Gestão de Marketing
Mestrado
Gestão de Negócios - Lisboa

O Mestrado em Gestão de Negócios do IPAM, em Lisboa, é um programa inovador que desenvolve competências em gestão e visão estratégica, com uma aprendizagem imersiva e prática, fortemente ligada ao mundo empresarial em constante evolução.

  • Mestrados Lisboa
  • Gestão de Negócios - Lisboa
ApresentaçãoDestinatáriosPlano de estudosDiretor do CursoSaídas profissionaisAdmissões

Mestrado em Gestão de Negócios, Lisboa

Prepara-te para liderar no mundo real dos negócios. Com o mercado em constante mudança, é importante estares sempre um passo à frente. O Mestrado em Gestão de Negócios proporciona-te uma visão estratégica para negócios, pensamento crítico e competências práticas que fazem a diferença.

Vais mergulhar num ambiente imersivo e desafiador, onde a simulação, os casos reais e a ligação direta com empresas colocam-te no centro da ação desde o primeiro dia. Trabalhar em equipa, resolver problemas reais e tomar decisões com impacto será o teu novo normal.

Com um corpo docente experiente e fortemente ligado ao mercado, vais adquirir conhecimentos sólidos e aplicados nas áreas de gestão e marketing. Tudo para que estejas preparado para enfrentar cenários instáveis e construir uma carreira dinâmica, relevante e com propósito.

Início
Setembro
Duração
2 Anos | 4 semestres
Horário
Diurno
Idioma
Português

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Mestrado em Gestão de Negócios?

Novo Campus IPAM Lisboa

A NOVA CASA DOS VISIONÁRIOS

A partir de setembro de 2025, o campus da Lispolis será a nova casa do IPAM Lisboa, um hub de Marketing e Business em Telheiras.

No seio de um núcleo empresarial, materializa o seu ADN de estreita ligação ao mercado e às empresas, elevando a experiência educativa.

Objetivos

  • Promover uma formação que desenvolva e aprofunde conhecimentos nas áreas fundamentais da Gestão de Negócios e do Marketing
  • Aprofundar as competências para uma abordagem multidisciplinar fundamental para o exercício de uma função de gestão
  • Desenvolver investigação científica e projetos aplicados nas temáticas e nas áreas fundamentais da Gestão de Negócios e do Marketing
  • Dotar os estudantes de ferramentas e técnicas inovadoras de apoio à tomada de decisão de um gestor de negócios
  • Preparar os estudantes para uma carreira de investigação e desenvolvimento em ambiente académico, em grupos de investigação ou empresarial, assim como para a Investigação científica, dominando as estratégias e instrumentos de desenvolvimento e inovação
  • Entender e antecipar problemas relacionados com a gestão de negócios e o marketing, procurando soluções inovadores e adequadas com a realidade específica, estabelecendo prioridades na tomada de decisão, com base em diferentes fontes de informação
  • Desenvolver aptidões de empreendedorismo e de liderança de equipas multidisciplinares, capazes de atuar em ambientes em mudança acelerada
  • Atuar segundo elevados padrões éticos e deontológicos, dentro dos mais altos padrões de qualidade e rigor científico.

Destinatários

O Mestrado em Gestão de Marketing destina-se a todos os profissionais que pretendem adquirir, aprofundar ou consolidar conhecimentos na área de gestão de negócios, independentemente do nível de conhecimentos que detêm sobre as mais variadas temáticas. Pretende-se dotar o estudante com as competências e ferramentas estratégicas e operacionais necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional de sucesso na área da gestão dos negócios.

Licenciados nas áreas do Marketing:

  • Todos os candidatos licenciados ou em fase de conclusão da licenciatura em áreas ligadas ao marketing, cujo objetivo é obter uma especialização no domínio da Gestão de Negócios.

