Aplicação de estratégias de SEO para aumento do tráfego orgânico de um site
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A presença online é, atualmente, um dos principais ativos estratégicos de qualquer negócio. No meio de tanta concorrência digital, saber aplicar estratégias de SEO revela-se fundamental para a melhoria da visibilidade do site nos motores de pesquisa e para a captação de tráfego orgânico qualificado.
Entre os cursos do IPAM orientados para quem deseja aprofundar competências no digital, destaca-se o CTeSP em Marketing Digital (Lisboa e Porto), programa de referência para o planeamento, gestão, execução e avaliação de estratégias de marketing digital; e a Pós-Graduação em Marketing Digital (Lisboa, Porto e Online), que permite ao profissional consolidar práticas avançadas em ambientes competitivos.
O que significa “SEO” e que impacto tem nos motores de pesquisa?
O significado por detrás da sigla SEO é “Search Engine Optimization” (ou “Otimização para Motores de Pesquisa”, numa tradução literal).
O termo refere-se ao conjunto de técnicas e boas práticas aplicadas a um site para melhorar o posicionamento de marca orgânico em motores de pesquisa, de que são exemplos Google, Bing, Ecosia e Yahoo!.
Trata-se de otimizar os conteúdos, a estrutura, o desempenho e a autoridade do site para atrair os utilizadores certos no momento mais oportuno. Em termos de tráfego total da internet, os motores de busca representam cerca de 93% de todo o tráfego da web.
Como se efetua uma pesquisa de palavras-chave eficaz?
A base de qualquer estratégia de SEO começa pela identificação das palavras-chave mais adequadas, uma vez que são elas que determinam o tipo de tráfego que o site irá receber.
Algumas boas práticas incluem o seguinte:
- Analisar termos com volume de pesquisa adequado e baixa concorrência (ou dificuldade reduzida).
- Utilizar ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush ou AnswerThePublic.
- Integrar “long-tail keywords” (ou “palavras-chave de cauda longa”, numa tradução livre); p. ex., “melhores estratégias de SEO local para restaurantes”.
Este tipo de análise permite alinhar o conteúdo às intenções de pesquisa dos utilizadores, aumentando as probabilidades de conversão.
Quais são as bpas práticas de on-page SEO?
O on-page SEO é a vertente que se foca na otimização interna de um site. Algumas práticas essenciais passam pela inclusão de:
- Títulos e headings (cabeçalhos) estruturados (H1, H2, H3, etc.).
- URLs descritivos e explicativos, embora de fácil perceção tanto para utilização humana como para indexação dos motores de pesquisa (p. ex., /estrategias-de-seo-para-aumento-de-trafego-organico).
- Metadados (incluindo títulos e descrições) apelativos que reflitam fielmente o conteúdo da página e que se encontrem nos parâmetros definidos pela indústria (incluindo espaços, até 60 caracteres para títulos e 160 caracteres para descrições).
- Imagens otimizadas, com nomes de ficheiro adequados e atributos como o alt text (texto alternativo) devidamente preenchidos.
- Conteúdo original, relevante e alinhado com as palavras-chave identificadas, embora redigido numa linguagem fluida, natural e em preparação para a adoção do modo de pesquisa AI Overview (AIO) do Google.
E as estratégias de off-page SEO?
O off-page SEO diz respeito à construção da autoridade de um site. A principal técnica nesta vertente é a aquisição de backlinks, ou seja, hiperligações provenientes de sites externos respeitáveis.
O que dizem as melhores práticas:
- Criar conteúdo de valor que mereça ser partilhado.
- Estabelecer parcerias com sites relevantes na área de atuação do seu negócio.
- Evitar práticas de link building artificiais que possam ser penalizadas (nomeadamente, ligações para sites disfuncionais ou publicação de conteúdos em nichos inapropriados).
- A qualidade dos backlinks é mais importante do que a quantidade. Um único link de um site com uma reputação elevada pode gerar mais impacto do que dezenas de links irrelevantes.
Qual a importância do SEO técnico?
Para o conteúdo ser rastreado e indexado corretamente, é necessário garantir que o site se encontra tecnicamente preparado. O SEO técnico atua sobre essa dimensão, que, apesar de invisível, é crucial.
