Joana escolheu o IPAM na Futurália: “A tua jornada pode ser tão gratificante quanto a minha”
18 março 2024
Testemunho de Joana Amorim, estudante do 1º ano de licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM, após ter escolhido o IPAM como a instituição superior em que iria prosseguir os seus estudos, na Futurália 2023, momento esse que descreve como algo que mudou a sua vida.

Sou a Joana, tenho 19 anos e hoje venho falar-te um bocadinho sobre o que me trouxe até ao IPAM e o que tem sido o meu percurso no IPAM até agora. Há exatamente um ano a Joana que podiam conhecer não é de todo a Joana que hoje qualquer pessoa conhece. Estava perdida, triste e sem saber para onde ir ou o que fazer.

Sempre tive os meus objetivos bem definidos, sempre soube que um dia gostaria de ser alguém, poder viajar, estar ligada ao mundo do digital e, quem sabe, trabalhar a nível internacional… No entanto, naquela altura a minha visão em relação ao meu futuro estava turva, apesar de saber que queria seguir marketing ou publicidade e depois especializar-me no digital e conciliar a minha grande paixão por fotografia. Estava a fazer o meu suposto gap year, o meu ano de pausa… precisava de refletir, curar-me e, acima de tudo, reencontrar-me. Foi então que resolvi ir passar uma tarde na Futurália… queria continuar o meu caminho e estava na esperança que me pudesse abrir alguma janela (e não estava de todo errada!).

Muitas faculdades, muitos cursos, muitas opções…mas só uma me iluminou, me encheu por completo e me fez sentir que era o que de facto queria. Sempre sonhei em poder ir estudar para fora, estagiar em grandes empresas e conviver com pessoas que de facto falavam a minha língua… o IPAM preenchia esse requisitos e muito mais!

Se fazia a minima ideia o que era o IPAM? Não! Não fazia! Mas fiquei no momento a saber! Assim que cheguei a casa debrucei-me a 100% sobre o assunto, pesquisei bastante, fui aos Open Days que proporcionaram e sabia… aquele podia ser o meu lugar… claro que tinha algumas borboletas na barriga. Indecisa como sou, fico sempre com um pé à frente e outro atrás.

No dia 29 de março de 2023 realizei a minha pré-candidatura e no dia 18 de setembro dei o meu primeiro passo por entre o famoso portão como aluna do IPAM. E digo-vos, até hoje, a cada dia que passa, não podia ter mais a certeza que isto é o meu mundo e que o IPAM foi a melhor escolha que podia ter feito.

Estou lá há seis meses e a experiência tem sido indescritível, desde projetos práticos com empresas reais até à proximidade entre alunos e docentes. Imaginam ter motivação ao acordar para irem estudar e aprender algo novo? Eu também não acreditava até pôr os pés no IPAM, naquela que considero sem dúvida alguma a minha área e onde toda a gente fala a minha língua.

Já fiz projetos com duas grandes empresas, destaquei-me na apresentação final de um dos projetos juntamente com o meu grupo, tendo tido o privilégio de apresentar as nossas conclusões à gestora de marca da empresa. Apresentei-me à turma em cima de um palco com um microfone e câmara (coisa que a Joana de há um ano jamais imaginaria), vivenciei a tradição estudantil, assisti a aulas de docentes com um knowledge de outro nível devido ao seu percurso profissional, mas que tentam ao mesmo tempo dar-nos um acompanhamento único. Tive mais mil e uma ideias para projetos pessoais, fiz amigos para a vida, candidatei-me a um semestre de Erasmus e estou na Associação de Estudantes, responsável pela comunicação e digital.

O IPAM proporcionou-me oportunidades incríveis e aconselho a todos os apaixonados por marketing a arriscarem entrar pelas suas portas. Hoje, estou mais feliz do que nunca e grata por ter encontrado o IPAM na Futurália. Em menos de um ano vivi tanto e de forma tão intensa que não tenho palavras para descrever. O IPAM é isto…. intensidade, proatividade, entreajuda, amizades, união, criatividade, troca de experiências, crescimento, profissionalismo e um leque de novas oportunidades. O IPAM é o MARKETING e é, tal como eles mesmo o dizem, um espaço para visionários!

Um conselho que te dou? Arrisca. Conecta-te a ti mesmo, sente o que realmente te chama e, no fim, não deixes de arriscar… E se der errado ? Deu! Voltas para trás e voltas a tentar, a vida nem era divertida se assim não o fosse. Mas vai! Põe as mãos na massa, procura, vê com os teus olhos, fala com conhecidos teus, tira todas as vossas dúvidas.

Admito que o ano antes de entrar no IPAM não foi nada fácil para mim! Dei umas quantas turras até chegar aqui, dei muitos passos no errado, falhei, caí, voltei a levantar-me, curei-me, ergui-me e agora estou aqui… mais feliz que nunca. Não deixes que nada nem ninguém te prenda. Não deixes que o medo te prenda. Não fiques à espera que alguém te encaminhe ou que algo te caia na mão, lamento informar mas não vai acontecer. Faz por ti, sê ambicioso e acima de tudo… sonha!!!! Nunca pares de sonhar! Hoje sou eu a dizer-te isto mas acredita, daqui a um ano quem sabe não serás tu. A tua jornada pode ser tão gratificante quanto a minha.

Joana escolheu o IPAM na Futurália: “A tua jornada pode ser tão gratificante quanto a minha”
18 março 2024
Ler mais
Marta Bicho: “A diversidade de género permite um desenvolvimento mais célere das instituições do ensino superior”
8 março 2024
Ler mais
Share
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702