INFO
  ADMISSÕES
header-6.png

    As interações políticas estão a passar por diversas mudanças, principalmente com a chegada dos meios digitais e com a criação de movimentos políticos nas redes sociais.

    Num ambiente com crises cada vez mais frequentes, produzidas por concorrentes e distribuídas com uma velocidade jamais vista, é também essencial que as lideranças de empresas e de projetos políticos, os assessores e os profissionais de comunicação, tenham uma visão estratégica para antecipar questões e utilizar a rede de apoio como elementos de observação e disseminação.

    Neste contexto, é importante compreender que, criar valor político, social e económico depende, mais do que nunca, da capacidade de compreensão e de competência na gestão da comunicação. Como tal, a Pós-Graduação do IPAM tem como objetivo abordar os principais temas do Marketing Político e da Comunicação Digital, de forma a preparar os profissionais para os próximos passos resultantes deste ambiente de constante mudança.

    Kleber Carrilho

    Coordenação do Curso

    Kleber Carrilho
    Campus Quinta do Bom Nome - Lisboa
    Horário Pós-Laboral 
    Duração 10 meses
    Início Outubro

    Principais Benefícios

    • Desenvolver competências na área de marketing e comunicação política com uma visão sistémica sobre a observação dos ambientes e dos públicos.
    • Contribuir para o desenvolvimento de estratégias e para a criação de conteúdos nas interações presenciais, nos meios de comunicação tradicionais e no ambiente digital, com destaque para as redes sociais.
    • Preparar os profissionais para a reflexão e principalmente para o desenvolvimento prático da comunicação de projetos políticos, gestão e processos eleitorais em diversos níveis.

    Parcerias

    FoxP2             F5C

     

    Mediacom            InSoul

     

    Objetivos

    • Compreender cenários políticos diversos, nacionais ou internacionais;
    • Desenvolver a observação de públicos, a partir das suas necessidades, desejos e expectativas, tanto por meio de sondagens quanto por monitorização de redes sociais;
    • Planear campanhas de marketing político e comunicação digital, para empresas, instituições, projectos, partidos, gestão e eleições;
    • Compreender e preparar os ambientes para os cenários de crise, principalmente as ocasionadas pela nas redes sociais;
    • Criar marcas para diversas atuações, com destaque para o desenvolvimento de personas e storytelling;
    • Desenvolver conteúdos, com o uso de ferramentas, para os meios de comunicação tradicionais, as interações pessoais e os meios de comunicação digital.

    Destinatários

        • Atuais ou futuros profissionais de comunicação e marketing em projectos políticos, partidos e candidaturas;
        • Atuais ou futuros profissionais de comunicação digital em empresas e instituições;
        • Detentores de grau académico nas áreas de Comunicação, Publicidade, Marketing e Gestão de Empresas;
        • Decisores e consultores de partidos e candidaturas;
        • Gestores de empresas;
        • Gestores públicos;
        • Lideranças políticas;
        • Profissionais de comunicação e marketing.

    Plano de Estudos

    UNIDADES CURRICULARES DOCENTES
    Introdução à Comunicação Digital Kleber Carrilho 
    Inovação na Comunicação e no Marketing

    Ana Paula Borges

    Planeamento e Estratégias de Comunicação Digital

    Mariana Wanzeller Teófilo

    Storytelling, UXWriting e Copywriting nos ambientes digitais

    Kleber Carrilho
    Renata Domingos

    Community Management e Monitorização de Redes Sociais

    David Coelho

    Kleber Carrilho

    Direção de Arte e Design Digital Filipe Macedo
    Nuno Peixoto
    Paid media, SEM e SEO David Coelho
    Metodologias ágeis e Gestão de Projetos Mário Rosa

    Projeto Final: Plano de Marketing e Comunicação - Fase 1

    Kleber Carrilho

    Introdução ao Marketing Político

    Kleber Carrilho
    Sistemas Políticos e Eleitorais Rita Saias
    Francisca Sassetti
    Planeamento e Estratégias  no Marketing Político Kleber Carrilho
    Sondagens e Pesquisas

    Luis Bettencourt Moniz

    João Andrade Costa

    Rita Marques da Silva

     

    Imagem Pública e Reputação

    Maria Julia Nunes

    Gestão de crises, Fakenews e issues management

    Iara Vaz

    Assessoria de imprensa e Media Training

    Nuno Brito 

    Criatividade e Design no Marketing Político

    Mario Rosa

    Projeto Final: Plano de Marketing e Comunicação - Fase 2

    Kleber Carrilho

    Galeria

    • sala-aula.jpg
    • relogios.jpg
    • entrada2.jpg
    • jardim.jpg
    • sala-estudo.jpg

    Próximos passos:

      Estou pronto para me candidatar   Preciso de mais  informações