A importância da precificação nas empresas: Estratégias e métodos essenciais
Índice de conteúdos
A definição do preço correto é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Em certos sectores, um preço elevado pode resultar no fracasso da empresa, enquanto na indústria do luxo, um preço demasiado baixo pode desvalorizar o produto e prejudicar a imagem da marca.
Por esse motivo, é imperativo ter conhecimentos em estratégias de fixação do preço, visando atrair o público-alvo e promover um mercado mais sustentável. A Pós-Graduação em Gestão de Negócios (Lisboa e Porto) oferece uma formação prática e estratégica que capacita os profissionais com competências em finanças e marketing.
Pode também interessar-se pelo Mestrado em Gestão de Negócios (Lisboa, Porto e Online), uma formação inovadora, centrada em competências avançadas de gestão, mediante simulações, tutoria e resolução de casos reais. Prepare-se para liderar, desenvolver a visão estratégica em gestão e marketing e enfrentar desafios empresariais num mercado em constante evolução.
O que é a fixação do preço
A fixação do preço ou estratégias de pricing é o processo pelo qual se determina o preço adequado para um produto ou serviço no mercado. Embora os custos de produção e distribuição constituam a base para a definição do preço, fatores externos também influenciam o processo. Na prática, trata-se de um processo complexo que envolve uma série de fatores externos, como a oferta e a procura, a concorrência e as características dos consumidores.
A aplicação correta das estratégias de fixação de preço pode resultar num aumento de rentabilidade, expansão de mercado e fortalecimento da imagem da marca. Um preço bem estabelecido pode melhorar a rentabilidade do produto, aumentar os lucros da empresa e permitir-lhe competir de forma mais eficaz e conquistar uma maior quota de mercado. Além disso, o preço também serve como um meio de comunicação que influencia a perceção e o posicionamento do produto, o que ajuda a preservar o valor da marca.
Um estudo realizado pelo Banco de Portugal analisou o comportamento das empresas portuguesas na definição de preços. Os resultados indicam que a maioria das empresas utiliza estratégias baseadas nos custos ou na concorrência, com a precificação baseada no valor percebido pelos consumidores sendo a menos adotada.
Métodos de fixação de preços mais utilizados
A definição do preço de um produto é uma das decisões mais estratégicas para uma empresa; por isso, é essencial conhecer os métodos de fixação de preços mais utilizados para garantir a competitividade e rentabilidade no mercado.
Precificação sustentada no custo
É um método adotado por pequenas empresas, como pastelarias ou cabeleireiros, ao permitir controlar diretamente os custos de produção de um produto e acrescentar a margem de lucro desejada.
Neste método, não são considerados apenas os custos com matérias-primas, transporte e mão de obra, mas também os custos fixos, como rendas e impostos. Embora seja uma estratégia prática e fácil de implementar, este método apresenta a desvantagem de não considerar fatores externos, como a concorrência ou a procura do consumidor.
Precificação sustentada na procura
Também conhecido como “fixação dinâmica de preços”, este método é mais complexo, por analisar os fatores externos à empresa, centrando-se principalmente na psicologia do consumidor e na variação da procura em diferentes segmentos do mercado.
O método baseia-se no valor percebido pelos consumidores em relação ao produto ou serviço, além de considerar aspetos como a facilidade de acesso e o valor acrescentado. Na prática, o preço de venda é ajustado com base na procura existente e na capacidade financeira dos consumidores.
Como os preços não são fixos, muitas vezes é necessário recorrer a algoritmos e ferramentas digitais para calcular os preços de forma contínua. Indústrias como a hotelaria e as companhias aéreas, por exemplo, utilizam este método para ajustar os preços consoante a procura dos consumidores, que varia ao longo do ano.
Precificação sustentada na concorrência
Este método consiste em observar o preço praticado pelos principais concorrentes para produtos ou serviços semelhantes a considerar a qualidade destes. A empresa segue os preços da concorrência com maior peso no mercado, para definir o seu próprio preço.
As empresas que aplicam esta estratégia podem estabelecer preços em paridade com os concorrentes, o que é comum em produtos pouco diferenciados de alta procura, como pão ou ovos. Quando o preço é inferior ao da concorrência, a empresa utiliza-o como uma estratégia de penetração para atrair mais consumidores.
Por outro lado, se o preço for superior, resulta geralmente de um produto de qualidade superior ou de um serviço excecional, visando aumentar o prestígio da marca, recuperar rapidamente o investimento e/ou direcionar-se a um público com maior poder de compra. Esta estratégia é comum em sectores como a moda e a tecnologia.
Como aprofundar os seus conhecimentos em estratégia de preços
A fixação do preço é uma parte fundamental da estratégia de marketing e gestão de qualquer empresa. Definir o preço adequado não só garante a rentabilidade do produto, mas também influencia diretamente a imagem e o posicionamento da marca no mercado. A escolha do método de fixação do preço deve ser cuidadosamente avaliada, tendo em conta as especificidades de cada mercado e a concorrência existente.
Se pretende aprofundar os seus conhecimentos em precificação e outras estratégias de gestão, explora a Dupla Licenciatura em Gestão de Negócios e Gestão de Marketing (Lisboa e Porto), uma oportunidade de obter dois diplomas e desenvolver competências em duas áreas essenciais; ou a Licenciatura em Gestão de Negócios (Lisboa e Porto) que prepara os estudantes para os desafios do mercado global ao oferecer uma formação inovadora nas áreas de Gestão, Administração, Marketing e Publicidade.
Invista no seu futuro e conheça os cursos do IPAM em Marketing e em Negócios e aprenda a aplicar estratégias eficazes para o sucesso do seu negócio.