Portugueses céticos sobre uma 2ª vitória na Eurovisão
Os portugueses reconhecem a importância da realização do primeiro Festival da Eurovisão da Canção em Portugal, de acordo com o estudo do IPAM sobre o impacto global deste grande evento de entretenimento junto da população portuguesa. 82,1% da população inquirida indica ser positivo e muito importante a realização do Festival em Portugal, embora uma maioria de 78,4% revele estar cética quanto à possibilidade de Portugal poder vencer a competição.
O estudo identificou os indicadores que refletem o impacto positivo do evento para o país: a maioria dos inquiridos referiu a imagem de Portugal enquanto país com capacidade para organizar grandes eventos, seguindo-se a notoriedade e o aumento das receitas económicas referentes não só à organização do evento mas também ao aumento do número de turistas e de visitantes no país, durante este mês. Já a música portuguesa foi surpreendentemente considerada um indicador menos relevante por parte dos inquiridos.
Relativamente ao interesse da edição de 2018 do Festival da Eurovisão da Canção, embora 51,4% dos inquiridos revele que não acompanha habitualmente esta competição musical, a maioria dos portugueses (69%) indica que a vitória de Portugal em 2017 serve como motivação para assistirem à edição de 2018 – um valor que indica um potencial aumento em 20,4%, do número de portugueses que pretende acompanhar este evento, comparativamente aos 48,6% que habitualmente assistem. Mas também para 66% dos inquiridos o facto do Festival se realizar, pela primeira vez, em Portugal é motivo para considerarem assistir à edição deste ano. Já uma percentagem de 68% dos inquiridos revela que tem intenções claras de assistir à edição de 2018 do Festival Eurovisão da Canção.
Música, Competição, Cultura, Alegria, Popular foram as palavras escolhidas pela maioria dos inquiridos para caracterizarem este evento de entretenimento, que, no entanto, foi também associado a palavras como Aborrecido e Desatualizado para a maioria dos inquiridos.
O estudo do IPAM caracterizou ainda o perfil do português que assiste habitualmente ao Festival (48,6%), indicando que o mesmo acompanha maioritariamente o evento através da televisão (98,9%), em família (76,7%) ou com amigos (11,1%). Dos que acompanham habitualmente esta iniciativa, apenas 6% indica que costuma participar no processo de votação através da via telefónica.
Ficha Técnica do estudo**:
**O estudo do IPAM foi promovido entre os dias 21 de abril e 6 de maio de 2018, com uma amostra representativa do território Nacional (Continente e Ilhas), composta por 1.134 questionários válidos realizados online.