Gestão empresarial: O que é e como a gestão eficiente pode impulsionar a empresa
30 abril 2025
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Num mercado cada vez mais orientado por dados, tecnologia e relações personalizadas, o papel do SDR (Sales Development Representative) assume uma importância crescente, sobretudo em contextos B2B e no sector do marketing digital.
Para os estudantes e profissionais que desejam iniciar uma carreira nestas áreas, compreender esta função poderá ser um fator diferenciador no momento de entrar no mercado de trabalho. O IPAM mantém um compromisso com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado.
Este é o caso da Dupla Licenciatura em Gestão de Negócios e Gestão de Marketing (Porto e Lisboa) que oferece uma visão estratégica e aplicada da área das vendas. Por sua vez, a Licenciatura em Gestão de Negócios (Porto e Lisboa) proporciona uma base sólida para compreender o funcionamento do ecossistema empresarial e desenvolver competências em gestão e negociação.
Neste artigo, explora-se o que é um SDR, a sua relevância no contexto das vendas B2B e do marketing digital, as diferenças relativamente a outros perfis comerciais e as competências mais valorizadas por quem recruta nesta área.
O Sales Development Representative ou Representante de Desenvolvimento de Vendas, em português, atua no topo do funil e identifica, contacta e qualifica potenciais clientes antes de encaminhá-los para quem finaliza o negócio (normalmente o Account Executive). É a ponte entre marketing e vendas.
A sua função passa por realizar uma prospeção ativa, entrar em contacto com potenciais clientes (leads), compreender as suas necessidades e avaliar o grau de maturidade da oportunidade.
O principal objetivo é garantir que os Account Executives ou Closers recebem leads qualificados e preparados para avançar na negociação.
Num contexto B2B, os ciclos de venda tendem a ser mais longos e envolvem múltiplos decisores. Por essa razão, o papel do Sales Development Representative é essencial para resguardar que as oportunidades comerciais sejam bem trabalhadas desde o início. Este profissional atua como uma ponte entre o marketing e as equipas de vendas, sendo responsável por identificar e qualificar leads com elevado potencial de conversão.
Ao concentrar-se na prospeção e no primeiro contacto com potenciais clientes, o SDR permite que os Account Executives se foquem em fechar negócios com leads já preparados.
Esta segmentação de funções contribui para uma abordagem mais estratégica e eficaz, especialmente em sectores como tecnologia, SaaS, consultoria e agências de marketing, nos quais o contacto personalizado e a agilidade comercial são fatores diferenciadores.
Apesar de estarem todos enquadrados na área comercial, estes três papéis têm responsabilidades distintas:
Esta segmentação de funções permite uma maior especialização, melhora o desempenho de cada etapa do processo e aumenta a eficácia global da equipa de vendas.
As atividades de um SDR exigem organização, foco e persistência. Entre as tarefas mais comuns, destacam-se:
Embora seja muitas vezes o primeiro passo de uma carreira comercial, a função de SDR exige um conjunto de competências que vão muito além da comunicação:
São estas competências que transformam contactos em oportunidades e oportunidades em resultados.
O papel de SDR é uma das principais portas de entrada para o universo das vendas e do marketing. Representa uma oportunidade para:
O IPAM oferece diversas formações que capacitam estudantes e profissionais para atuarem em funções como a de SDR ou noutras relacionadas com gestão comercial, marketing estratégico e desempenho de vendas:
Com a crescente complexidade dos processos de venda, o Sales Development Representative destaca-se como um perfil fundamental nas empresas que procuram gerar leads de qualidade, encurtar ciclos comerciais e aumentar as taxas de conversão.
Para os estudantes que desejam entrar no mundo do marketing digital ou das vendas B2B e para os profissionais que pretendem reconverter-se ou evoluir na carreira, investir numa formação que contemple estas dinâmicas pode ser decisivo.
O IPAM, enquanto referência no ensino de marketing e gestão em Portugal, disponibiliza formações presenciais e online adaptadas às necessidades do mercado atual. A função de SDR poderá ser apenas o início de uma carreira de sucesso.