marketing no desporto

O que é o Marketing Desportivo e como se formar nesta área?

23 julho 2025

    Índice de conteúdos

No desporto, especialmente durante os eventos desportivos, as empresas tentam maximizar a presença publicitária para influenciar as decisões de compra dos consumidores. Este método utilizado pelas marcas consiste no marketing desportivo, utilizado para atrair a atenção do público e, assim, associar os seus produtos à prática desportiva. 

No IPAM, pode especializar-se com a Pós-Graduação Online em Marketing do Desporto e do Entretenimento, um programa centrado na gestão desportiva, nas tendências e inovações do marketing no desporto que prepara os profissionais para os desafios da área.  

O que é o marketing desportivo

O marketing desportivo pode ser definido como uma subcategoria do marketing onde uma empresa associa a sua imagem a um atleta, equipa ou evento desportivo, visando ganhar prestígio e visibilidade junto do público. 

Este tipo de marketing pode ser desenvolvido em diversos canais, como Internet, estádios ou meios de comunicação. A sua divulgação varia consoante as necessidades e estratégias e pode assumir diversos formatos: espaços publicitários, anúncios, contratos de patrocínio, entre outros. 

Tipos de marketing desportivo

Atualmente, existem vários tipos de marketing desportivo, cada um com objetivos e abordagens específicos. No entanto, os três mais comuns são: 

  1. Marketing de eventos desportivos: tem o objetivo de divulgar a realização de um evento desportivo e dar visibilidade aos patrocinadores que estão associados ao evento. Pode especializar-se com a Pós-Graduação em Organização de Eventos (Lisboa e Porto), que prepara profissionais para gerir de forma estratégica e operacional eventos de sucesso. 
  2. Marketing de produtos ou serviços desportivos: este tipo de estratégia de marketing ocorre quando empresas, que não estão diretamente ligadas ao mundo do desporto, utilizam o patrocínio de eventos, equipas ou atletas para atrair os adeptos de determinado desporto e, assim, aumentar o envolvimento com a marca. 
  3. Marketing de entidades ou atletas: acontece quando as entidades desportivas ou os próprios atletas trabalham para melhorar a sua imagem de marca. 

Funções do marketing desportivo

O marketing no desporto pode ser utilizado para várias finalidades, como, por exemplo: 

  • Reconhecimento de marca: muitas empresas aproveitam a popularidade de atletas ou clubes desportivos para promover os seus produtos ou serviços. Se um atleta ou equipa de destaque apoia uma marca, os fãs têm a tendência de confiar nela. 
  • Promoção de novos produtos: quando uma marca lança um novo produto ou serviço, é fundamental despertar o interesse do público e ganhar a sua confiança. Para isso, muitas empresas optam por associar-se a um atleta ou equipa conhecida. 
  • Aumento do público-alvo e dos lucros: a visibilidade de uma marca pode repercutir-se positivamente nos seus lucros. As empresas investem em canais e dispositivos que lhes permitam alcançar o maior número possível de adeptos com a intenção de aumentar as probabilidades de traduzir essa visibilidade em vendas. 
  • Serviços: um dos principais objetivos do marketing desportivo é incrementar a perceção sobre a importância de cuidar da saúde pessoal. 

O poder do marketing desportivo

A importância do marketing no desporto tem revelado-se uma ferramenta eficaz para alcançar um público alargado e para construir uma imagem de marca favorável. As empresas investem neste tipo de marketing para: 

  • Atrair a atenção dos consumidores em potencial e distinguir-se da concorrência. 
  • Associar a sua imagem a equipas e atletas que partilham os mesmos valores e princípios. 
  • Atingir objetivos comerciais, como aumentar vendas, seguidores ou níveis de envolvimento com a marca. 
  • Estabelecer uma relação privilegiada com os principais atores da indústria desportiva, como atletas, clubes e outros patrocinadores. 

Tendências do marketing desportivo

Inteligência artificial no desporto

A IA é utilizada no marketing desportivo para analisar dados demográficos, comportamento de compra e interações nas redes sociais. Com esta informação, as marcas podem adaptar as suas estratégias para assegurar que as suas mensagens sejam relevantes para o público-alvo. 

Uma possibilidade de formação na área é a Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Marketing (Lisboa e Porto), pioneira em Portugal e que prepara profissionais para liderar a inovação ao aplicar a IA de forma estratégica nas organizações. 

Realidade virtual

A realidade virtual oferece aos fãs a possibilidade de viver experiências imersivas, como assistir a jogos em 3D ou realizar visitas virtuais a estádios. Isto cria uma maior proximidade entre os ídolos e os fãs. 

Tecnologia vestível

Dispositivos como relógios e pulseiras de atividade são populares entre atletas e adeptos ao desporto. Estes dispositivos fornecem dados sobre saúde e o rendimento, sendo utilizados pelas marcas para criar campanhas personalizadas

Conteúdos Over-The-Top (OTT)

A transmissão de eventos desportivos em direto e conteúdos exclusivos pela Internet permite às marcas chegar a uma público-alvo mais ampla e oferecer uma experiência de alta qualidade aos utilizadores. 

Desportos eletrónicos (eSports)

Os e-sports atraem um grande público e gera competições seguidas por milhões de pessoas, com grandes investimentos em patrocínios e publicidade. 

Sustentabilidade

Muitas marcas e equipas implementam práticas para reduzir o impacto ambiental, como a eliminação de plásticos ou a utilização de materiais reciclados. 

Inclusão e igualdade

As campanhas de marketing desportivo têm cada vez mais incluído mensagens sobre diversidade, com marcas que promovem a igualdade, independentemente das condições físicas, mentais ou sociais dos desportistas. 

Marketing no desporto: O que estudar para trabalhar nesta área

O IPAM proporciona a possibilidade de adquirir as competências necessárias para uma carreira de sucesso na área do marketing e publicidade no desporto. A Licenciatura em Gestão de Marketing (LisboaPorto e Online) desenvolve competências essenciais para a área do marketing, com projetos em parceria com as empresas, participação em concursos e visitas a organizações.  

Por sua vez, o Bachelor's in Marketing (Lisboa e Porto), um programa totalmente lecionada em inglês, prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mercado global dinâmico, com uma abordagem futurista e internacional. Não perca a oportunidade de se formar com os melhores. 

Trabalhar em marketing

Trabalhar em marketing: Vantagens, áreas e sugestões para o sucesso

26 junho 2025

Ler mais
KPI o que é

KPI em Marketing: Definição, aplicação e métricas essenciais

28 março 2025

Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702