Eis alguns aspetos a conferir:
- Disponibilização de uma versão do site para dispositivos móveis que seja responsiva.
- Melhoria da velocidade de carregamento (a referência temporal consensual situa-se em menos de 3 segundos).
- Garantia de uma estrutura clara de ligações internas que reforcem a autoridade do site por meio de anchor texts (trechos de texto clicáveis) completos e fidedignos (p. ex., “Licenciatura em Gestão de Marketing”).
- Distribuição natural de anchor texts de utilização única ou recorrente pelo conteúdo que facilitem a navegabilidade dos utilizadores com base na fórmula de cálculo de densidade de uma determinada palavra-chave:
- Número de ocorrências da palavra-chave / Número total de palavras × 100.
- Para ilustrar, se o anchor text “Licenciatura em Gestão de Marketing” surgir 10 vezes num conteúdo com um total de 500 palavras, a sua densidade será de 2%, encontrando-se dentro dos parâmetros definidos pelas mais recentes boas práticas de SEO (entre 1% e 3%).
- Correção dos erros 404 (página não encontrada) e 301 (redirecionamentos incorretos).
- Submissão do ficheiro “sitemap.xml” e utilização correta do ficheiro “robots.txt”.
O SEO técnico tem também um impacto direto na conversão. Segundo a Unbounce, 70% dos consumidores afirmam que a velocidade da página influencia a sua decisão de compra, o que só vem reforçar a importância de otimizar o carregamento para menos de 2,5 segundos, o tempo recomendado pela Google para proporcionar uma boa experiência ao utilizador (UX).
Como conquistar utilizadores na sua área geográfica com recurso ao SEO local?
Para negócios físicos ou regionais, a aplicação estratégica de SEO local é crucial. O objetivo é aparecer em pesquisas geolocalizadas como “cafés perto de mim” ou “estúdios de ioga em Lisboa”, por exemplo.
Eis algumas recomendações de boas práticas:
- Criar e otimizar o Google Business Profile da empresa.
- Utilizar palavras-chave com localização (p. ex., “consultório dentário em Braga”).
- Garantir a consistência dos dados de contacto (nome, morada, telefone) em todos os diretórios.
Segundo o HubSpot, 46% de todas as pesquisas no Google têm uma intenção local, um número que justifica uma atenção redobrada a este segmento.
Como funciona a otimização para dispositivos móveis?
O Google avalia, em primeiro lugar, a versão mobile de um site para efeitos de ranking (ou posicionamento), o chamado “Mobile-First Indexing”.
Aspetos a garantir:
- Navegação simples com toques ou cliques fáceis.
- Botões corretamente dimensionados.
- Conteúdo legível sem necessidade de ampliação.
- Tempos de carregamento reduzidos.
A experiência mobile é, atualmente, uma variável determinante para o sucesso de qualquer presença digital.
Próximos passos para uma aplicação estratégica das boas práticas de SEO
Aplicar uma estratégia de SEO eficaz exige uma atualização constante da parte dos profissionais de SEO, que deverão acompanhar diariamente as novas diretrizes definidas para a indústria, considerando que aquilo que era válido ontem poderá cair em desuso já amanhã.
Há também que desenvolver um pensamento analítico e um conhecimento aprofundado do comportamento do consumidor digital.
Além de uma formação base em SEO, é possível obter conhecimentos específicos mediante cursos ministrados pelo IPAM como a Especialização em Aquisição e Gestão de Tráfego (Geração de Leads), disponível em regime presencial em Lisboa e no Porto, ideal para profissionais que pretendam gerir canais de tráfego (seja ele orgânico ou pago) de forma estratégica.
Dominar o SEO é dominar o acesso ao público-alvo no momento certo. Num contexto no qual a concorrência é feroz, saber aplicar estratégias de SEO eficazes poderá fazer toda a diferença entre ser encontrado ou ignorado.
Para estudantes e profissionais que procuram preparar-se para os desafios do Marketing, o IPAM oferece programas com forte componente prática, ligação ao mercado e visão estratégica.