Para os licenciados em outras áreas que não o Marketing:

  • O mestrado complementa a aprendizagem adquirida durante o grau de qualquer licenciatura, expandindo as disciplinas e os conteúdos programáticos, focando-se na vertente que engloba as temáticas centrais referentes à área da gestão de negócios, permitindo assim uma forte especialização numa área específica do conhecimento.

Plano de estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Estratégia e Modelos de Negócio426
Marketing Estratégico426
Finanças Empresariais426
Experiência do Consumidor426
Gestão de Projetos213
Liderança e Desenvolvimento Organizacional213
Unidades curricularesHorasECTS
Negociação213
Sustentabilidade e Ética nas Organizações426
Marketing Insights e Future Thinking426
Data Science Aplicada ao Marketing426
Controlo de Gestão e Performance426
Simulador de Gestão de Negócios213
Unidades curricularesHorasECTS
Análise de Dados8412
Metodologia de Investigação426
Trabalho final de Mestrado4212
Unidades curricularesHorasECTS
Trabalho final de Mestrado4230

Diretor do Curso

Nuno Farinha

Diretor do Mestrado Gestão de Negócios (IPAM Lisboa)

Licenciado em Engenharia Química em 1993 pela Universidade Nova de Lisboa, conclui o Doutoramento em Gestão em 2008 pelo Instituto Universitário de Lisboa. No seu percurso profissional abraça diversas oportunidades no setor da indústria e da consultadoria, e desde 2006 colabora no Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa.Licenciado em Engenharia Química em 1993 pela Universidade Nova de Lisboa, conclui o Doutoramento em Gestão em 2008 pelo Instituto Universitário de Lisboa. No seu percurso profissional abraça diversas oportunidades no setor da indústria e da consultadoria, e desde 2006 colabora no Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa.

Saídas profissionais

O Mestrado em Gestão de Negócios permite-te um conhecimento e as capacidades estratégicas avançadas para potenciares a tua carreira em diversas áreas:
Account Executive
Responsável por gerir contas de clientes, promovendo produtos e serviços e garantindo a satisfação do cliente.
Business Manager
Supervisão das operações de negócios, desenvolvimento de estratégias e gestão de equipas.
Consultor Estratégico e de Negócio
Análise de situações empresariais e recomendação de soluções estratégicas para melhoria do desempenho.
Data Analyst
Análise de dados para identificar tendências, apoiar decisões e otimizar processos de negócios.
Ícone engrenagem
Gestor de Produtos
Coordenação do ciclo de vida dos produtos, desde o desenvolvimento até o lançamento.
Management Analyst
Avaliação das operações empresariais para propor melhorias em eficiência e eficácia.
Web-Marketer / E-commerce
Gestão de campanhas de marketing online e otimização de plataformas de e-commerce.
Gestor de Customer Relations
Desenvolvimento e manutenção de relações com clientes para aumentar a fidelização e satisfação.
Sales Representative
Promoção e venda de produtos ou serviços, mantendo relações sólidas com clientes.

Admissões e candidaturas

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Mestrado em Gestão de Marketing - Lisboa

Programa inovador que te permite aprender as competências estratégicas mais avançadas na área da Gestão de Marketing.

Setembro
Presencial
2 anos | 4 semestres
2 years
120 ECTS
Português

FAQs

O que estuda na gestão de negócios?

No Mestrado em Gestão de Negócios do IPAM Lisboa, estudas temas essenciais para liderar e inovar no mundo empresarial. O plano curricular inclui áreas como estratégia, marketing, finanças, liderança, análise de dados e sustentabilidade. 

O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios é o conjunto de práticas usadas para planear, organizar, liderar e controlar os recursos de uma empresa. É uma área essencial para quem quer compreender como funcionam as decisões estratégicas no mundo empresarial. 

Quais são as principais tarefas na gestão de negócios?

Gestão de equipas, planeamento estratégico, controlo financeiro e análise de desempenho. No IPAM, estas tarefas são trabalhadas com foco em inovação, mercado e resultados, sempre com uma visão aplicada. 

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702