Consultor de Business Intelligence: Funções e oportunidades no mundo do BI
7 abril 2025
Ler maisÍndice de conteúdos
O Google Ads é uma plataforma de publicidade online do Google. Permite criar anúncios que se mostram nos resultados de pesquisa, na Rede de Display e noutros espaços do inventário do Google ou dos seus parceiros. Estes anúncios são estruturados em campanhas que partilham parâmetros comuns como localização, orçamento ou idioma.
A plataforma oferece análises detalhadas para medir os resultados de uma campanha de Google Ads. Além disso, incorpora tecnologia de IA e automatização, o que facilita a usabilidade e otimiza o desempenho.
Também apresenta outras vantagens como a escalabilidade e as capacidades avançadas de segmentação. Mesmo estando limitada à rede do Google e aos seus parceiros, anunciar através do Google Ads continua a ter grande relevância. Consoante dados recentes, o Google ainda domina as pesquisas locais, mesmo com o aperfeiçoamento das ferramentas de IA. Sendo para muitos utilizadores o principal ponto de acesso para descobrir empresas locais, avaliações, etc.
Com a Especialização em Aquisição e Gestão de Tráfego, em Lisboa e no Porto, aprenderás a criar campanhas de Google Ads e a entender as estatísticas do Google e de outras plataformas.
Se queres trabalhar como Marketing Manager, Paid Media ou tornar-te um Especialista em Google Ads, precisas de estar sempre atualizado com as novas tendências que surgem. Conhece algumas das principais:
O Google Ads oferece várias opções para criar estratégias em função do formato de anúncio, do espaço onde a publicidade é mostrada ou do grau de automatização utilizado na sua gestão. Os tipos de campanha de Google Ads são os seguintes:
Campanhas de marketing de motores de pesquisa que evidenciam anúncios de texto nas páginas de resultados do Google. A sua grande vantagem é que são mostradas com base nas pesquisas do utilizador e em parâmetros de segmentação muito específicos definidos pelo anunciante. Por este motivo, são altamente eficazes para obter cliques e conversões.
Anúncios visuais que se mostram na rede do Google, composta por milhões de sites e aplicações, além das propriedades do Google, como o YouTube. A eficiência destes anúncios reside no seu impacto visual e na sua cobertura, que vai muito além das páginas de resultados de pesquisa.
Anúncios de vídeo que se mostram no YouTube e noutros sites ou aplicações da rede de parceiros do Google. O formato audiovisual permite torná-los mais eficazes em captar a atenção. Além disso, o Google Ads tem a opção de criar anúncios in-stream que não podem ser ignorados e permitem mostrar a mensagem completa aos utilizadores.
Campanha de Google Ads que se baseia nas páginas de produto fornecidas pelas empresas. São mostradas na maioria dos espaços publicitários do Google, incluindo o separador de Shopping. A sua eficiência deve-se ao facto de não se basear em palavras-chave, mas nos dados do produto para mostrar ao utilizador os resultados mais relevantes. Permite uma grande variedade de formatos.
Campanha de Google Ads específica para a promoção de aplicações nas propriedades publicitárias do Google (incluindo o Google Play) e seus parceiros. Seleciona automaticamente os recursos mais adequados, a licitação e a segmentação. Permite definir vários objetivos de conversão, como downloads, interações ou pré-registo.
Campanhas otimizadas com inteligência artificial em função dos objetivos de conversão estabelecidos pelo anunciante. Estes podem escolher entre chamadas, visitas à loja física, vendas no site, geração de leads ou visualizações de vídeos. Mostram os anúncios nos resultados de pesquisa, assim como no Google Maps, YouTube e nos sites dos parceiros do Google.
Campanhas automatizadas baseadas em objetivos que dão acesso a todo o inventário de Google Ads a partir de uma única campanha. Utilizam a IA do Google para analisar os resultados da campanha em tempo real e otimizar os orçamentos, as licitações, os elementos criativos e outros parâmetros.
As campanhas Demand Gen foram concebidas para auxiliar os anunciantes a alcançar, envolver e converter utilizadores nos espaços mais visuais e de maior impacto da Google, como o YouTube (incluindo Shorts), Discover, Gmail e a Rede de Display, mediante anúncios multimédia atrativos.
Em Portugal, o Google detém cerca de 97% do mercado de pesquisa online, o que mostra a importância de investires neste tipo de anúncios. Para começares a usar o Google Ads e criar campanhas, a primeira coisa de que precisas é ter uma conta de Google Ads. Podes criá-la usando a tua conta de Google ou outro e-mail na página web do Google Ads. A plataforma tem um assistente inteligente que te guiará na configuração da tua conta.
Uma vez obtida a conta, podes começar a criar a tua primeira campanha de Google Ads. A interface da plataforma é muito intuitiva e solicitará toda a informação necessária. Começa por clicar no separador “Criar” no menu lateral e segue as instruções. Primeiro, deverás escolher o objetivo e o tipo da tua campanha. A partir daí, o assistente vai pedir-te que introduzas outros parâmetros, como localização, idioma, orçamento, licitação ou palavras-chave.
Após criar a campanha, o passo seguinte é criar grupos de anúncios e, por último, os próprios anúncios. Consoante o tipo de campanha que tenhas escolhido, terás de introduzir textos criativos (copy), imagens ou vídeos. Na estrutura de Google Ads, passa-se do geral (a campanha) ao específico (anúncio), mas todos os passos estão claramente explicados. Além disso, a IA da plataforma oferece estimativas automáticas de resultados com base nas informações introduzidas.
As extensões de anúncios no Google Ads são um elemento fundamental para maximizar o desempenho das campanhas, uma vez que permitem acrescentar informação relevante adicional (por exemplo, ligações diretas, localização, preços, ofertas, etc.) ao anúncio principal. Os benefícios são:
Na prática, imagina uma universidade em Lisboa que promove um Mestrado em Marketing Digital através do Google Ads. Para além do título e da descrição do anúncio, a instituição pode ativar várias extensões de anúncios. Por exemplo:
Este conjunto de extensões torna o anúncio mais completo, aumenta a probabilidade de cliques e melhora a experiência do utilizador.
Para medir o sucesso, deves conhecer e acompanhar os resultados no Google Ads. Algumas métricas-chave são:
Ao monitorizares estas métricas regularmente, consegues ajustar palavras-chave, anúncios e segmentação para maximizar resultados e melhorar o desempenho da campanha.
Uma campanha de Google Ads é uma forma eficiente de anunciar na Internet. A sua maior vantagem é o seu potente programa de análises, que permite medir os resultados com precisão. Além disso, nos últimos anos, foram adicionadas capacidades de inteligência artificial que evitam grande parte do trabalho manual e otimizam a eficiência e os resultados.
O campo do marketing digital evolui a toda a velocidade. Por isso, no IPAM, contamos com uma ampla oferta de cursos flexíveis presenciais e online que te ajudarão a estar a par das últimas novidades. Conhece a nossa oferta formativa: