Pode o coronavírus causar um desequilíbrio tão grande e prolongado nos mercados quanto o meteoro causou na natureza há 65 milhões de anos? Diversos analistas já apostam que sim.
Num cenário em que essa perspectiva se torne real, as startups podem sair da toca como fizeram os pequenos mamíferos, aproveitar como eles a instabilidade enfrentada pelos dinossauros para crescer, se multiplicar e criar uma nova ordem econômica.
Startups são inovadoras por natureza, e inovação é requisito indispensável para sobreviver em um contexto de mudança radical. Elas possuem estruturas horizontalizadas, por isso são ágeis e podem se adaptar rápido, enquanto as lentas e jurássicas grandes empresas se movem lentamente nas suas tentativas de adaptação e, consequentemente, de sobreviência.
Assim como os pequenos mamíferos, as startups sempre estiveram à espreita no ecossistema. Brigando pela sobreviência dia após dia, a maioria passava completamente despercebida pelos grandes, e assim não eram tão ameaçadas por eles.
Assim que tiveram uma oportunidade, os mamíferos começaram a dominar o mundo. As startups poderão fazer o mesmo? Talvez dependa apenas de se antentarem para a oportunidade.
IPAM Lisboa: Estr. da Correia 53. 1500-210 Lisboa
IPAM Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 748. 4100-320 Porto
© 2023 IPAM. Todos os direitos reservados