Qualidade e Regulamentação

  • Início
  • Qualidade e Regulamentação

Sistema interno de garantia da qualidade - Quality4

IPAM Lisboa
IPAM Porto

A Garantia da Qualidade é um princípio fundamental para o Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa e norteador de toda a sua atividade, que se encontra consagrado nos seus estatutos, numa cultura de qualidade permanente e na sua política da Qualidade. É neste contexto que o IPAM aplica um modelo designado Quality4IPAM.

Este modelo reflete o esforço da instituição para assegurar a garantia da qualidade, através de procedimentos que promovam o rigor e a disciplina, com a orientação para a melhoria contínua. Mais do que a resposta às exigências associadas aos processos de avaliação externa, o IPAM decidiu desenvolver um sistema que constitua um meio de informar e envolver docentes e não docentes e motivá-los para a concretização das intervenções sob sua responsabilidade.

O Manual para a Qualidade, uma das peças fundamentais do Quality4IPAM, é o instrumento que estabelece os principais processos e indicadores, bem como a arquitetura e organização dos procedimentos de gestão da qualidade.

A Garantia da Qualidade é um princípio fundamental para o Instituto Português de Administração de Marketing do Porto e norteador de toda a sua atividade, que se encontra consagrado nos seus estatutos, numa cultura de qualidade permanente e na sua política da Qualidade. É neste contexto que o IPAM aplica um modelo designado Quality4IPAM.

Este modelo reflete o esforço da instituição para assegurar a garantia da qualidade, através de procedimentos que promovam o rigor e a disciplina, com a orientação para a melhoria contínua. Mais do que a resposta às exigências associadas aos processos de avaliação externa, o IPAM decidiu desenvolver um sistema que constitua um meio de informar e envolver docentes e não docentes e motivá-los para a concretização das intervenções sob sua responsabilidade.

O Manual para a Qualidade, uma das peças fundamentais do Quality4IPAM, é o instrumento que estabelece os principais processos e indicadores, bem como a arquitetura e organização dos procedimentos de gestão da qualidade.

Melhorias, sugestões e elogios

A melhoria contínua dos serviços prestados é uma prioridade do IPAM. Pode contar com uma equipa dedicada que lhe garante o melhor direcionamento para as suas sugestões de melhoria, elogios ou reclamações.

Por favor preencha o formulário disponível em:

Slide 1 of 2

Acreditações e avaliações externas

Todos os ciclos de estudo do IPAM estão acreditados pela A3ES, registados na Direção Geral do Ensino Superior e publicados em Diário da República, cumprindo assim todos os requisitos legais em vigor.

No ano de 1991 a Instituição foi reconhecida como Estabelecimento de Ensino Superior e em 2018 obteve a acreditação institucional da A3ES.

Medir para melhorar

Com vista a identificar as necessidades e expectativas dos estudantes e de determinar o grau de satisfação e a qualidade percebida das partes interessadas, o IPAM realiza diferentes estudos de satisfação.

Política da qualidade

O IPAM implementa uma cultura de qualidade que contribui para o valor da instituição na sociedade e encoraja o cumprimento da sua missão.

No seu compromisso com a Excelência Educativa, o IPAM renovou a sua Política de Qualidade. Nela salientamos os seguintes objetivos:

  • Garantir a avaliação institucional pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) sobre a qualidade de desempenho do IPAM globalmente considerado, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e de cada uma das suas estruturas organizativas
  • Garantir a acreditação dos ciclos de estudos pela A3ES e consequente registo dos mesmos na Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
  • Facultar mecanismos para auscultar as partes interessadas, a fim de melhorar as atividades em geral da instituição
  • Disponibilizar informação fiável e atempada a todos os interessados, com base nos princípios da transparência.

Regulamentação

IPAM Lisboa

Estatutos e Regulamentos:

Despachos

Relatório Anual:

Plano de Atividades

IPAM Porto

Estatutos e Regulamentos:

Despachos

Relatório Anual:

Plano de Atividades:

Editais

IPAM Lisboa

Editais Carreira Docente

Editais 2022-2023

Ação Social:

Provas Públicas 2020-2021

Provas Públicas 2021-2022

IPAM Porto

Editais Carreira Docente:

Editais Defesas Públicas

Editais:

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados