, situado na Lispólis, totalmente dedicado ao Marketing e ao Business. Localizado em Telheiras, no coração de um núcleo empresarial, este espaço reflete o ADN do IPAM: proximidade ao mercado, ligação às empresas e um ecossistema que promove inovação e networking.
Dominar técnicas de pesquisa de informação e de estudos de mercado, técnicas de venda e de negociação em contexto internacional, associadas a conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas, distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento, desenvolvimento e lançamento de produtos.
Contribuir, assertivamente para o processos de planeamento e controlo de gestão, previsão e controlo de vendas/importações, cálculos de custos de venda/importação, margens e rentabilidades.
Aplicar conhecimentos de fiscalidade e documentação nas operações de comércio internacional, Incoterms, seguros na atividade internacional e regimes e procedimentos aduaneiros.
O CTeSP em Gestão de Negócios Internacionais prevê um semestre completo de contacto exclusivo com a realidade empresarial com foco nas áreas de estudo.
Acordos de integração com grandes grupos de diferentes setores, produtos e serviços, tais como:
| Unidade Curricular | Horas | ECTS |
|---|---|---|
| Gestão de Marketing | 60 | 6 |
| Fundamentos da Gestão de Negócios | 60 | 6 |
| Economia da Empresa | 45 | 5 |
| Técnicas de Comunicação | 30 | 4 |
| Direito e Fiscalidade Internacional | 30 | 4 |
| Língua Estrangeira I | 45 | 5 |
| Unidade Curricular | Horas | ECTS |
|---|---|---|
| Comportamento de Compra Internacional | 30 | 4 |
| Estudos de Mercado | 60 | 6 |
| Gestão Estratégica e E-Business | 45 | 5 |
| Inovação Internacional | 45 | 5 |
| Técnicas de Negociação e Vendas Internacionais | 45 | 5 |
| Língua Estrangeira II | 45 | 5 |
| UNIDADE CURRICULAR | HORAS | ECTS |
|---|---|---|
| Gestão de Informação de Apoio ao Comércio Internacional | 45 | 5 |
| Laboratório da Internacionalização | 60 | 10 |
| Ferramentas de Web Design e E-Commerce | 45 | 5 |
| Finanças Internacionais | 45 | 5 |
| Logística Internacional e Operações Aduaneiras | 45 | 5 |
| Unidade Curricular | Horas | ECTS |
|---|---|---|
| Estágio | 770 | 30 |
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Registo n. R/Cr 64/2022 de 23-09-2022 (DGES).
A Licenciatura em Gestão de Marketing é um programa disruptivo que te permite aprender as competências estratégicas essenciais na área de Gestão de Marketing.