Qualidade

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Sistema interno de garantia da qualidade - Quality4

IPAM Lisboa
IPAM Porto

A Garantia da Qualidade é um princípio fundamental para o Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa e norteador de toda a sua atividade, que se encontra consagrado nos seus estatutos, numa cultura de qualidade permanente e na sua política da Qualidade. É neste contexto que o IPAM aplica um modelo designado Quality4IPAM.

Este modelo reflete o esforço da instituição para assegurar a garantia da qualidade, através de procedimentos que promovam o rigor e a disciplina, com a orientação para a melhoria contínua. Mais do que a resposta às exigências associadas aos processos de avaliação externa, o IPAM decidiu desenvolver um sistema que constitua um meio de informar e envolver docentes e não docentes e motivá-los para a concretização das intervenções sob sua responsabilidade.

O Manual para a Qualidade, uma das peças fundamentais do Quality4IPAM, é o instrumento que estabelece os principais processos e indicadores, bem como a arquitetura e organização dos procedimentos de gestão da qualidade.

A Garantia da Qualidade é um princípio fundamental para o Instituto Português de Administração de Marketing do Porto e norteador de toda a sua atividade, que se encontra consagrado nos seus estatutos, numa cultura de qualidade permanente e na sua política da Qualidade. É neste contexto que o IPAM aplica um modelo designado Quality4IPAM.

Este modelo reflete o esforço da instituição para assegurar a garantia da qualidade, através de procedimentos que promovam o rigor e a disciplina, com a orientação para a melhoria contínua. Mais do que a resposta às exigências associadas aos processos de avaliação externa, o IPAM decidiu desenvolver um sistema que constitua um meio de informar e envolver docentes e não docentes e motivá-los para a concretização das intervenções sob sua responsabilidade.

O Manual para a Qualidade, uma das peças fundamentais do Quality4IPAM, é o instrumento que estabelece os principais processos e indicadores, bem como a arquitetura e organização dos procedimentos de gestão da qualidade.

Melhorias, sugestões e elogios

A melhoria contínua dos serviços prestados é uma prioridade do IPAM. Pode contar com uma equipa dedicada que lhe garante o melhor direcionamento para as suas sugestões de melhoria, elogios ou reclamações.

Por favor preencha o formulário disponível em:

Acreditações e avaliações externas

Todos os ciclos de estudo do IPAM estão acreditados pela A3ES, registados na Direção Geral do Ensino Superior e publicados em Diário da República, cumprindo assim todos os requisitos legais em vigor.

No ano de 1991 a Instituição foi reconhecida como Estabelecimento de Ensino Superior e em 2018 obteve a acreditação institucional da A3ES.

Medir para melhorar

Com vista a identificar as necessidades e expectativas dos estudantes e de determinar o grau de satisfação e a qualidade percebida das partes interessadas, o IPAM realiza diferentes estudos de satisfação.

Política da qualidade

O IPAM implementa uma cultura de qualidade que contribui para o valor da instituição na sociedade e encoraja o cumprimento da sua missão.

No seu compromisso com a Excelência Educativa, o IPAM renovou a sua Política de Qualidade. Nela salientamos os seguintes objetivos:

  • Garantir a avaliação institucional pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) sobre a qualidade de desempenho do IPAM globalmente considerado, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e de cada uma das suas estruturas organizativas
  • Garantir a acreditação dos ciclos de estudos pela A3ES e consequente registo dos mesmos na Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
  • Facultar mecanismos para auscultar as partes interessadas, a fim de melhorar as atividades em geral da instituição
  • Disponibilizar informação fiável e atempada a todos os interessados, com base nos princípios da transparência.
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702