Artigo de docente do IPAM em revista científica prestigiada
Fernando Pinto Santos, Professor-Adjunto no IPAM Porto, Diretor do Mestrado Global em Marketing e membro da Unidade de Investigação UNIDCOM/IADE publicou um artigo científico no Journal of Brand Management, a melhor publicação científica mundial na área da gestão de marcas, com um impact factor de 1.795.
O artigo, com o título “What makes a corporate heritage brand authentic for consumers? A semiotic approach” foi desenvolvido em conjunto com Anne Rindell, da Hanken School of Economics, em Helsínquia, e aborda o caso da marca Fazer, fundada em 1891. Aplicando a teoria semiótica de Charles Peirce à análise da perceção dos consumidores, o artigo revela que credibilidade, singularidade e consistência são os atributos chave na apreciação de autenticidade de marcas com heritage. Os resultados desta pesquisa enriquecem a perspetiva de que a autenticidade é uma construção social. O artigo detalha, ainda, que a apreciação de autenticidade é baseada em memórias, experiências e expectativas dos consumidores, bem como em convenções sociais.
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