Tudo o que precisa de saber sobre Marketing Conversacional
28 agosto 2025
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A presença online é, atualmente, um dos principais ativos estratégicos de qualquer negócio. No meio de tanta concorrência digital, saber aplicar estratégias de SEO revela-se fundamental para a melhoria da visibilidade do site nos motores de pesquisa e para a captação de tráfego orgânico qualificado.
Entre os cursos do IPAM orientados para quem deseja aprofundar competências no digital, destaca-se o CTeSP em Marketing Digital (Lisboa e Porto), programa de referência para o planeamento, gestão, execução e avaliação de estratégias de marketing digital; e a Pós-Graduação em Marketing Digital (Lisboa, Porto e Online), que permite ao profissional consolidar práticas avançadas em ambientes competitivos.
O significado por detrás da sigla SEO é “Search Engine Optimization” (ou “Otimização para Motores de Pesquisa”, numa tradução literal).
O termo refere-se ao conjunto de técnicas e boas práticas aplicadas a um site para melhorar o posicionamento de marca orgânico em motores de pesquisa, de que são exemplos Google, Bing, Ecosia e Yahoo!.
Trata-se de otimizar os conteúdos, a estrutura, o desempenho e a autoridade do site para atrair os utilizadores certos no momento mais oportuno. Em termos de tráfego total da internet, os motores de busca representam cerca de 93% de todo o tráfego da web.
A base de qualquer estratégia de SEO começa pela identificação das palavras-chave mais adequadas, uma vez que são elas que determinam o tipo de tráfego que o site irá receber.
Algumas boas práticas incluem o seguinte:
Este tipo de análise permite alinhar o conteúdo às intenções de pesquisa dos utilizadores, aumentando as probabilidades de conversão.
O on-page SEO é a vertente que se foca na otimização interna de um site. Algumas práticas essenciais passam pela inclusão de:
O off-page SEO diz respeito à construção da autoridade de um site. A principal técnica nesta vertente é a aquisição de backlinks, ou seja, hiperligações provenientes de sites externos respeitáveis.
O que dizem as melhores práticas:
Para o conteúdo ser rastreado e indexado corretamente, é necessário garantir que o site se encontra tecnicamente preparado. O SEO técnico atua sobre essa dimensão, que, apesar de invisível, é crucial.
Eis alguns aspetos a conferir:
O SEO técnico tem também um impacto direto na conversão. Segundo a Unbounce, 70% dos consumidores afirmam que a velocidade da página influencia a sua decisão de compra, o que só vem reforçar a importância de otimizar o carregamento para menos de 2,5 segundos, o tempo recomendado pela Google para proporcionar uma boa experiência ao utilizador (UX).
Para negócios físicos ou regionais, a aplicação estratégica de SEO local é crucial. O objetivo é aparecer em pesquisas geolocalizadas como “cafés perto de mim” ou “estúdios de ioga em Lisboa”, por exemplo.
Eis algumas recomendações de boas práticas:
Segundo o HubSpot, 46% de todas as pesquisas no Google têm uma intenção local, um número que justifica uma atenção redobrada a este segmento.
O Google avalia, em primeiro lugar, a versão mobile de um site para efeitos de ranking (ou posicionamento), o chamado “Mobile-First Indexing”.
Aspetos a garantir:
A experiência mobile é, atualmente, uma variável determinante para o sucesso de qualquer presença digital.
Aplicar uma estratégia de SEO eficaz exige uma atualização constante da parte dos profissionais de SEO, que deverão acompanhar diariamente as novas diretrizes definidas para a indústria, considerando que aquilo que era válido ontem poderá cair em desuso já amanhã.
Há também que desenvolver um pensamento analítico e um conhecimento aprofundado do comportamento do consumidor digital.
Além de uma formação base em SEO, é possível obter conhecimentos específicos mediante cursos ministrados pelo IPAM como a Especialização em Aquisição e Gestão de Tráfego (Geração de Leads), disponível em regime presencial em Lisboa e no Porto, ideal para profissionais que pretendam gerir canais de tráfego (seja ele orgânico ou pago) de forma estratégica.
Dominar o SEO é dominar o acesso ao público-alvo no momento certo. Num contexto no qual a concorrência é feroz, saber aplicar estratégias de SEO eficazes poderá fazer toda a diferença entre ser encontrado ou ignorado.
Para estudantes e profissionais que procuram preparar-se para os desafios do Marketing, o IPAM oferece programas com forte componente prática, ligação ao mercado e visão estratégica.