IPAM ALUMNI | Henrique Ribeiro

Esta semana, na rubrica IPAM ALUMNI, apresentamos Henrique Ribeiro, que integrou a primeira turma do IPAM Lisboa, em 1987. Vamos conhecê-lo? This week, under IPAM ALUMNI, we present Henrique Ribeiro, who was part of the first class of IPAM Lisboa, back in 1987. Let's meet him?
  • Início
  • Notícias
  • IPAM ALUMNI | Henrique Ribeiro

IPAM ALUMNI | Henrique Ribeiro

23 junho 2019

Esta semana, na rubrica IPAM ALUMNI, apresentamos Henrique Ribeiro, que integrou a primeira turma do IPAM Lisboa, em 1987. Vamos conhecê-lo? This week, under IPAM ALUMNI, we present Henrique Ribeiro, who was part of the first class of IPAM Lisboa, back in 1987. Let's meet him?

Nome: Henrique Ribeiro
Ano em que começou a estudar no IPAM: 1987
Profissão atual: Consultor e gestor de empresas
Curso: Gestão de Marketing

**1. Quem é e como como se identifica?
**Três palavras mal-amadas:
Problema: É fascinante. Encerra em si um apelo ao desafio, na busca de informação e conhecimento que nos suporte na ação e nos conduza aos resultados. Emoção: É insigne. São as emoções que nos alimentam. Saber viver e conviver com as emoções sem receios molda os melhores profissionais. Gerir as emoções e com as emoções dos colegas, dos colaboradores dos clientes é o grande desafio.Política: É provocadora. Como forma de atividade humana, a política encerra o primado da responsabilidade social, balizada pela cultura, ética e ideologia.Sou, por isso, um somatório de problemas, emoções e opções políticas que procura, também no marketing, soluções que contribuam para o bem coletivo.

**2. Porque é que decidiu estudar no IPAM?
**Graças ao profundo e extenso trabalho que tem sido desenvolvido pelo IPAM, o marketing é hoje reconhecido em Portugal como uma das mais importantes áreas do conhecimento ao serviço da gestão, quer no setor público, quer no privado. Em 1987 a realidade era bem diferente. A primeira turma, com pouco mais de 30 alunos, que decidiram ingressar nesse ano no IPAM, ainda no Príncipe Real, em Lisboa, perceberam que a oferta que lhes estava a ser feita era inovadora, diferenciada e prometia um caminho que terminaria muito para além de todas as ofertas que existiam, há época, no mercado académico.

**3. Como é que esta decisão influenciou a sua carreira profissional?
**Saber antecipar e ver para além do óbvio. Construir raciocínio estratégico e pesquisar informação para devolver conhecimento. Agregar interesses, vontades, motivações e promover a análise crítica e disruptiva. Esta é a minha caixa de ferramentas. Competências que fui criando e desenvolvendo no meu percurso académico e que tenho sempre usado na minha carreira profissional no setor público e privado.

**4. Como Alumni, que mensagem deixa aos futuros marketeers para alcançarem o sucesso?
**Nunca deixar de pesquisar, de recolher informação e construir conhecimento. Ter a humildade suficiente para questionar e aprender continuamente. Desenhar a sua própria visão e focar nos objetivos pessoais. Construir redes e promover equipas. Deixar que as emoções façam parte da sua vida diária.

Name: Henrique Ribeiro
Year he started studying at IPAM: 1987
Current occupation: Consultant and manager
Degree: Marketing Management Bchelor's

1. Who are you and how do you identify yourself?
Three ill-loved words:
Problem: It's fascinating. It closes in itself an appeal to the challenge, in the search for information and knowledge that supports us in action and leads us to results.
Emotion: It's great. Emotions feed us. Knowing how to live and live with your emotions without fear molds the best professionals. Managing our emotions, our colleagues', customers' and employees' is the big challenge.
Politics: It's provocative. As a form of human activity, politics ends the primacy of social responsibility, marked by culture, ethics and ideology.
I am, therefore, a sum of problems, emotions and political options that seeks, also in marketing, solutions that contribute to the collective
good.

2. Why did you decide to study at IPAM?
Thanks to the deep and extensive work that has been developed by IPAM, marketing is now recognized in Portugal as one of the most important areas of knowledge at the service of management, both in the public and private sectors. In 1987 the reality was quite different. The first class, with a little more than 30 students, who decided to join that year at IPAM, still in Príncipe Real, in Lisbon, realized that the offer they were making was innovative, differentiated and promised a path that would end well beyond of all the offers that existed, at that time, in the academic market.

3. How did this decision has influenced your professional career?
Know how to anticipate and see beyond the obvious. Build strategic reasoning and research information to return knowledge. Add interests, wants, motivations and promote critical and disruptive analysis. This is my toolbox. Skills that I have been creating and developing in my academic career and that I have always used in my professional career in the public and private sectors.

4. As an Alumni, what message do future marketers want to achieve success?
Never stop researching, gathering information and building knowledge. Be humble enough to question and learn continuously. Draw your own vision and focus on personal goals. Build networks and promote teams. Let emotions be a part of your daily life.

Barómetro do IPAM e da Universidade Europeia revela que profissionais do Turismo estão otimistas com 2024
12 julho 2024
Ler mais
Estudantes do IPAM Lisboa recebem prémios da Academia Grace
20 junho 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702