<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-WZHZFC" height="0" width="0" display:="" visibility:=""></iframe>

Liga Portugal apresenta Barómetro e Observatório de Futebol Profissional em colaboração com o IPAM

Em colaboração com o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), a Liga Portugal apresenta o Barómetro e Observatório de Futebol Profissional, uma plataforma dedicada à investigação da indústria do futebol profissional e no impacto que esta tem na economia local e nacional.
  • Notícias
  • Liga Portugal apresenta Barómetro e Observatório de Futebol Profissional em colaboração com o IPAM

Liga Portugal apresenta Barómetro e Observatório de Futebol Profissional em colaboração com o IPAM

18 julho 2022

Em colaboração com o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), a Liga Portugal apresenta o Barómetro e Observatório de Futebol Profissional, uma plataforma dedicada à investigação da indústria do futebol profissional e no impacto que esta tem na economia local e nacional.

Esta plataforma irá recorrer à análise de dados da Liga Portugal, através do Data Center, mas conta, também, com a parceria do IPAM. Desta forma, serão publicadas matérias diversificadas que incluem desde as áreas de performance, novos hábitos de consumo e de relação com os adeptos e a transformação digital com o intuito de cooperar no desenvolvimento e impulsionamento do Futebol.

O primeiro estudo realizado pelo Barómetro e Observatório do Futebol foi realizado em parceria com o IPAM e consiste nas “Formas de Interação dos Adeptos com os Clubes de Futebol”. Através do mesmo, foi possível concluir que 58% dos inquiridos já são adeptos de mais do que um clube português, sendo as ligações familiares e a geografia os fatores que mais influenciam a construção deste vínculo. Outra conclusão demonstra que apenas 32% dos inquiridos são sócios do clube que apoiam e que, mesmo adeptos com elevado interesse, 51% não são associados ao clube.

Com a mudança dos hábitos de consumo e a diversificação das fontes de informação às quais os adeptos têm acesso e acompanham os clubes, nota-se que as redes sociais, sobretudo o Instagram, são uma plataforma onde os adeptos encontram informação. Em termos de experiência, apenas 25% frequentam com regularidade estádios e, em relação à amostra de elevado interesse pelos clubes, a margem já é de 39%.

O acesso a canais pagos para assistir a jogos também é assinalável, sendo que 47% dos adeptos que acompanham a equipa principal fazem-no através de subscrição de canais.

No que diz respeito ao nível de interesse Clubes, regista-se uma taxa elevada nos jovens, visto que 54% dos inquiridos com interesse elevado têm entre 18 e 34 anos. As mulheres também estão cada vez mais interessadas nos Clubes. De acordo com o estudo, 41% da amostra com interesse no Clube é feminina.

"Orgulhoso e motivado": estudante do IPAM Lisboa é o novo embaixador da L’Oréal

25 novembro 2025

Ler mais

IPAM Lisboa promove Internship Fair 2025 para aproximar estudantes do mercado de trabalho

25 novembro 2025

Ler mais
Ver mais notícias

Share

Lisboa: +351 21 598 9174Porto +351 21 598 9176Online: +351 21 598 9178