Com ou sem pandemia, a fórmula de sucesso do marketing é simples = v24c

Refletimos em particular sobre como o marketing enquanto filosofia de gestão poderá ter de imutável
  • Início
  • Blog
  • Com ou sem pandemia, a fórmula de sucesso do marketing é simples = v24c
Com ou sem pandemia, a fórmula de sucesso do marketing é simples = v24c
6 junho 2020
Refletimos em particular sobre como o marketing enquanto filosofia de gestão poderá ter de imutável

Refletimos em particular sobre como o marketing enquanto filosofia de gestão poderá ter de imutável. E isto leva-nos à fórmula v24c, que passamos a explicar.

O primeiro elemento da equação só poderia ser valor. Criar valor é o fundamento de uma gestão baseada em marketing. O segundo elemento da equação só poderia ser constituído pelos consumidores. O marketing tem, por definição, uma especial sensibilidade para com os mercados

A este primeiro C, seguem-se mais três: daí a expressão usada na fórmula. O C que se segue é criatividade, sem a qual não é possível desenvolver e comunicar valor aos consumidores. Um terceiro C é confiança. Este é a mais elevada dimensão das relações humanas e também fundamental nas relações que estabelecemos com organizações e marcas. Por último, a coerência é o C final e aquele que assegura a necessária continuidade do exercício de marketing.

A fórmula é, portanto, simples. Mas a sua simplicidade é realmente difícil de alcançar. Os dias em que vivemos tornam isso ainda mais evidente. Um marketing de sucesso tende a ser imutável com ou sem pandemia: valor2 x consumidores x criatividade x confiança x coerência. Simples, não?

Resumo do artigo escrito pelos Professores Ricardo Mena e Fernando Pinto Santos. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui

**Ricardo Mena e Fernando Pinto Santos **Professores do IPAM

Share
Whatsapp
Contacta-nos

IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa

+351 210 309 930

IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto

+351 229 398 089

© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados