Pós-Graduação
Transformação Digital - Porto

O curso em transformação digital forma líderes preparados para impulsionar a transformação digital com visão estratégica e foco no cliente.

  • Pós-graduações Porto
  • Transformação Digital - Porto
ApresentaçãoPlano de estudosCorpo docenteSaídas profissionaisAdmissões

Pós-Graduação em Transformação Digital, Porto

A rápida evolução das estratégias de negócio tornou a capacidade de adaptação um fator crítico de sucesso. As organizações enfrentam mudanças culturais profundas, com impacto direto na gestão empresarial.

Neste cenário de constante transformação, reforçar competências em transformação digital é essencial e deve ser um processo contínuo. Desde a gestão de topo até às equipas operacionais, impõe-se uma atualização constante de conhecimentos.

A Pós-Graduação em Transformação Digital foi concebida para dotar os profissionais de novos conhecimentos de gestão e reforçar competências ao longo de todo o processo de transformação digital nas empresas.

Início

Novembro 2025

Duração

9 meses

Horário

Pós-laboral

Idioma

Português

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Formação flexível

No IPAM, o formato blended alia sessões presenciais a até 20% de aulas online live, proporcionando a flexibilidade necessária para conciliar a formação com uma carreira profissional a tempo inteiro – mantendo a excelência académica, a componente prática e o contacto com uma rede ativa de profissionais de marketing.

Porquê a Pós-Graduação em Transformação Digital?

Plano de estudos

Consulte a estrutura do plano curricular

MódulosDOCENTESHORAS
Módulo 1: Novos Modelos de Negócio e InovaçãoLuis Schwab20 horas (4h online)
Módulo 2: Data Governance & Data AnalyticsGabriel Gonçalves20 horas
Módulo 3: Transformação Digital e Processos de NegócioNuno Martins20 horas (8h online)
Módulo 4: Artificial Intelligence e Tecnologias EmergentesNuno Lopes20 horas
Módulo 5: Estratégia de Marketing DigitalRui Marcelino20 horas (4h online)
Módulo 6: Omnicanalidade e Customer ExperienceLuís Costa20 Horas (8H online)

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender os principais desafios e oportunidades da transformação digital nas empresas.
  • Adquirir competências para redesenhar modelos de negócio com base em frameworks atuais.
  • Aplicar ferramentas de data analytics, governação de dados e tecnologias emergentes.
  • Desenvolver estratégias digitais centradas no cliente e na experiência omnicanal.
  • Integrar soluções de inteligência artificial, automação e martech nas operações empresariais.
  • Elaborar e implementar planos de transformação digital em diferentes áreas de negócio.

Certificação

Os programas de Formação Executiva do IPAM são certificados pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM).
Selo APPM

Direção do Curso

Luís Filipe Costa

Luís Filipe Costa

Saídas profissionais

Ícone de pasta
Gestão empresarial
Ícone de edifício
Áreas de organização empresarial
Ícone de serviços
Áreas de controlo de gestão
Ícone de prancheta
Marketing estratégico e operacional
Ícone de gráfico de barras
Áreas de gestão de negócio
Ícone de computador
Departamentos de transformação digital
Ícone de portátil
Áreas de tecnologia e organização empresarial
Ícone de desconto
Área comercial, vendas e articulação entre modelos de negócio presenciais e online
Ícone de lâmpada
Criação de novas áreas de negócio nas empresas
Ícone de troféu
Empreendedores de novos projetos
Ícone de emoji
Departamentos de Gestão de Clientes

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

FAQs

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo em que as empresas adotam tecnologias digitais para melhorar a forma como operam, comunicam e entregam valor aos consumidores da marca. Não se trata somente de utilizar novas ferramentas, mas de mudar mentalidades e processos para se adaptar a um mundo cada vez mais conectado e tecnológico. Esta mudança permite às organizações serem mais eficientes, inovadoras e competitivas no mercado.

Exemplos de transformação digital nas empresas

  • Educação online.
  • Automação industrial.
  • Plataformas de streaming.
  • E-commerce e marketplaces.
  • Bancos e apps de mobile banking.
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702