As marcas e o futuro: conveniência, pertença social e segurança
A pandemia que vivemos por estes dias deixará, com toda a certeza, impactos nos mercados e há oportunidades que se podem desde já antever face à disrupção que vivemos
A pandemia que vivemos por estes dias deixará, com toda a certeza, impactos nos mercados e há oportunidades que se podem desde já antever face à disrupção que vivemos.
Conveniência: Em primeiro lugar, a recente necessidade de confinamento e a consequente oportunidade que esta crise está a criar às vendas online, levará a um desenvolvimento substancial destes canais de venda.
Pertença social: Em segundo lugar, uma sensibilidade acrescida quanto à pertença social nas diferentes comunidades em que estamos inseridos, é algo que não pode ser descurado.
Segurança: Em terceiro lugar, e por último, o desejo de segurança e de alguma forma de controlo – valores que, por estes dias, se afiguram para muitos consumidores como fundamentais – serão com certeza centrais em novas oportunidades.
Assim, a valorização da conveniência, uma maior consciência de pertença social e um desejo de maior segurança e controlo são mudanças relevantes a ter em conta por estes dias. Estas mudanças oferecem diferentes oportunidades e revelam, de uma forma mais global, a necessidade de as marcas se tornarem ainda mais humanas: disponíveis, próximas e confiáveis.
Resumo do artigo pelo professor no IPAM, Fernando Pinto Santos. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui
Fernando Pinto Santos
Professor do IPAM